O Kilmarnock, onde actua o português David Silva, qualificou-se para a final da Taça da Liga escocesa ao bater o Ayr United por 1-0, no prolongamento, ficando agora à espera do resultado entre o Falkirk e o Celtic, que jogam ainda este domingo, para saber quem vai defrontar na final.

Depois de noventa minutos sem golos, em Hampden Park, perante 25 mil espectadores, o Kilmarnock chegou ao precioso golo, por Dean Shiels, filho do treinador, aos 108 minutos. David Silva entrou aos 75 minutos. «Foi uma festa tremenda. Aliás, está a ser. O Ayr é o grande rival do Kilmarnock. É pior do que Benfica-Sporting. E estando uma causa uma final...», desabafou o extremo em declarações prestadas à sua assessoria de imprensa.

«Estou muito feliz por ter participado neste momento histórico. Venho de uma lesão que me fez perder os últimos jogos da Liga, mas felizmente recuperei a tempo. É indescritível o que estamos a viver. A cidade parou, é incrível, toda a gente nas ruas. E, claro na terra do whisky, também muita gente bem-disposta», contou ainda David Silva.

O Kilmarnock, que é o segundo clube mais antigo da Escócia, fica agora à espera do adversário que vai ter na decisão do troféu a a 18 de Março. «O Falkirk, que está na segunda divisão, seria o mais interessante do ponto de vista desportivo, à partida seria mais fácil. Mas se calhar o Celtic será um jogo inesquecível e vamos tentar ganhar na mesma», garante. «É a primeira vez que vou ter a oportunidade de disputar um troféu destes. Já joguei para ser campeão, na Bulgária [CSKA de Sófia], mas é algo que nem se compara a poder ganhar uma taça na Escócia, onde o futebol é mais desenvolvido e tem um ambiente que só visto», assinala o antigo futebolista do FC Porto B.