Do Rio de Janeiro para Sines, do Brasileirão para a I Divisão Distrital, do Vasco da Gama do Brasil para o Vasco da Gama... de Portugal . É este o destino de cinco jogadores do clube carioca, cedidos ao homónimo português ao abrigo de uma parceria.

Os brasileiros Éder (guarda-redes), Luís Gustavo (médio), Barueri (lateral), Gotti e Dico (ambos avançados) são, assim, reforços da equipa alentejana para a nova temporada, a custo zero. A estreia está marcada para este sábado, por ocasião de um amigável com o Despertar de Beja, agendado para as 16 horas.

Foi em Fevereiro deste ano, após uma visita a Sines de Roberto Dinamite, presidente do Vasco da Gama do Brasil, que os dois clubes celebraram o protocolo que prevê o intercâmbio de jogadores sem qualquer custo para o emblema português.

«Basicamente, é um protocolo de colaboração entre o Vasco da Gama Atlético Clube e o Clube de Regatas do Vasco da Gama, que inclui o intercâmbio de jogadores», explicou o presidente do clube alentejano, Carlos Pereira, à agência Lusa, que, todavia, só recebeu reforços e ainda não enviou. «Se houver algum com qualidade para isso há sempre essa oportunidade», esclareceu, no entanto.

O Vasco da Gama do Brasil, que regressou nesta época ao Brasileirão, ocupa, presentemente, o 10º posto da tabela, com 29 pontos, a 11 dos líderes Fluminense e Corinthians. Já o homónimo de Portugal só entra em acção a 26 deste mês, com o arranque da I Divisão Distrital de Setúbal. Depois de sagrar-se duas vezes campeão da III Divisão, o Vasco da Gama de Sines vai lutar pelo regresso aos nacionais, contando agora com a ajuda do histórico brasileiro.