Artigo original: 13h06

Renato Sanches voltou esta quinta-feira ao Estádio da Luz para falar à BTV e despedir-se do Benfica, manifestando o desejo de um dia regressar ao clube que o formou: «Vou continuar a acompanhar. Será sempre o meu primeiro clube. Toda a gente regressa a casa e eu espero regressar um dia.»

O jovem jogador, de apenas 18 anos, teve um ano inesquecível conquistando o campeonato a Taça da Liga e o Campeonato da Europa por isso admite a satisfação: «São dias de muita felicidade. Ganhar estes títulos todos com a minha idade, faz-me muito contente. Estou muito orgulhoso.»

«O mais marcante? A conquista do título pelo Benfica e o Campeonato da Europa foram ambos muito marcantes e não consigo escolher», disse, falando ainda da distinção como Melhor Jovem Jogador do Euro: «Foi um grande orgulho para mim. Tenho de continuar a trabalhar para conquistar mais prémios.»

Assim, disse que tudo aquilo que conseguiu neste curto espaço de tempo foi fruto do trabalho: «Não foi segredo. Fiz aquilo que devia: treinar, deram-me e consegui corresponder. Acho que faz falta dar oportunidade aos mais novos, muitos têm o talento e o dom e só estão à espera de oportunidade. Eu tive-a e dei o meu melhor.»

Segue-se o Bayern Munique, clube pelo qual assinou ainda antes do Euro, mas Renato Sanches ainda não pensa no novo desafio: «Não tenho pensado nisso, porque sei que vou deixar Lisboa e a minha família. Agora quero é divertir-me e estar com a família e os amigos. Quando chegar lá vais ser difícil, jogar e adaptar-me, mas são novas etapas e temos sempre de ir à procura delas.»