O atleta norte-americano Tim Montgomery, recordista mundial dos 100 metros, está na lista dos quatro atletas que foram advertidos pela Agência Norte-Americana Antidoping (USADA) sobre potenciais infracções pelo uso de substâncias proibidas, revelou esta quarta-feira a imprensa norte-americana.
Segundo o jornal «New York Times», Tim Montgomery e os seus compatriotas Chryste Gaines, Michelle Collins e Calvin Harrison estão na lista da USADA, devido ao inquérito sobre o laboratório BALCO, acusado de distribuir o esteróide anabolisante tetrahidrogestrinona (THG).
O «Washington Post» acrescenta o nome da ucraniana Zhanna Pintusevich-Block à lista dos que receberam uma carta do organismo, alertando-os para eventuais castigos que os podem privar de participar nos Jogos Olímpicos de Atenas, que se realizam de 13 a 29 de Agosto.
Segundo explicou o responsável dos assuntos legais da USADA, Travis Tygart, «o envio destas cartas é um primeiro passo na vontade de determinar se houve uma infracção ao regulamento sobre o doping». A advogada do Tim Montgomery, Cristina Arguedas, já reagiu afirmando que o seu cliente vai contestar todas as tentativas de o suspender da competição. Montgomery é companheiro de Marion Jones, que também está a ser investigada no caso BALCO.