U. Leiria-Olhanense AO MINUTO

O Momento

U. Leiria:

Desde a vitória sobre o V. Guimarães, em meados de Dezembro, que a equipa não sabe o que é ganhar. Já lá vão sete jogos consecutivos e, mesmo em casa, onde Cajuda chegou a fazer escola, as coisas não têm corrido bem como o prova o nulo no embate diante do Beira Mar. Na semana passada, os leirienses tentaram resistir nos Barreiros, mas, esta segunda-feira, apenas defender não chega. Tudo isto num contexto que continua muito difícil para os leirienses fora das quatro linhas: ordenados em atraso, um dia de greve na sexta-feira, e uma missão titânica para Cajuda, reconvertido bombeiro ou outra coisa qualquer, e ainda com ânimo, para, episódio após episódio, juntar os cacos e recompor a equipa.

Olhanense:

Época novamente em tons de tranquilidade para os algarvios, que chegaram a estar em sexto lugar mas só por uma vez desceram do meio da tabela, entre a 13ª e a 14ª jornadas. A quebra levou à saída de Daúto Faquirá e, com Sérgio Conceição, a equipa voltou a subir na classificação mas só ganhou uma vez, logo na estreia, em Setúbal, na 17ª ronda. Seguiu-se uma derrota e dois empates. Podia ser melhor.

Siga o U. Leiria-Olhanense AO VIVO

Ausências:

U. Leiria: Gottardi, Pedro Almeida, Patrick e Keita, lesionados; Ivo Pinto, castigado.

Olhanense: João Gonçalves, Nuno Piloto, Luís Filipe e Rui Duarte, lesionados; André Pinto, castigado.

Discurso direto:

Manuel Cajuda, treinador da U. Leiria: «Se continuo a acreditar [na manutenção]? Continuo e tenho bons exemplos para pensar. O Porto, há oito dias, tinha cinco pontos de atraso, hoje tem três que são quatro de avanço, portanto é nisso que eu penso: ajudar o U. Leiria. Foi por isso que eu vim para cá e essa é a única causa que me move cá: trabalhar o melhor que sei e o melhor que posso, tentando fazer dentro das condições que tenho o melhor para o clube.»

Jorge Rosário, treinador adjunto do Olhanense: «Para a U. Leiria vai ser um jogo quase de vida ou de morte. E como sabemos, o equilíbrio entre estas equipas é muito grande, e uma inspiração de um jogador da linha da frente da U. Leiria pode resolver o jogo. Tal como nós que também temos jogadores que podem resolver o jogo a nosso favor.»

Histórico de confrontos:

Os jogos entre U. Leiria e Olhanense em casa da formação do Lis são escassos (quatro) e começaram apenas na década de 90, quando ambos militavam na II Liga. O domínio pertence aos da zona centro, com três triunfos e apenas uma derrota, curiosamente na época passada (0-2), quando Pedro Caixinha colecionou todos os recordes negativos à frente da equipa na segunda volta.

Equipas prováveis:

U. LEIRIA: Oblak; Hugo Gomes, Haas, Edson e Obradovic; Marco Soares e Marcos Paulo; Robinho, Elvis e John Ogu; Djaniny.

Outros convocados: Luiz Carlos, Hugo Alcântara, Alhafith, Shaffer, Manuel Curto, Cacá, Barkroth e Bruno Moraes.

OLHANENSE: Fabiano Freitas; Vasco Fernandes, Mexer, Maurício e Ismaily; Fernando Alexandre e Cauê; Salvador Agra, Paulo Regula e Wilson Eduardo; Dady.

Outros convocados:Bruno Veríssimo, Jorge Araújo, André Micael, Vítor Vinha, Gerson, Toy, Djalmir, Vítor Meza e Yontcha.