O Manchester United foi eliminado pelo Sunderland na Taça da Liga inglesa, no desempate por grandes penalidades, mas David Moyes, o técnico do conjunto de Old Trafford, até já escreveu um artigo, em 2010, dando lições sobre como lidar com esses momentos.

Em 2010, David Moyes escreveu um artigo no «Sunday Times» com o título: «Como ganhar uma grande penalidade».

«Numa boa equipa, ganhamos juntos e perdemos juntos. A conversão de uma grande penalidade é a experiência mais solitária no futebol e o truque é fazer com que os participantes se sintam menos sozinhos nesse momento», escreveu o agora técnico do Manchester United, na altura no Everton.

Durante o Mundial-2010, David Moyes era colunista do «Sunday Times». No artigo referido, apontou: «Os jogadores que apontam grandes penalidades precisam de saber que a responsabilidade não recai exclusivamente sobre eles mas é partilhada e o mesmo vale para os guarda-redes».

«Como treinador», escreveu na altura David Moyes, «podemos tirar pressão dos nosso jogadores por diversos meios, tornando-nos responsáveis pelos sucesso e pelo falhanço».

«As minhas equipas ganharam dois penálties importantes. O Everton diante do Manchester United, em 2009, para a Taça de Inglattera, na meia-final, e o Preston North End frente ao Birmingham, num playoff em 2001. Também perdi um com o Everton, diante da Fiorentina, por isso não sou um guru, mas para que conste, é isto que acredito na preparação das grandes penalidades»