A Dinamarca, adversária de Portugal no Grupo B do Euro-2012, ficou sem o seu guarda-redes titular. Thomas Sorensen é baixa de última hora, devido a lesão, e foi chamado para o seu lugar Kasper Schmeichel, filho do antigo guarda-redes do Sporting.

O guarda-redes de 35 anos do Stoke lesionou-se no particular de há três dias frente ao Brasil (1-3) e os médicos não acreditam que recupere a tempo para aquela que seria a sua quinta fase final a titular. «O risco de não recupere é maior do que a esperança de que isso aconteça. Por isso, a melhor decisão é retirá-lo da lista», afirmou o selecionador Morten Olsen, em comunicado reproduzido no site da federação dinamarquesa.

Sorensen, que já representou a sua seleção em cem jogos, era dono da baliza há 11 anos, desde que Peter Schmeichel, antigo guarda-redes do Sporting e do Manchester United, se retirou. Será precisamente o filho deste, Kasper, que joga no Leicester no segundo escalão inglês, a ocupar o lugar do até aqui número 1.

O estreante disputará com Stephan Andersen (Evian) e Anders Lindergaard (Manchester United) a baliza. Além de Portugal, a Dinamarca terá pela frente Alemanha e Holanda.

Lista definitiva dos convocados:

Guarda-redes: Kasper Schmeichel (Leicester), Stephan Andersen (Évian TG) e Anders Lindegaard (Manchester United);

Defesas: Lars Jacobsen (FC Copenhaga), Michael Silberbauer (Young Boys), Simon Busk Poulsen (AZ Alkmaar), Daniel Wass (Évian TG), Simon Kjaer (AS Roma), Daniel Agger (Liverpool), Andreas Bjelland e Jores Okore (Nordsjaelland);

Médios: William Kvist (Estugarda), Christian Poulsen (Évian TG), Niki Zimling (Club Brugge), Jakob Poulsen (Midtjylland), Lasse Schöne (NEC Nijmegen), Christian Eriksen (Ajax), Dennis Rommedahl e Michael Krohn-Dehli (Brondby), Tobias Mikkelsen (Nordsjaelland) e Thomas Kahlenberg (Évian TG);

Avançados: Nicklas Bendtner (Sunderland) e Nicklas Pedersen (Groningen).