Maisfutebol

Canadá: os jogadores

1
Dayne St. Clair

DAYNE ST. CLAIR

Data de nascimento: 9/5/1997

Clube: Minnesota United

Posição: Guarda-Redes

Num dia de calor na Flórida, em janeiro de 2019, St. Clair estava a jogar como guarda-redes à frente de scouts, no MLS Combine. Conhecido por ser um guardião atlético e confortável com a bola nos pés, St. Clair tentou passar uma bola e cometeu um erro crasso que deu origem a um golo sofrido. Alguns scouts não gostaram do que viram, mas o Minnesota United gostou da sua bravura, selecionando-o em sétimo lugar. Foram recompensados pela aposta, uma vez que agora têm um dos melhores guarda-redes da MLS, All-Star em 2022.

2
Alistair Johnston

ALISTAIR JOHNSTON

Data de nascimento: 8/10/1998

Clube: CF Montréal

Posição: Defesa

Um confesso amante de futebol, o adepto do Manchester United teve de aprender em criança que, para se dedicar ao jogo, tinha de dispensar as dormidas fora com os amigos, para que pudesse acordar cedo no meio do inverno canadiano para ver a Premier League, e depois jogar na cave dos pais com o irmão. Johnston só se tornou profissional em 2020, mas a versatilidade no flanco esquerdo ajudou-o a ter uma ascensão meteórica, sendo que a inteligência dentro e fora do relvado faz dele um líder. Só ele e Jonathan David jogaram todos os 14 jogos de apuramento para o Mundial.

3
Sam Adekugbe

SAM ADEKUGBE

Data de nascimento: 16/1/1995

Clube: Hatayspor

Posição: Defesa

O arquiteto de uma das imagens mais icónicas da qualificação. Com neve à volta do campo, em Edmonton, frente ao México, no jogo que ficou conhecido como 'Iceteca', Adekugbe optou por não celebrar junto dos colegas, depois do golo de Cyle Larin. Decidiu, em vez disso, atirar-se para um monte de neve e mostrar a sua felicidade pelo golo. O lateral esquerdo começou a qualificação com muitas pessoas a acharem que teria oportunidades limitadas com Alphonso Davies no plantel. Foi titular no segundo jogo, o empate fora com os EUA, e nunca olhou para trás, produzindo consistentemente boas exibições, o que ajudou John Herdman a estabilizar Alphonso Davies como uma arma mais ofensiva.

4
Kamal Miller

KAMAL MILLER

Data de nascimento: 16/5/1997

Clube: CF Montréal

Posição: Defesa

Outro jogador que ganhou a confiança de John Herdman na Gold Cup 2021, na qual foi titular em todos os jogos. Miller está no seu melhor como central da esquerda, já que pode progredir com a bola controlada. Chega ao Qatar depois de jogar o melhor futebol da sua carreira, após uma grande época no CF Montréal, tendo sido justificadamente eleito All-Star em 2022.

5
Steven Vitória

STEVEN VITÓRIA

Data de nascimento: 11/1/1987

Clube: GD Chaves

Posição: Defesa

Cresceu em Mississauga, Ontario, com origens portuguesas, Steven Vitória costumava ir para a escola de noite e aos fins-de-semana, montava uma pequena baliza e sonhava jogar no Mundial. Os amigos jogavam hóquei e outros desportos, pelo que Steven não tinha ninguém à sua volta. Costumava dar uns pontapés na bola, corria e celebrava, olhando para as árvores a fingir que eram adeptos. «Parecia algo tão distante para nós, e aquilo que conseguimos significa que, hoje, os miúdos do Canadá não precisam de ter um sonho que não se concretize. Para mim era mais do que um sonho, e ainda assim chegámos ao Mundial.»

6
Samuel Piette

SAMUEL PIETTE

Data de nascimento: 12/11/1994

Clube: CF Montréal

Posição: Médio

Nenhum jogador deste plantel beneficiou mais da melhoria de qualidade à sua volta. Um dos jogadores mais experiência do Canadá, Piette lembra-se de dias bem diferentes, há não muito tempo. O influxo de talento fez com que o médio melhorasse o seu trabalho com bola, até se tornar um jogador mais completo, em vez de um médio puramente mais defensivo. Só foi titular em dois dos 14 jogos de qualificação, mas é vital em qualquer função que lhe seja pedida, e fora do campo é um dos líderes do plantel.

