A FIFA anunciou esta terça-feira que decidiu recorrer ao laboratório de Lausanne, acreditada pela Agência Mundial Antidopagem (AMA), para analisar as amostras de sangue e urina durante o Mundial de futebol do Brasil de 2014.

«No seguimento da recente decisão da AMA de revogar a acreditação do laboratório do Rio de Janeiro e depois de cuidadosa análise e discussão com a AMA e as autoridades brasileiras, a FIFA decidiu recorrer ao laboratório acreditado de Lausanne, Suíça, para analisar amostras de sangue e urina no Mundial de 2014», pode ler-se no comunicado.

A entidade que rege o futebol mundial explica que, como o laboratório do Rio de Janeiro não voltará a ser acreditado a tempo do Mundial2014, não teve outra alternativa que não enviar as amostras para análise para o exterior.

O laboratório de Lausanne foi responsável pelas análises para o passaporte biológico dos futebolistas na Taça Confederações de 2013, disputada no Brasil.

«No Mundial do próximo ano, a FIFA e a AMA vão assegurar a melhor análise possível das amostras de sangue e urina e a implementação da nova estratégia na luta contra o doping, através do passaporte biológico», acrescenta a nota.

O comunicado termina com a informação de que a FIFA está já a tratar da logística para a transferência transatlântica das amostras.