Autor: Thomas Lund Hansen*

Tradução e edição: Vítor Hugo Alvarenga


Na sequência da Euro2012 Network, projeto delineado pelo Guardian que contou com o Maisfutebol como representante de Portugal, foi estabelecida uma parceria com jornais de Alemanha, Holanda e Dinamarca para troca de conteúdos durante a fase de grupos do Campeonato da Europa.

Na véspera do embate entre Dinamarca e Portugal, é curioso verificar o trabalho desenvolvido por Ebbe Sand.

O antigo jogador, que esteve no Euro2004, é agora treinador de avançados na seleção dinamarquesa e falou sobre o seu trabalho com Nicklas Bendtner.

Do lado português, ao mesmo tempo, comenta-se a falta de eficácia ofensiva. A seleção nacional marcou apenas um golo nos últimos jogos (Nani frente à Turquia). Será que dava jeito um treinador para o setor?

Conheça melhor a Euro2012 Network

Aqui fica o Diário da Dinamarca:

A equipa

Ao contrário do que aconteceu em Europeus e Mundiais anteriores, a seleção da Dinamarca tem sido poupada a grandes problemas físicos. O guarda-redes Stephan Andersen magoou a sua mão após defender um remate de Van Persie e o médio Niki Zimling ainda tem algunas dores no pé, mas ambos irão defrontar Portugal.

A curiosidade:

Ebbe Sand, antigo ponta-de-lança do Schalke04, é o atual treinador de avançados da seleção dinamarquesa. Ele falou sobre o seu trabalho com Nicklas Bendtner. «Agora tem o papel de um polícia. Ele precisa de observar sempre a defesa contrária para os manter ocupados». Curiosamente, talvez por isso, Bendtner foi mesmo o jogador que mais correu no embate com a Holanda.

A atmosfera:

Nicklas Bendtner e Simon Kjaer foram criticados ao longo da presente temporada e decidiram contratar assessores de imprensa para os ajudar a lidar com a pressão mediática. Ambos estão satisfeitos com a aposta. «Quando fui criticado, encolhi-me e isso fez-me ainda pior, piorou a mnha imagem. Agora tenho um assessor de imprensa, ele ajudou-me a lidar com os jornalistas e o efeito é brutal», explicou Kjaer.

A citação:

«Será que não lhes conseguiremos tirar a autoconfiança? É essa a nossa esperança. Mas temos a noção que são uma grande, grande equipa e que estavam desfalcados na defesa quando os defrontámos na qualificação», disse Christian Eriksen sobre o jogo com Portugal.

*Thomas Lund Hansen é jornalista do Jyllands-Posten