O tenista sérvio Novak Djokovic provocou, sem querer, a queda de um ministro na República Sérvia da Bósnia-Herzegovina, destacam os jornais sérvios deste sábado. A história é antiga, mas só agora foi tornada pública depois de uma longa investigação.

O episódio recua a finais de 2011, altura em que Djokovic visitou Banja Luka, principal cidade da região maioritariamente sérvia da Bósnia e, nessa altura, terá cumprimentado Ranko Skrbic, ministro da Saúde daquela região, com a seguinte saudação: «Olá, como vai o meu vizinho?».

Na altura ninguém deu muita importância à frase, mas a pergunta revelava, indiretamente, que o político tinha comprado, em segredo, um apartamento em Monte Carlo, onde o tenista reside. Uma investigação de um jornal revelou que o político tinha de facto comprado uma casa de grande valor no Principado, não muito longe da vila onde habita Djokovic.

Os rumores surgiram ainda antes das notícias e, de forma a evitar um escândalo maior, Milorad Dodik, presidente da República Sérvia da Bósnia e grande amigo de Skrbic, decidiu destituir o ministro da saúde, propondo-lhe uma carreira de embaixador do território sérvio em Belgrado. Tarde de mais. A história acabou mesmo por chegar aos jornais.