O Sporting comunicou à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários a renegociação «de cedência de direitos de transmissão televisiva e publicidade» dos jogos da equipa, com a Controlinveste. Os valores serão divididos entre a SAD leonina e a Sporting Comércio e Serviços, mas, no total, os leões recebem 108 milhões de euros.

O novo acordo com a PPTV ¿ Publicidade de Portugal e Televisão S.A., DA Controlinveste, de Joaquim Oliveira, prevê a cedência daqueles direitos, em exclusividade, de «2013/2014 até 2017/2018, inclusive».

Os 108 milhões de euros serão repartidos da seguinte forma: a SAD recebe 32, 4 enquanto a Sporting Comércio e Serviços ficará com 75,6 milhões de euros.

Para além disso, há ainda um «acordo de princípios» para a criação de um canal televisivo do emblema de Alvalade. No entanto, a formação do «Canal Sporting» está sujeito «à realização de um estudo de viabilidade económico-financeira.»

Eis o comunicado:

Nos termos e para efeitos do cumprimento da obrigação de informação que decorre do disposto no artigo 248º, nº1 do Código dos Valores Mobiliários, a SPORTING - Sociedade Desportiva de Futebol, SAD, («Sporting SAD») vem informar o mercado que a SCS ¿ Sporting Comércio e Serviços, SA («SCS») e a PPTV ¿ Publicidade de Portugal e Televisão S.A., («PPTV»), sociedade integrada no Grupo Controlinveste, renegociaram as contrapartidas financeiras do contrato, em vigor, de cedência de direitos de transmissão televisiva e publicidade dos jogos da equipa principal da Sporting SAD, na condição de visitada, para a competição principal da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

Mais se informa que, no âmbito da renegociação, foi ainda acordado ceder à PPTV, em idêntico regime de exclusividade, os referidos direitos de transmissão televisiva e publicidade referentes às épocas de 2013/2014 até 2017/2018, inclusive.

Nos termos do acordo existente entre a SCS e a Sporting SAD, os proveitos globais provenientes do acordo celebrado serão repartidos entre ambas, revertendo para a SCS, SA o montante de 75.6M€ e para a Sporting SAD o de 32.4M€.

Mais se informa que, também na presente data, a Sporting SAD e o Sporting Clube de Portugal celebraram com a PPTV um acordo de princípios que visa regular a respectiva colaboração na criação e exploração de um canal de televisão para emissão de conteúdos ligados ao universo desportivo do Sporting Clube de Portugal («Canal Sporting»). Esta colaboração será consubstanciada na constituição de uma sociedade comum, participada maioritariamente pelas entidades do Grupo Sporting - que será a proprietária

do Canal Sporting.

O acordo em causa encontra-se sujeito à realização de um estudo de viabilidade económico-financeira.