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A maneira como vemos futebol na televisão diz alguma coisa sobre nós. Há quem deseje por tudo estar sozinho, ele e o jogo. 

Há quem nem sequer veja, apenas oiça ou pergunte o resultado no fim, intenso sofredor.

Há quem comece dias antes a preparar a festa. Passagem pelo supermercado, convite para os amigos, muita cerveja. Mesmo muita cerveja. E há aquele conjunto de pessoas que se habituou a ver futebol nas redes sociais. Para esses, o Mundial 2014 tem sido, desconfio, mais o que se segue do que propriamente os grandes golos. Mas posso estar a exagerar, claro. 

O Alemanha-Portugal, no Twitter 

Imagino que esteja cansado do tema, mas repare nesta visão dos 0-4 que a seleção encaixou. 

A mentira de Meireles 

Pepe foi expulso, o médio pediu instruções, dedos ao alto. Por erro ou pura maldade, a imagem começou a circular a uma velocidade espantosa. Em cima do gesto de Pepe, aquela instante de Meireles passava a ideia que todos na equipa nacional tinham perdido a cabeça. Foi tudo tão rápido e intenso que umas horas depois a Federação sentiu necessidade de explicar a imagem. Não era preciso, para quem quisesse ver. Ficou dito, mas provavelmente para muitos Meireles nunca mais será outra coisa além do tipo das barbas que colocou os dedos ao alto. 

Hugo Mercury Almeida 

O aspeto de cada jogador é um ponto óbvio de comentário. No caso de Hugo Almeida, deu nisto. <script async="" src="//platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"></script> 

O cabelo de Pranij 

Era óbvio
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Também não está fácil para Herrera.
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O jogador que chora 

Uns jogadores destacam pelo que fazem, no caso do defesa da Costa do Marfim tudo aconteceu antes do apito incial. Durante o hino, não resistiu. O Twitter comoveu-se. <script async="" src="//platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"></script> 

Os olhos de Martins 

Neste futebol das redes sociais, o invulgar vale mais do que o excelente. Martins, o holandês do Barreiro, até é bom jogador. Mas tornou-se viral por causa do olhar, vá lá, intenso que dirigiu a Diego Costa, no Espanha-Holanda. <script async="" src="//platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"></script> 

A Rabona  

Em outros casos, como no de Rojo, o risco compensou.
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Mas nem sempre o que se passa no Twitter é apenas divertido ou irrelevante. Se se juntar um jogador famoso e um momento mau, o estrago pode ser de dimensão. Messi passou por isso. Tudo começou por um pequeno vídeo, no túnel, em que se via o argentino a evitar o cumprimento de uma criança. A história começou aqui. No dia seguinte, o jogador argentino acrescentou explicações e deixou-se fotografar com uma criança. Entretanto, claro, já circulava <script async="" src="//platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"></script> 

Os bastidores 

Os túneis estão a ser uma fonte generosa de material para as redes sociais. Este talvez seja o caso mais divertido. <script async="" src="//platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"></script> 

Foi antes do Espanha-Chile, Casillas ainda conseguia sorrir. 

Nas bancadas 

As redes sociais servem também para fazer heróis instantâneos. Este senhor anda a dar à volta do mundo, ficou como símbolo da derrocada espanhola. <script async="" src="//platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"></script> 

Há quem também espaço para comparações mais espirituais. <script async="" src="//platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"></script>

E quem provoque um certo medo. <script async="" src="//platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"></script> 

O Twitter preparou-se muito bem para o Mundial. Criou uma hashtag específica, facilitando o acesso às contas oficiais de cada seleção e dos jogadores convocados para o Campeonato do Mundo. Talvez por isso o número de seguidores das páginas ligadas ao evento não pare de crescer. O Maisfutebol, por exemplo, duplicou o número de pessoas em apenas oito dias. Enfim, como bem sabemos, isto parece apenas divertido ou ligeiramente irritante, mas também há negócio. Afinal, provavelmente nenhum outro evento consegue captar a atenção de tanta gente, em locais tão distantes, durante tanto tempo. Os indicadores são analisados e constantemente medidos. Como neste caso. <script async="" src="//platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"></script> <script async="" src="//platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"></script> 

Nestas coisas das redes sociais, como se está a ver neste Mundial, não existe propriamente uma receita para o sucesso. Mas, como prova este exemplo de uma entidade que recentemente chegou ao Twitter, o bom humor e o poder de encaixe costumam resultar bem. <script async="" src="//platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"></script>