A Federação Internacional de Natação (FINA) confirmou que três elementos da sua comissão antidoping, entre eles o seu presidente, Andrew Pipe, apresentaram demissão por ter autorizada a presença de nadadores russos nos Jogos Olímpicos Rio2016.

«A FINA lamenta esta decisão e expressa o seu profundo apreço e reconhecimento pela nossa política de antidopagem durante os últimos anos», referiu o organismo, em comunicado, expressando alguma surpresa com estas demissões.

Sobre os motivos apresentados pelos demissionários, a FINA clarificou que «os Jogos Olímpicos são um evento desportivo do Comité Olímpico Internacional [COI]» e que «a decisão sobre a presença de nadadores russos foi tomada pelo Tribunal Arbitral do Desporto [TAS] e pelo COI».

«A FINA respeitou e deu seguimento a essas decisões. Neste processo complexo, a FINA deixou claro a posição da sua comissão antidoping [exclusão dos nadadores russos], mas não tivemos a última palavra», esclareceu a FINA.

Sobre as recomendações dessa comissão, a FINA esclareceu que «sempre foram implementadas em função da estratégia antidoping».