Para quem gosta de (boas) surpresas, a McLaren tem uma reservada para o Salão de Genebra ( 8 a 18 de março) e os rumores indicam que pode estar relacionado com o regresso da marca de Woking a Le Mans.

 “A McLaren Automotive fará uma conferência de imprensa no Salão Automóvel Internacional de Genebra às 10h45 CET na terça-feira dia 6 de março para apresentar o McLaren Senna, detalhes sobre os desenvolvimentos corporativos e fazer um anúncio surpresa…”

A frase provocou um frisson nos media desportivos franceses que prevêem o regresso da marca britânica que há praticamente 23 anos (junho de 1995) comemorou a vitória nas 24H de Le Mans com JJ Letho, Yannick Dalmas e Masanori Sekiya. O trio partilhou o n.º59, um McLaren F1 GTR.

Os rumores que colocam a McLaren na rota da prova mítica de resistência (na categoria GTE), sustentam-se sobretudo nas recentes declarações de Zak Brown, diretor executivo da McLaren e detentor da equipa United Autosport, que indicaram a vontade da marca em ampliar o programa desportivo. Aliás, Fernando Alonso disputa este ano o WEC e a Fórmula 1 em simultâneo.

De frisar que a Automobile Club de l'Ouest (ACO) e a Federação Internacional do Automóvel (FIA) estudam adotar um novo design, para os protótipos da classe LMP1 a partir de 2020. O estilo, semelhante ao utilizado na classe GTP nos anos 90, ganhou força durante a reunião organizada pela entidade, que discutiu o futuro do Mundial de Endurance (WEC) para os próximos anos.

Ora, a McLaren já tinha estudado a viabilidade de um programa LMP1 (protótipos), mas tal não chegou a bom porto. O curso pode mudar num futuro próximo.