Sorteio difícil para o Rio Ave, na Liga Europa. Os vila-condenses vão defrontar dois históricos do futebol europeu e o campeão da Dinamarca. 

O calendário do Rio Ave  

O cabeça de série é o Dínamo Kiev. A equipa de Miguel Veloso é atual terceira classificada na liga ucraniana, mas conta com currículo europeu.

O plantel do Dínamo Kiev

Os ucranianos venceram duas Taças das Taças (1975 e 1986) e uma Supertaça Europeia (1975). Famosa ficou ainda a equipa que o FC Porto eliminou nas meias-finais da Taça dos Campeões Europeus em 1987.

O treinador é Serhiy Rebrov, antigo internacional ucraniano e que formou uma dupla famosa com Andryi Shevchenko.

Andryi Yarmolenko e o holandês Jeremains Lens são figuras da equipa.

De seguida, do pote 2, saiu o Steaua Bucareste.

Os romenos foram campeões europeus em 1985/86. Ou seja, no mesmo ano em que o Dínamo Kiev venceu a Taça das Taças. Curiosamente, ucranianos [na altura soviéticos] e romenos defrontaram-se na Supertaça Europeia de 1986 e a vitória sorriu ao Steaua, por 1-0.

O Steaua foi eliminado da Liga dos Campeões desta época, num play-off histórico com o Ludogorets, da Bulgária.

Na liga romena, é segundo classificado, depois de na época passada ter sido campeão.

Na equipa orientada por Constantin Galca, destaque para Fernando Varela, internacional cabo-verdiano que jogou no Estoril, Trofense e Feirense.

O plantel do Steaua

O Aalborg estava no pote 4, mas é o campeão da Dinamarca. Jogou o play-off de acesso à Liga dos Campeões, tal como o Steaua, mas caiu perante o APOEL, de Chipre.

Desde 2010 é orientado por Kent Nielsen, campeão europeu pela Dinamarca em 1992.