O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, sublinhou esta quinta-feira que as medidas de prevenção e combate à violência no desporto «irão traduzir-se em maior responsabilidade de todos os agentes» e que é uma prioridade batalhar contra os acontecimentos violentos no setor.

«O combate é de todos, mas, principalmente, dos agentes desportivos. Todos irão ser chamados a uma maior responsabilidade. Este combate à violência no desporto é uma luta contínua. Há fenómenos que surgem, outros que ganham outra força e temos de responder. Esta é a altura que o Governo tem para apresentar medidas, mas queremos concertá-las e que sejam amplamente representativas», referiu o governante, à entrada para o debate "Violência no Desporto: Prevenir e sensibilizar para um desporto melhor", que decorreu no Centro Paroquial de Mafamude.

«O combate à violência no desporto é uma prioridade do Governo. É público que estão a ser preparadas medidas de prevenção e combate», disse, sem avançar uma data para o anúncio das medidas, mas que estas têm de surgir «a curto prazo».

«As medidas serão anunciadas no tempo que for possível, após uma auscultação que temos de fazer aos representantes e instituições que representam os diversos agentes desportivos. Neste momento, estamos a fazer um debate interno, com conversações sobre as medidas de prevenção e combate à violência no desporto. Necessariamente, estas incidirão numa maior responsabilização de clubes, adeptos e agentes», terminou.

João Paulo Correia apontou ainda que prioriza «um papel conciliador» face às críticas que recebeu no domingo do presidente do Sporting, Frederico Varandas, sendo que segunda-feira, o FC Porto comunicou que vai «agir judicialmente» contra o dirigente, na sequência de palavras de Varandas pela mesma ocasião.