7
Stephen Eustáquio

STEPHEN EUSTÁQUIO

Data de nascimento: 21/12/1996

Clube: FC Porto

Posição: Médio

Quando lhe pediram para descrever a jornada como internacional canadiano, Eustáquio usou a palavra «louca» quatro vezes. Depois de parar um ano devido a lesão, quando estavam no Cruz Azul, do México, estreou-se com uma derrota por 4-1, frente aos EUA, em novembro de 2019. Eustáquio é o líder tático da equipa, e pode jogar a ‘6’, passar como ‘8’ e ter a visão de um ‘10’. Brilhante nas bolas paradas, talvez tenha sido o melhor jogador canadiano na qualificação. Chega em grande forma, moralizado por golos na Liga dos Campeões, e a jogar regularmente pelo FC Porto.

8
Liam Fraser

LIAM FRASER

Data de nascimento: 13/2/1998

Clube: KMSK Deinze

Posição: Médio

Na segunda parte de um jogo 'apertado', nas Honduras, Liam Fraser não conseguia parar de pensar o quão alto a defesa contrária jogava. Sentia que podia explorar isso e, com 17 minutos por jogar, recebeu à entrada da sua área, olhou para a frente e percebeu que todos os jogadores estavam no seu meio-campo. Meteu uma bola longa e, depois, tudo o que foi preciso foi uma corrida desenfreada de Jonathan David para marcar um dos melhores e mais importantes golos da história do país.

9
Lucas Cavallini

LUCAS CAVALLINI

Data de nascimento: 28/12/1992

Clube: Vancouver Whitecaps

Posição: Avançado

Por vezes abana a cabeça, sem acreditar a quão longe chegou este grupo. Poucos chegaram mais longe do que o avançado que, junto do colega de equipa e um dos melhores amigos, Jonathan Osorio, reflete sobre a altura em que jogava mais mas perdia muitos mais jogos. Cavallini é respeitado, e adaptou-se bem a um papel mais secundário no plantel. Representa uma 'ameaça física' para os adversários, com faro de golo, frequentemente vindo do banco, mas que demora pouco a adaptar-se aos jogos.

10
Junior Hoilett

JUNIOR HOILETT

Data de nascimento: 5/6/1990

Clube: Reading

Posição: Avançado

Outrora potencial jogador de Inglaterra, Hoilett chega ao Mundial com um golo apontado à Jamaica, nação pela qual também era elegível. Numa equipa abençoada com jovens e dinâmicos avançados, o jogador de 32 anos finaliza melhor do que a maioria, e melhorou o trabalho sem bola, até por jogar muitas vezes como ala, no clube e na seleção. Encontra forma de olhar para o lado positivo das suas quatro despromoções da Premier League, tendo sido orientado por técnicos experientes como Sam Allardyce, Harry Redknapp ou Neil Warnock, o seu favorito.

11
Tajon Buchanan

TAJON BUCHANAN

Data de nascimento: 8/2/1999

Clube: Club Brugge

Posição: Avançado

Numa seleção cheia de jogadores a crescer rapidamente, ninguém rivaliza com a evolução de Tajon Buchanan, que jogava na equipa olímpica quando começou a qualificação para o Mundial. De repente, quando David e Davies estavam fora da Gold Cup 2021, e a seleção procurava um líder para o ataque, encontrou o velocíssimo Buchanan. Tímido fora dos relvados, torna-se num competidor tenaz dentro das quatro linhas, como mostrou quando aterrorizou o México com a sua velocidade e apontou um golo na meia-final. Foi apenas um de vários momentos-chave que o ajudaram a mudar-se para a Bélgica.

12
Ike Ugbo

IKÉ UGBO

Data de nascimento: 21/9/1998

Clube: Troyes

Posição: Avançado

Quando Herdman estava privado de jogadores como Davies, Hoillet ou Larin, nas decisivas janelas de qualificação, procurou mais qualidade e profundidade na linha ofensiva, e encontrou Ugbo, um jovem jogador que observava desde 2018. Convenceu-o a jogar pelo Canadá, em vez da Nigéria, que tinha escolhido anteriormente. Um verdadeiro '9', que consegue esticar a linha adversária, com instinto de predador na área, Ugbo, que entrou na lista para o Mundial sem qualquer golo pelo Canadá, desfrutou de um bom início da época na Ligue 1, a marcar com regularidade.

