Sp. Braga e Trofense são os clubes que estão a recuperar mais pontos comparando os resultados das cinco primeiras jornadas da primeira volta com as cinco primeiras rondas da segunda, que coincidem com o final dos dois primeiros terços da Liga. Os minhotos somam mais sete pontos, enquanto a equipa da Trofa recuperou outros seis. No topo da classificação, poucas mudanças, com o líder F.C. Porto a repetir os mesmos onze pontos que tinha somado no arranque da prova, com o Benfica a melhorar a sua performance em mais um ponto e o Sporting a perder um ponto.
Começando pelo F.C. Porto, a equipa de Jesualdo acabou de perder dois pontos em relação à primeira volta ao empatar com o Sporting no Dragão, depois de no início da prova ter ganho em Alvalade, mas já tinha recuperado essa diferença com a vitória sobre o Rio Ave, quando tinha empatado em Vila do Conde no início da competição.
O Benfica, por seu lado, fez melhores resultados em duas rondas, recuperando pontos com o Rio Ave (+2) e com o Leixões (+2), mas acabou por perder parte desses dividendos em Alvalade (-3). O Sporting, por seu lado, ganhou quatro pontos aos adversários directos, mas já os tinha penhorado com o empate na Trofa e com a derrota em casa com o Sp. Braga ficando com um saldo negativo de um ponto.
O Sp. Braga, com quatro vitórias na segunda volta, é o grande vencedor nesta análise, recuperando sete pontos em relação aos resultados que tinha somado na primeira volta. Olhando apenas para a segunda metade, a equipa de Jorge Jesus é mesmo líder com mais um ponto do que o F.C. Porto. Uma menção especial também para a equipa de Tulipa que, com apenas uma derrota, melhorou significativamente a sua performance no arranque da Liga em que somou cinco desaires consecutivos.
Pela negativa, a Académica de Domingos Paciência é que está a perder mais pontos em relação ao arranque do campeonato, com menos cinco pontos somados. Neste capítulo destacam-se ainda E. Amadora e Naval, com menos quatro pontos.
Um referência para as coerências de F.C. Porto (11/11), Nacional (10/10) e Belenenses (2/2) que, ignorando o factor casa ou fora, somam exactamente os mesmos pontos.
Quem ganha e quem perde em relação às cinco primeiras jornadas da primeira volta
F.C. Porto: 11 pontos (1ª volta)/11 (2ª volta)
Benfica: 9/10
Sporting: 9/8
Nacional: 10/10
Leixões: 10/8
Sp. Braga: 5/12
Marítimo: 7/9
E. Amadora: 10/6
V. Guimarães: 8/6
Naval: 8/4
Académica: 9/4
P. Ferreira: 1/4
Trofense: 0/6
Belenenses: 2/2
Rio Ave: 5/6
V. Setúbal: 7/4