A Islândia é o próximo ponto de paragem da Selecção Nacional. País misterioso, envolto numa aura mística; paraíso do frio, de glaciares sem fim e de vulcões impronunciáveis. Terra de encantos incrustados no gelo, de fiordes imponentes e géisers avassaladores. Epicentro de intensa criação cultural, da música dos Sigur Rós e da camaleónica Bjork.

Durante alguns meses em 2010, um português aceitou o convite de um clube de futebol islandês e embarcou numa epopeia digna de ser relatada. O Maisfutebol ficou a conhecer a história de Guilherme Ramos e vai dá-la a conhecer aos nossos leitores durante três dias, no propósito de desvendar os segredos do adversário de Portugal.

Capítulo 1: «O sonho islandês»

Entre sábado e segunda-feira, os dias que antecedem o Islândia-Portugal, o atleta vai partilhar pormenores delicioso sobre a sua experiência no norte da Europa, com a curiosidade-extra de ser o próprio Guilherme Ramos a escrever os textos.

Este jovem de 25 anos é licenciado em Jornalismo pela Universidade Lusófona de Lisboa e junta nas nossas páginas as suas duas paixões: o futebol e a escrita. A aventura começa, pois, já hoje.

No primeiro artigo, poderemos ficar a conhecer melhor o protagonista desta aventura e os motivos que o levaram até ao UMF Njardvik, um clube da primeira divisão da Islândia; no domingo, Guilherme traça um retrato sobre as especificidades do futebol islandês e disseca o organismo da selecção do Atlântico Norte; na segunda-feira, finalmente, serão desvendadas algumas curiosidades sobre este país sui generis.

Não perca pitada destes relatos sobre a Islândia. Junte-se a nós e conheça tudo sobre o próximo obstáculo da Selecção Nacional!

Veja um vídeo feito por Guilherme Ramos: