Autor: Ron Ulrich, jornalista da 11freunde.de

Tradução e edição: Vítor Hugo Alvarenga


Na sequência da Euro2012 Network, projeto delineado pelo Guardian que contou com o Maisfutebol como representante de Portugal, foi estabelecida uma parceria com jornais de Alemanha, Holanda e Dinamarca para troca de conteúdos durante a fase de grupos do Campeonato da Europa.

Conheça melhor a Euro2012 Network

Aqui fica o Diário da Alemanha:

Manchetes

Seddeutsche Zeitung: Manuel Neuer, o salvador de uma nação

Spiegel: Mal jogado, bem cabeceado

Der Tagesspiegel: Alemanha como nos velhos tempos

Frankfurter Allgemeine: A tremer de forma perfeita para a vitória.

Análise aos jogadores

Viram três grandes exibições: de Hummels, Khedira e Neuer. O flanco esquerdo não funcionou, Podolski e Lahm criaram pouco perigo. Foi igualmente óbvio que Schweinsteiger não está em condições físicas perfeitas.

Curiosidade

Quando o comentador anunciou que Klose ia substituir Gomez, as pessoas que assistiam ao jogo em Berlim começaram a gritar por Klose, Klose. Segundos depois, Gomez marcou. Mas Klose continua a ser bem mais popular na Alemanha que Gomez.

Equipa

Não era esperado que Hummels e Gomez estivessem no onze. Low tem respeitado o passado de Mertesacker e Klose. «Mertesaker não estava a cem por cento e Hummels tem muita confiança depois de uma grande época», explicou. «Fico feliz por ter correspondido», disse, por seu turno, Gomez.

Atmosfera

«Precisamos de melhorar. Mas é sempre difícil começar um torneio», disse Low. Na Alemanha, as pessoas ficaram desapontadas pela exibição porque as expectativas eram altas. Comentadores como Netzer não evitaram algumas críticas: «A nossa equipa não teve soluções para incomodar a defesa de Portugal.»

Citação

Há uma frase de Ian Holloway, treinador do Blackpool, que resume o sentimento alemão em relação a esta vitória sobre Portugal: «Esta vitória foi como arranjar a rapariga mais feia da discoteca. Mas, pelo menos, conseguimos levá-la para casa»