13
Atiba Hutchinson

ATIBA HUTCHINSON

Data de nascimento: 8/2/1983

Clube: Besiktas

Posição: Médio

Conseguiu o sonho que pensava ter escapado há muito. O jogador de 39 anos completa a sua carreira com a ida ao Mundial, e cimenta o estatuto de uma das lendas do desporto canadiano. Uma estrela que, ainda assim, seria mais facilmente reconhecida na Turquia do que em Toronto, dado o estatuto de capitão do Besiktas, Hutchinson chega ao Mundial depois de longa ausência devido a lesão, mas ainda é fundamental no meio-campo, quando está apto. Pode-se tornar o segundo jogador de campo mais velho da história do torneio, atrás de Roger Milla. É o líder de internacionalizações do Canadá, com perto de uma centena.

14
Mark-Anthony Kaye

MARK-ANTHONY KAYE

Data de nascimento: 2/12/1994

Clube: Toronto FC

Posição: Médio

Poucos odeiam mais perder do que Kaye. Mas para ele houve uma derrota foi diferente: o golo do mexicano Hector Herrera, ao minuto 99, partiu os corações canadianos na meia-final da Gold Cup. Quando a equipa se reuniu no relvado, no final, Kaye sentiu um sentimento de paz e conforto. «Virei-me para o treinador naquela altura e disse ‘Vamos ao Mundial’. Porque sabia o quão bem tínhamos jogado», revelou mais tarde. 14 jogos depois, ficou provado que tinha razão. Está de volta ao Toronto FC, depois de passagens por Los Angeles FC e Colorado Rapids.

15
Ismael Kone

ISMAËL KONÉ

Data de nascimento: 6/6/2002

Clube: CF Montréal

Posição: Médio

O próximo talento especial do Canadá. Por vezes os grandes momentos é que encontram os jogadores, e aos 20 anos este jovem mostrou que consegue encarar as luzes brilhantes dos maiores palcos do futebol. Nascido na Costa do Marfim, Koné emigrou para o Quebeque com a mãe, quando tinha 7 anos, mas só foi descoberto e contratado pelo atual clube, CF Montréal, em 2021. Só fez a sua estreia profissional em fevereiro, mas já marcou na Liga dos Campeões da CONCACAF e nos play-offs da MLS. Ligado ao Sheffield United desde o verão, está destinado a uma longa carreira na Europa.

16
James Pantemis

JAMES PANTEMIS

Data de Nascimento: 21/2/1997

Clube: CF Montreal

Posição: Guarda-redes

Em 2016, a jogar pelo CF Montreal num torneio de formação, frente ao Arsenal, James deu cabo do ligamento cruzado anterior do joelho. O sonho de ajudar a seleção sub-20 a chegar ao Mundial ficou arrumado. «É um sonho ir ao Mundial. Penso nisso todos os dias», disse então, enquanto recuperava. Agora titular de uma das melhores equipas da MLS, Pantemis é convocado como terceiro guarda-redes do Qatar para o Mundial do Qatar, por força da lesão de Max Crepeau na final da MLS Cup.

17
Cyle Larin

CYLE LARIN

Data de nascimento: 17/4/1995

Clube: Club Brugge

Posição: Avançado

Tornou-se o marcador do melhor golo de sempre do Canadá na qualificação, e guardou esses momentos para quando a equipa mais precisava. É um verdadeiro finalizador, que marcou em casa e fora frente aos EUA, duas vezes ao México, e ainda na receção à Jamaica, para acalmar os nervos e começar a festejar a qualificação. O antigo avançado do Besiktas destacou-se ainda noutras tarefas, ajudando a defender, quer como ‘9’, quer como extremo. Chega ao Qatar com escasses de minutos no Club Brugge.

18
Milan Borjan

MILAN BORJAN

Data de nascimento: 23/10/1987

Clube: Estrela Vermelha

Posição: Guarda-Redes

O líder emocional da equipa. Ninguém se faz ouvir mais, dentro ou fora do campo, nesta seleção. E ninguém tem mais a dizer sobre problemas do passado, para mostrar o quão longe já chegaram. Quando lhe entregaram uma garrafa de champanhe para celebrar a qualificação, o seu primeiro pensamento foi encontrar o selecionador, que estava a dar uma entrevista no relvado, para lhe dar um banho. «Devemos tudo a este homem», gritou. Herdman também teve de agradecer a Borjan por algumas grandes defesas na qualificação, muitas em alturas cruciais dos jogos.

