Deco foi eleito, sem surpresa, como o melhor jogador do mês de Agosto da Liga Premier, depois do espectacular momento de forma que revelou nos seus primeiros jogos com a camisola do novo Chelsea de Luiz Felipe Scolari, com dois golos e outras tantas assistências nos três jogos que realizou.
O «mágico» português deu nas vistas logo no seu jogo estreia na expressiva vitória sobre o Portsmouth (4-0), em Stamford Bridge, com uma assistência para Anelka antes de assinar o seu primeiro golo com um espectacular remate que resistiu a um soco de James.
Voltou a brilhar no difícil triunfo sobre o Wigan (1-0), marcando o golo solitário, logo aos três minutos, na conversão perfeita de um livre. Voltou a estar em destaque no empate com o vizinho Tottenham (1-1) ao marcar o pontapé de canto que permitiu a Belletti abrir o marcador.
Deco é o primeiro jogador do Chelsea a conquistar o prémio mensal depois de Petr Cech o ter conseguido em Março de 2007 e junta-se a Cristiano Ronaldo entre os portugueses que já receberam este prémio do principal patrocinador da liga inglesa.
Além de Deco, Gareth Southgate, treinador do Middlesbrough, também foi distinguido como o melhor técnico do mês de Agosto, depois de somar duas vitórias e uma derrota no início da temporada, destacando-se no sexto lugar, apenas com menos um ponto do que o líder Chelsea.