[artigo atualizado às 20h15]

Na Associação de Futebol do Porto, 16 jogos foram cancelados por os clubes se recusarem a defrontar o mesmo clube: Canelas 2010. A decisão tomada pelas 12 equipas foi reportada já à AF Porto, que emitiu um comunicado a anunciar o cancelamento dos encontros.

Lista dos jogos cancelados

Na prática, de agora até ao final do campeonato, o Canelas 2010 terá apenas três adversários: o Candal, na 18ª jornada, único clube que não se recusou a jogar, e Varzim e Oliveira do Douro, nas duas jornadas finais, porque a falta de comparência nesta fase daria direito a penalização com descida de divisão.

Segundo o JN, a decisão foi tomada terça-feira à noite, em reunião secreta de presidentes. Os clubes preferem assim a derrota e a multa de 750 euros que terão de pagar por não irem a jogo.

As polémicas em torno dos jogos com o Canelas 2010 não são de agora. Já em fevereiro, alguns clubes tinham protestado, queixando-se do «clima de terror e intimidação» nos jogos do clubes, dentro e fora do campo. Todos falavam em comportamento violento dos jogadores e pressão constante sobre as equipas de arbitragem.

Na altura, a AF Porto tinha reagido ao decidir nomear três delegados para os jogos deste clube, com a responsabilidade de monitorizar as partidas e, posteriormente, tomar decisões disciplinares sobre esta equipa, além de ter ordenado a abertura de um processo de averiguações para o apuramento da verdade material.

No Canelas 2010, que lidera o campeonato na Série 1 da Divisão de Elite, que dá acesso aos nacionais, jogam alguns elementos dos Super Dragões, entre eles Fernando Madureira.

O clube anuncia a reação a esta decisão dos adversários numa conferência de imprensa a ter lugar ao final da tarde. Para já, deixou uma mensagem no Facebook:

«Continuamos a incomodar... Continua a campanha... Nós vamos continuar a trabalhar mais que os outros para continuar a ganhar dentro do campo. Vemos-nos na 2ª Fase»

Na conferência de imprensa prometida, o presidente do clube Bruno Canastro considerou que há uma «cabala» contra o clube e que o facto de ter elementos dos Super Dragões no plantel faz com que tudo o que se passe no clube seja mediatizado.

«Isto tem como único fundamento tentar reduzir o Canelas e tentar na secretaria fazer o que os clubes não conseguem dentro das quatro linhas. É de espantar que com tanta gente a assistir, com filmagens nenhuma das entidades, nem o presidente da AF Porto nem os delegados ao jogo, nem os delegados que vêm incógnitos e que também fazem o relatório secreto, que nós não temos acesso, nem a polícia, nem mesmo a gravação dos jogos disponibilizada serviram para produzir facto, prova ou motivo de dúvida que pudesse ser levantado contra o Canelas.» afirmou o presidente.

Fernando Madureira, capitão de equipa, falou também e pediu «encarecidamente» aos outros clubes para comparecerem aos jogos e apontou «motivos políticos» para este caso. O avançado disse ainda que querem ser campeões dentro das quatro linhas e não na secretaria.