19
Alphonso Davies

ALPHONSO DAVIES

Data de nascimento: 2/11/2000

Clube: Bayern de Munique

Posição: Lateral/Avançado

Mal pode esperar por enfrentar adversários de qualidade no Mundial. É que na fase inicial da qualificação, Davies tinha de lidar com o humor dos colegas do Bayern de Munique, ou dos amigos, que brincavam com os adversários que enfrentava pela seleção. «Não conheciam alguns países. Nem pensavam muito no Canadá como um país de futebol. Agora posso ir ao Mundial e jogar contra adversários de tipo e provar que temos talento», disse ao podcast 'Beyond the Pitch'. Ainda com 22 anos, já ganhou a Bundesliga por quatro vezes, e uma Liga dos Campeões. Em 2022 foi diagnosticado com miocardite, depois de contrair covid-19, e esteve vários meses fora dos relvados. «Tive até dúvidas se voltaria a jogar novamente», disse à ESPN.

20
Jonathan David

JONATHAN DAVID

Data de nascimento: 14/1/2000

Clube: Lille

Posição: Avançado

Apelidado 'assassino silencioso' pelo treinador, o calmo Jonathan David chega ao Qatar como um dos avançados em melhor forma na Europa. Vai beneficiar de jogar o Mundial a meio da época, uma vez que normalmente arranca bem, marcando mais golos em setembro e outubro do que em quaisquer outros meses. Passou de jogador amador em Ottawa, Ontario, a campeão francês pelo Lille em pouco mais de três anos. O rei das finalizações de primeira, é a aposta de muita gente para marcar o primeiro golo de sempre do Canadá em Mundiais.

21
 Jonathan Osorio

JONATHAN OSORIO

Data de nascimento: 12/6/1992

Clube: Toronto FC

Posição: Médio

Estávamos no final de março, e segundos após o Canadá garantir a qualificação para o Mundial, na noite gelada do BMO Field de Toronto (um estádio no qual conquistou muitos troféus pelo Toronto FC), o influente Osorio quebrou em lágrimas. O inteligente médio caiu de joelhos e rezou com uma bandeira do Canadá no rosto, gritando «Vou ao Mundial», enquanto mostrava aos miúdos do país que tudo é possível. Dias depois, Osorio, um adepto de longa data do Real Madrid, só conseguia sorrir quando o sorteio ditou um duelo com a Croácia, dando-lhe a oportunidade de jogar contra um dos seus ídolos, Luka Modric.

22
Richie Laryea

RICHIE LARYEA

Data de nascimento: 7/1/1995

Clube: Toronto FC

Posição: Defesa

Indiscutivelmente, um dos melhores jogadores na fase de qualificação. O versátil Laryea mostrou capacidade para fazer a diferença com a sua velocidade, a partir de uma posição recuada, com o seu estilo direto de drible. Frequentemente utilizado como ala direito, o antigo médio trabalhou bastante os aspetos defensivos, e pode ser também fiável num bloco defensivo de quatro elementos. Mudou-se por uma época para o seu amado Toronto FC depois de estar no Championship, com o Nottingham Forest. «Uma experiência fantástica para mim e para a minha família», disse.

23
 Liam Millar

LIAM MILLAR

Data de nascimento: 27/9/1999

Clube: Basileia

Posição: Avançado

Com avançados tão dinâmicos na equipa, Liam teve dificuldade para somar minutos significativos de utilização. Ainda assim continua a ser um dos favoritos de John Herdman, e foi testado como ala no encontro recente com o Uruguai. Outro jogador que beneficia do Mundial ser jogado em novembro, uma vez que tem jogado regularmente e está em boa forma no clube.

