Mais de 100 vítimas do programa de dopagem sistemático instalado durante décadas no desporto da República Democrática Alemã (RDA) ainda estão submetidas a tratamento psiquiátrico, revelou a presidente da Associação de Ajuda para as Vítimas do Doping (DOH).

A revelação foi feita pela antiga velocista da RDA Ines Geipel, durante a entrega ao biólogo celular Werner Franke da Medalha Heidi Krieger, que premeia pessoas envolvidas na luta ativa contra a dopagem.

A presidente da associação indicou que a DOH vai por em marcha «uma nova iniciativa para apoiar as vítimas» dos efeitos psiquiátricos da dopagem prolongada na RDA.

Durante um julgamento no ano de 2000, o principal dirigente desportivo da RDA, Manfred Ewald, foi condenado a pagar uma indemnização de cerca de 10.000 euros a cada um dos antigos desportistas afetados por esta prática.

No entanto, de acordo com Geipel, mais de 100 pessoas ainda têm de receber apoio especializado de forma contínua para enfrentar os problemas resultantes da dopagem prolongada.