A FIFA anunciou que distribuiu por todas as Federações nacionais um manual de recomendações para combater a manipulação de resultados. Este é um problema que está a «ameaçar o futebol», um foco de «preocupação global que não pode continuar a ser ignorado», defende a organização, que fez do assunto o tema central do seu briefing diário com a imprensa no Brasil, à margem do Mundial 2014.

«A chave para combater a corrupção no futebol é definir iniciativas de integridade nacionais e ter colaboração internacional efetiva», defende ainda a FIFA, que aconselha as Federações a «cooperar com a polícia e autoridades governamentais» dos seus países, procurando a sua colaboração.

A FIFA define cinco pilares no ataque à manipulação de resultados: prevenção, gestão de riscos, reunião de informação, investigação e sanções. No documento de 23 páginas enviado às federações, que se intitula «Recomendações específicas para combater a manipulação de resultados», define como devem organizar-se e que tipo de sanções devem prever.

Defende a criação em cada federação de um cargo de coordenador, que supervisione e coordene todas as iniciativas. E também, entre outras coisas, a criação de um mecanismo que permita receber denúncias anónimas, seja através de uma linha telefónica ou outro meio.

A FIFA divulgou também um vídeo em que mostra como monitoriza o mercado de apostas para tentar detetar tendências e movimentos anormais.