A Câmara Municipal de Lisboa (CML) vai facultar estacionamento gratuito e um reforço dos transportes públicos para o derby de sábado entre Benfica e Sporting, um plano que pretende estender até à próxima semana para os jogos Sporting-Basileia, Benfica-Nápoles e Sporting-F.C. Porto.
A operação, feita em conjunto com a Polícia de Segurança Pública (PSP), Metro, Carris, EMEI e Emparque, tem como objectivo principal melhorar o tráfego e o estacionamento nos dias dos referidos jogos nas áreas contíguas aos estádios e propõe algumas mudanças.
O novo modelo prevê o acesso gratuito a parques de estacionamento, o reforço dos transportes públicos, a colocação de barreiras físicas ao estacionamento e sinalização para possibilitar a autuação e a protecção das zonas envolventes.
Marques Perestrelo, vice-presidente da CML, especificou que haverá um reforço nas carreiras 767 e 750 da Carris, enquanto o Metro funcionará na sua frequência máxima para dias de jogos. A maior novidade será a possibilidade de se aceder a parques de estacionamento de forma gratuita em dias de jogo e tarifas reduzidas nos parques da Alameda e do Marquês de Pombal, com um custo de dois euros a cada seis horas.
A EMEL abre gratuitamente os seus parques nas Laranjeiras, no Parque, em Entrecampos, na Cidade Universitária e mo Areeiro, enquanto a Emparque disponibiliza ao preços de dois euros por seis horas os parques do Marquês de Pombal e da Alameda.
«Só estes lugares significam uma oferta de 3.000 lugares de estacionamento e se considerarmos que no jogo Benfica-FC Porto, de grande afluência, foram contados cerca de 6.000 carros estacionados irregularmente», referiu ainda o responsável autárquico.
O novo programa mereceu elogios do presidente da CML, António Costa, que anunciou que ele próprio irá de transportes públicos ao derby de sábado. «Temos boas condições para esta operação e este é o momento certo, quando vamos ter ao longo desta próxima semana quatro grandes jogos na cidade de Lisboa», destacou António Costa.