Após um início de campeonato com um ponto em cinco jornadas, o Desportivo de Chaves tem-se afirmado como uma das mais estáveis equipas da Liga.

À segunda época consecutiva no principal escalão, após uma ausência de 17 temporadas da elite do futebol português, a campanha dos flavienses permite até pensar em igualar, pela terceira vez, a melhor classificação de sempre na Liga: o quinto lugar de 1986/87 e de 1989/90.

Isto porque a equipa comandada por Luís Castro ocupa, nesta altura, o sexto lugar. Tem 36 pontos e está a um do Rio Ave, quinto na tabela, posto que poderá dar acesso à Liga Europa da próxima temporada. De um início intermitente à estabilidade, o emblema azul-grená resistiu à tradição da «chicotada» e Luís Castro sustentou bases para uma época, para já, tranquila e com registos interessantes.

Para além de ser um dos 11 de 18 clubes que ainda não mudou de treinador na Liga esta época, o Desp. Chaves foi subindo posto a posto, dos lugares de descida à possibilidade europeia. Contribuiu, para tal, a partir da 4.ª jornada, uma série de 20 rondas em que os flavienses só perderam ante os quatro primeiros, num total de cinco derrotas: FC Porto – duas vezes - Benfica, Sporting e Sp. Braga, estas por uma vez.

Pelo meio, fora os desaires nesses 20 duelos, um registo de dez vitórias e cinco empates contra os restantes 13 adversários. E com uma série de oito jornadas consecutivas sem derrotas, entre novembro de 2017 e janeiro de 2018.

Ora, a derrota em Tondela, no último domingo, na 25.ª jornada (2-0), mostrou um cenário já não visto em Chaves há mais de meio ano: uma derrota na Liga sem ser contra os quatro primeiros classificados. A última tinha sido a 26 de agosto, em casa, à 4.ª jornada, com o Feirense (0-2).

Se é certo que o emblema azul-grená tem sucumbido aos argumentos de quem luta pela Liga dos Campeões e Liga Europa, a constância contra os adversários mais diretos mostra que a posição e pontuação atual não é fruto do acaso.

Seguem-se, agora, as receções a Sporting e Sp. Braga para tentar algo inédito esta época: vencer um desses quatro primeiros na Liga.