Dia 2 da Operação Arménia. O grupo às ordens de Fernando Santos subiu finalmente ao relvado do Vale do Garrão, mas desfalcado de um dos guarda-redes convocados. Anthony Lopes recebeu uma boa notícia e deslocou-se a França para celebrar os prazeres da paternidade.

Sem o homem que defende a baliza do Lyon, Fernando Santos abriu as portas à comunicação social e deixou as primeiras pistas relativamente à equipa que poderá lançar na sexta-feira, frente à Arménia.

Cédric, Ricardo Carvalho, Pepe, Tiago Gomes, Tiago, João Moutinho, Danny, Nani, Cristiano Ronaldo e Éder formaram aquela que, aparentemente, será a formação escolhida para o próximo jogo de qualificação do Euro2016.

Os guarda-redes Rui Patrício e Beto estiveram a treinar à parte mas, à partida, o guardião do Sporting será o preferido do selecionador nacional.

Recorde os 24 convocados de Fernando Santos

À sala de imprensa deslocaram-se Nani e o regressado José Bosingwa.
 

O avançado cedido pelo ManUtd ao Sporting acabou por ser uma das figuras do dia. Nani foi confrontado com um hipotético processo disciplinar levantado por Bruno de Carvalho, ainda a respeito de umas declarações recentes, e respondeu de pronto: «Não fiz mal a ninguém».

Antes de falar com «muita cautela» sobre a Arménia, Nani também se referiu a um possível regresso a Old Trafford e ao Manchester United: «Se os adeptos querem é porque me acham uma mais-valia».

José Bosingwa, de volta após três anos de ausência, fugiu à polémica e não quis analisar o esquecimento a que foi votado por Paulo Bento.

Agora, com 32 anos e titular no Trabzonspor, da Turquia, assume-se preparado para «ser titular ou suplente». «Quero é ajudar».

À margem dos trabalhos da Seleção Nacional, há uma entrevista de Hugo Almeida que justifica ser lembrada. O experiente ponta-de-lança, a jogar no Cesena, referiu ter falado com Fernando Santos e ficado muito agradado com a forma como o selecionador olhou para o seu caso.

Almeida esteve vários meses sem competir e com o rumo da carreira indefinido.
 
Do lado da Arménia, a nota de maior destaque vai para a integração de Henrikh Mkhitaryan. O melhor jogador arménio, atualmente no Borussia Dortmund, fez o primeiro treino com os restantes 23 colegas.

O selecionador Bernard Challandes falará em conferência de imprensa no dia 13 de novembro, véspera do jogo no Algarve.