O Dínamo de Bucareste afigurava-se como a equipa mais acessível no sorteio dos 16avos-de-final da Taça UEFA, mas um breve estudo do adversário do Benfica permite constatar que nem tudo serão rosas para a formação encarnada. O clube romeno lidera o campeonato nacional, com 13 pontos de vantagem sobre o Steaua de Carlos, e está a fazer uma temporada sensacional, com apenas três derrotas em trinta e um jogos realizados até ao momento.
O Tottenham, no Grupo B da Taça UEFA, foi a última das equipas a quebrar o ciclo vitorioso do Dínamo, que tropeçou por uma vez em três competições distintas. Para além do desaire frente ao adversário inglês, quebrou na Taça da Roménia pelo Pandurii e foi travado pelo Cluj (de Pedro Oliveira, Cadu, Manuel José e Semedo), no campeonato.
Zé Kalanga, angolano que brilhou no Mundial e chegou a estar nas cogitações de clubes portugueses, transmite alguma criatividade a uma equipa formada por vários jovens e alguns antigos internacionais da Roménia, como Catalin Munteanu ou Ionel Ganea.
O Dínamo de Bucareste respira confiança (já pagou o prémio de campeão ao treinador Mircea Rednic, a 15 jornadas do final do campeonato), alicerçando o seu sucesso numa caminhada louvável na Taça UEFA. A formação de Leste entrou na prova na primeira pré-eliminatória, a 13 de Junho, eliminando sucessivamente o Hibernian (Escócia), o Beitar de Jerusalém (Israel) e o Xanthi (Grécia) de Nuno Viveiros e Zuela.
Na fase anterior, surgiu no Grupo B, a par de Tottenham, Bayer Leverkusen, Besiktas e Brugges. Partindo como «outsider», o Dínamo de Bucareste voltou a surpreender, perdendo apenas na última jornada, quando tudo estava decidido e o segundo lugar assegurado. O embate entre Benfica e Dínamo terá grande importância na corrida entre Portugal e Roménia, adversários directos no ranking da UEFA.
Plantel do Steaua de Bucareste:
Guarda-redes: Florin Matache, Vladimir Gaev e Glen Moss;
Defesas: Eugen Craciun, Dorin Mihut, Cosmin Moti, George Galamaz, Lucian Goian, Cosmin Pascovici, Radu Stefan e Cristian Pulhac;
Médios: Sreten Stanici, Ze Kalanga, Dennis Serban, Cornel Predescu, Andrei Margaritescu, Adrian Ropotan, Adrian Cristea, Catalin Munteanu e Iulian Tames;
Avançados: Mihai Damaschin, Jean Philippe Mendy, Ionel Danciulescu, Claudiu Niculescu, Ionel Ganea, Dan Codreanu e Liviu Ganea.