Autor: Michal Petrák*

Tradução e edição: Nuno Travassos

Na sequência da Euro2012 Network, projeto delineado pelo Guardian para a troca de conteúdos, e que tem o Maisfutebol como representante luso, apresentamos o diário do adversário de Portugal nos quartos de final, escrito por um jornalista desse país.

Conheça melhor a Euro2012 Network

Diário da Rep. Checa:

A equipa:

A principal novidade do dia foi a integração de Rosicky no treino realizado durante a tarde, no Estádio Oporowska, em Wroclaw. O jogador sente que as hipóteses de defrontar Portugal aumentaram, e uma decisão será tomada na manhã desta quinta-feira. Em todo o caso o médio esteve uma semana afastado dos treinos, pelo que o mais provável continua a ser a ausência do «onze». Em causa podem estar também alguns «mind games».

Curiosidade:

Na conferência de imprensa desta quarta-feira surgiram várias questões sobre as barbas da seleção checa. Em causa está uma aposta lançada pelos guarda-redes suplentes: quem tratar da barba antes de terminar a participação no Euro terá de pagar uma multa. «Estamos todos com um ar assustador, mas espero que fique cada vez pior», disse Rosicky.

Ambiente:

Ao longo do dia aumentou a ansiedade na equipa, uma vez que se aproxima o apito inicial e a seleção checa sente que Portugal é favorito. Ainda assim, como o primeiro objetivo foi alcançado (passar a fase de grupos), não existe muita pressão em redor da equipa. Os jogadores sentem apenas que têm pela frente um teste ainda maior.

Citação:

«Este Europeu parece muito idêntico ao de 1996, e não me importava que o resultado frente a Portugal fosse o mesmo», disse o selecionador Michal Bilek. Há dezasseis anos, a seleção checa também perdeu o primeiro jogo do Euro, e tal como agora a equipa contava com vários jogadores a representar clubes do país.

* Michal Petrák é jornalista do iSport.cz.