No dia seguinte a ter sido divulgado exame positivo a Deco no encontro entre Fluminense e Boavista, realizado a 30 de março, para a Taça Rio, o médio luso-brasileiro nega todas as acusações sobre doping.

Em comunicado divulgado pela sua assessoria de imprensa, o jogador garantiu que apenas fez uso de vitaminas e que nunca usou alguma coisa ilegal.

Nesse comunicado, Deco esclarece que só irá falar mais sobre o caso após o resultado da contra-análise. Segundo o site do Fluminense, o resultado deve sair nesta sexta-feira:

«Conversei com o meu advogado e vou aguardar a contraprova. Sempre tomei vitamina e jamais fiz uso de algo ilícito. São 18 anos de carreira e 15 anos na Europa sem qualquer problema. Vou manifestar-me somente após o resultado e vou até o fim para esclarecer os fatos».

A furosemida é um diurético que atua na excreção de urina e sódio pelo organismo. A sua finalidade é remover edemas causados por problemas cardíacos, hepáticos ou renais. A Agência Mundial Antidoping inclui a furosemida na sua lista de substâncias proibidas por mascarar o uso de outras substâncias dopantes.