«O Maisfutebol desafiou os jogadores e treinadores portugueses que atuam no estrangeiro, em vários cantos do mundo, a relatar as suas experiências para os nossos leitores. São as crónicas Made in Portugal:

DIOGO NOBRE, PEIMARI UNITED (FINLÂNDIA)

«E chegou ao fim a época. Acabámos o campeonato com 18 jogos e o mesmo número de vitórias. Foi uma época de sonho e que esperamos repetir para o ano, mas sabemos que vai ser difícil.

Quanto à próxima época, já garantimos a continuidade da equipa técnica, sendo que o Hugo Henriques assinou já contrato com o clube (estava como estagiário) e vamos agora receber um terceiro elemento que já está identificado mas não confirmado. O clube está a crescer e vamos necessitar de mais ajuda com as camadas jovens porque vamos agora também abrir uma equipa de jogadores nascidos em 2003.

O Tiago Ramalho já assinou por mais uma época e estamos agora a tentar reunir o orçamento necessário para fazer também brevemente uma proposta ao Adimar Neves (na foto), que foi considerado o jogador do ano no clube, e ao guarda-redes Pedro Cardoso, o menos batido do campeonato, para que fiquem no próximo ano, porque temos um grupo de trabalho fantástico e queremos mantê-lo junto.

Na próxima época vamos jogar na Taça da Finlândia pela primeira vez e estamos ansiosos para que isso aconteça, mas também na Errea Cup, a tal taça regional que eu falei num artigo e que começa com a marcação de penaltys! Pois é, uma equipa da V divisão se jogar contra uma da IV, tem direito a um penalty, por exemplo.

Neste momento vamos começar os treinos de futsal, porque a nossa arena indoor ainda não está pronta e por isso vamos participar de novo no campeonato de futsal para manter a forma no Inverno. O ano passado subimos para a IV divisão nesta modalidade e esperamos de novo obter uma boa classificação.

Como sabem o Inverno na Finlândia é muito frio, e nesta zona do sul que é a menos fria, já chegámos a sentir -28 graus e na Lapónia por exemplo (Norte) chega a atingir -50! Por isso é impossível a prática de futebol.

Estamos também na época das reuniões em que vamos tentar fazer mais parcerias com equipas locais para ganharmos cada vez mais jogadores para as equipas jovens, porque é constante nestas vilas pequenas os clubes não terem jogadores suficientes. Por isso tentamos que eles se juntem a nós formando equipas competitivas e angariando patrocinadores para que a equipa sénior continue a conquistar títulos para aumentar a reputação do clube.

O projeto nas escolas vai continuar e os miúdos estão a adorar, pedindo autógrafos e distribuindo sorrisos nas aulas de futebol. Depois de termos visitado todas as turmas de três escolas diferentes, agora mais duas escolas requisitaram a nossa presença para este mês de novembro.

O clube está a crescer, mas vamos ter um grande problema este ano… é que na Finlândia o serviço militar é ainda obrigatório e por isso há uma grande possibilidade de perder todos os meus rapazes nascidos em 95 a meio da próxima época (vai ser decidido este mês), o que será desagradável, pois eles são a espinha dorsal desta equipa sénior.

Por outro lado será um grande desafio para o clube e os jogadores nascidos em 96/97 vão ter mais oportunidades de jogar, o que será positivo.

Um abraço a todos os leitores e até breve,

Diogo Nobre»