O trajeto do Fluminense neste início de época no Brasil tem sido titubeante. Apesar de o clubes estar a um jogo de poder somar o seu primeiro título, a Taça Guanabara, não está imune a críticas, já que a eliminação precoce foi um fantasma que esteve presente na caminhada.

Para Deco, internacional português que representa a equipa, a conquista do título pode apagar de vez o coro de críticas.

«Futebol é assim mesmo. Um título muda tudo. Acaba com qualquer crise sem sentido», afirmou o médio de 34 anos.

Deco possui uma vasta experiência europeia, mas entende que é no Brasil que os clubes têm mais instabilidade: «Por causa da grande sequência de partidas, tudo acontece muito rápido. As crises vêm e vão em pouco tempo. É sempre passageiro.»

O Fluminense não conquista a Taça Guanabara desde 1993 e, caso consiga, ficará com lugar reservado na final do campeonato carioca, o que liberta a equipa para pensar na Taça Libertadores.

«Só por ser um título já é importante. Mas será ainda mais por nos garantir na final do Estadual antecipadamente. Não vamos relaxar na Taça Rio, mas dará para gerir melhor a competição e pensar mais na Libertadores», explicou Deco.

O jogo decisivo, contra o Vasco da Gama, é já este domingo, pelas 18 horas portuguesas (16 horas locais).