O ex-futebolista brasileiro Derlei, antigo jogador de FC Porto, Benfica e Sporting, recordou os dois golos na vitória dos leões sobre o FC Porto para a Taça da Liga, na época 2008/09.

A 04 de fevereiro de 2009, o Sporting bateu o FC Porto por 4-1, em jogo da Taça da Liga, com dois golos de Derlei, que saltou do banco« aos 64 minutos para marcar aos 68 e 80, o primeiro a dar o melhor seguimento a um toque de calcanhar de Vukcevic e o segundo a um cruzamento de Pereirinha.

«Lembro-me bem do jogo. O FC Porto marcou primeiro, mas o Sporting deu a volta com dois penáltis do Romagnoli. O Paulo [Bento] decidiu lançar-me na segunda parte para o lugar do Postiga e, uns minutos depois, marquei», disse Derlei, para quem o FC Porto tinha um plantel «mais apetrechado do que o do Sporting».

O antigo campeão europeu pelo FC Porto lembrou que o Sporting «tinha uma equipa jovem, cujo valor já era reconhecido, mas que carecia de alguma experiência», que emergia «sobretudo nos jogos fora de casa», visto que em Alvalade «os garotos se sentiam inibidos e não se soltavam».

Sobre o jogo, Derlei recordou, ainda, que Jesualdo Ferreira apresentou um onze de jogadores menos utilizados devido ao envolvimento do FC Porto em diversas provas, nomeadamente na Liga dos Campeões, e admitiu que o Sporting beneficiou dessa circunstância.

«Os jogadores do FC Porto que jogaram não tinham tanta rotina de jogo como os titulares e isso fez a diferença na segunda parte», referiu Derlei, para quem o Sporting «foi superior e venceu com todo o mérito».

O Sporting atual também tem uma equipa jovem e a carreira que está a fazer não surpreende Derlei: «Há uma coisa fundamental, que é terem tirado a pressão à equipa, ao assumirem que não são candidatos e que o objetivo é ir às competições europeias. Isso faz a diferença, tratando-se de jovens jogadores, a quem foi dada margem para errar e que conseguem encarar jogo a jogo e não pensar nos jogos seguintes ou em ganhar títulos, como acontece com os mais experientes».

Todavia, Derlei considera «natural que o Sporting venha a quebrar no último terço do campeonato», que é uma prova «longa, de regularidade», sobretudo «nos jogos fora de casa», fruto da «juventude da equipa e de menos soluções de banco quando algum jogador importante se lesionar ou estiver ausente por castigo, ao contrário do que acontece com o FC Porto e o Benfica», os quais, à partida, têm «mais fôlego para chegar ao título».

Em todo o caso, Derlei elogiou «o trabalho fantástico» do treinador Leonardo Jardim, que «está a provar competência» e da direção do Sporting, que «mudou a face do clube em tão pouco tempo», e confessou que gostaria de ver a equipa leonina a «lutar pelo título até ao fim do campeonato» com os rivais.