F.C. Porto, Benfica e Sporting já têm definidos os potenciais adversários nas próximas rondas das competições europeias, que serão conhecidos no sorteio a realizar a 18 de Dezembro.
Os «dragões», segundos no seu grupo, ficaram esta quarta-feira com o panorama completo, com a realização dos últimos jogos da fase de grupos. Assim, a equipa de Jesualdo Ferreira já sabe que o sorteio vai designar como próximo adversário um dos seguintes emblemas: Manchester United, Real Madrid, Arsenal, Bordéus, Barcelona, Fiorentina e Sevilha. A equipa do Dragão também já sabe que evitará o Milan, Bayern Munique, CSKA Moscovo, Inter Milão, Lyon, Estugarda e Olympiakos.
Na Liga Europa, Benfica e Sporting têm o primeiro lugar assegurado e o quadro de adversários que não defrontarão já está substancialmente definido.
Quanto a potenciais adversários, a última jornada da Liga dos Campeões colocou no caminho português o At. Madrid e o Liverpool, que ficaram entre os quatro piores terceiros classificados da fase de grupos da principal competição europeia de clubes. Rubin Kazan e o Standard de Liège também estão entre os potenciais adversários.
Tanto para uma competição como para outra, o sorteio evitará que se defrontem equipas que já foram adversárias na fase de grupos ou do mesmo país.
Confira o quadro para o sorteio, contando apenas as posições já definitivas
Liga dos Campeões
Pote 1
(Vencedores de grupo)
Bordéus
Manchester United
Real Madrid
Arsenal
Chelsea
Fiorentina
Barcelona
Sevilha
Pote 2
(Segundos no grupo)
F.C. Porto
Bayern Munique
CSKA Moscovo
Milan
Lyon
Inter
Estugarda
Olympiakos
Liga Europa
Pote 1
(Vencedores dos grupos e os quatro melhores terceiros da Liga dos Campeões)
Benfica
Sporting
Galatasaray
Salzburgo
Fenerbahçe
Shakthar Donetsk
PSV
Juventus
Urirea Urziceni
Wolfsburgo
Marselha
Pote 2
(Segundos no grupo e os quatro piores terceiros da Liga dos Campeões)
Villarreal
Everton
At. Madrid
Rubin Kazan
Standard Liège
Liverpool