Dez elementos do Comité Organizador dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, foram despedidos nesta sexta-feira por terem roubado documentos da organização de Londres2012, disse à agência AFP um porta-voz do comité brasileiro.
«Estes responsáveis trabalharam em parceria com o Comité Organizador de Londres, com livre acesso aos arquivos, mas não tinham o direito de descarregar os documentos», disse a referida fonte.
Em comunicado, o Comité Organizador dos Jogos de 2016 condena a atitude, definindo-a como «contrária aos princípios de confiança mútua entre as duas organizações».
«Os envolvidos foram identificados e os responsáveis do das duas organizações trabalharam em conjunto e rapidamente para reparar o problema. Todos os documentos foram recuperados e devolvidos», lê-se.
Antes, já nesta dia, a organização dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 tinha denunciado o roubo de arquivos da entidade organizadora britânica durante o evento. A porta-voz do comité organizador londrino Jackie Brock-Doyle disse à agência de notícias norte-americana Associated Press que «ficheiros foram acedidos e movidos sem permissão», ressalvando que «a equipa do Rio agiu rapidamente para resolver o problema e devolver os arquivos».