Os EUA bateram o Equador por 2-1 e apuraram-se para as meias-finais da Copa América, prova que organizam.

Os norte-americanos entraram melhor na partida, desperdiçaram duas ocasiões de golo mas à terceira Clint Dempsey não perdoou. Bela jogada coletiva que terminou com um cabeceamento indefensável do avançado, que abriu dessa forma o marcador.

Confira o «quadro» de jogos da Copa América e os resultados até ao momento.

O Equador reagiu, mas foi novamente o EUA a estar perto do golo, mas desta vez Dominguez defendeu. Nos descontos da primeira parte, erro dos centrais norte-americanos que perderam a bola para Enner Valencia, que na cara de Guzan não conseguiu o golo. Decisivo o guardião do Aston Villa.

O resultado chegou ao intervalo favorável aos anfitriões que iriam chegar ao segundo golo à passagem do minuto 65 por Zardes. Cruzamento da esquerda, o avançado ganha de cabeça, mas a bola não vai para a baliza e sobra para Dempsey. A estrela norte-americana remata fraco, só que ao segundo poste Zardes empurrou para o golo.

Antes do 2-0 destaque para uma dupla expulsão. O equatoriano Antonio Valencia corria com a bola, Jermaine Jones atingiu-o, mas o jogador do Manchester United reagiu e pontapeou o norte-americano. Resultado: foram os dois para o banho mais cedo.

Os equatorianos ainda reduziriam por Arroyo, a finalizar um livre «à Camacho», mas até final Guzan e os postes iriam garantir o apuramento para as meias-finais aos Estados Unidos.

Os anfitriões esperam agora para defrontar o vencedor do jogo entre Argentina e Venezuela.