24
David Wotherspoon

DAVID WOTHERSPOON

Data de nascimento: 16/1/1990

Clube: St. Jonhstone

Posição: Médio

Muitas pessoas olham para a vitória frente ao Panamá, com reviravolta (4-1), como o jogo que fez acreditar que era possível chegar ao Qatar. Wotherspoon teve um papel importante nessa vitória, e regressou à Escócia a pensar que podia jogar um Mundial. Um mês depois o sonho parecia desfeito, ao sofrer uma lesão grave no joelho, pelo St. Johnstone, contra o Celtic. Agora de volta, após uma ausência de dez meses, está determinado a provar a Herdman que pode ser um importante jogador de profundidade no Qatar.

25
Derek Cornelius

DEREK CORNELIUS

Data de nascimento: 25/11/1997

Clube: Panetolikos FC

Posição: Defesa

Elegante defesa canhoto, foi titular em apenas um dos 14 jogos de qualificação, mas com cariz especial, já que foi na Jamaica, de onde é natural a maior parte da família, incluindo a mãe e os avós. Cornelius foi excelente, ajudando o Canadá a concluir o jogo sem sofrer golos. Vai ao Mundial como uma das últimas escolhas de Herdman, que recompensou o antigo jogador dos Vancouver Whitecaps com a sua primeira internacionalização em 2018. Pode subir na hierarquia, uma vez que tem jogado bem na Europa, e muitos dos seus colegas terminaram mais cedo a temporada na MLS.

26
Joel Waterman

JOEL WATERMAN

Data de nascimento: 24/1/1996

Clube: CF Montréal

Posição: Defesa

Vai tentar tornar-se o primeiro jogador a marcar na Premier League canadiana e a fazer o mesmo no Mundial. A competição canadiana só começou em 2019, mas foi vice-campeão pelo Cavalry FC. Desde aí tornou-se parte dos seis canadianos que foram regularmente titulares no CF Montréal, que chegou às meias-finais da Conferência Este da MLS.

Textos de Kristian Jack, que escreve para a Premier League Canadá e é comentador no OneSoccer.

Maisfutebol
Boavista: a mesma luta 7 ago 2023, 11:00
Croácia: os jogadores 18 nov 2022, 16:13
Sérvia: os jogadores 17 nov 2022, 16:34
Bélgica: os jogadores 17 nov 2022, 15:08
Suíça: os jogadores 16 nov 2022, 13:36
Camarões: os jogadores 15 nov 2022, 15:46
EUA: os jogadores 15 nov 2022, 00:38
Irão: os jogadores 14 nov 2022, 23:24
Uruguai: o guia 11 nov 2022, 18:42
Gana: o guia 11 nov 2022, 15:09
Brasil: o guia 10 nov 2022, 21:39
Qatar: o guia 7 nov 2022, 10:43
Portugal: os jogadores 2 nov 2022, 00:32
Portugal: o guia 1 nov 2022, 23:42
Alemanha: o guia 25 jun 2022, 00:45
Bélgica: o guia 25 jun 2022, 00:00
Dinamarca: o guia 24 jun 2022, 23:55
Irlanda do Norte: o guia 24 jun 2022, 16:02
Áustria: o guia 24 jun 2022, 14:13
França: o guia 24 jun 2022, 00:00
Países Baixos: o guia 23 jun 2022, 23:24
Portugal: o guia 23 jun 2022, 20:41
Inglaterra: o guia 23 jun 2022, 11:38
Suécia: o guia 23 jun 2022, 00:00
Suíça: o guia 23 jun 2022, 00:00
Itália: as jogadoras 22 jun 2022, 20:04
Suíça: as jogadoras 21 jun 2022, 23:28
Bélgica: as jogadoras 21 jun 2022, 23:17
Noruega: as jogadoras 20 jun 2022, 23:35
França: as jogadoras 20 jun 2022, 14:32
Dinamarca: as jogadoras 19 jun 2022, 22:20
Suécia: as jogadoras 17 jun 2022, 00:10
Islândia: as jogadoras 16 jun 2022, 23:17
Finlândia: as jogadoras 16 jun 2022, 15:14
Inglaterra: as jogadoras 16 jun 2022, 01:24
Portugal: as jogadoras 31 mai 2022, 18:34
Polónia: a análise 11 jun 2021, 23:48
França: a análise 11 jun 2021, 13:53
Eslováquia: a análise 11 jun 2021, 00:00
Espanha: a análise 11 jun 2021, 00:00
Escócia: a análise 10 jun 2021, 22:40
Croácia: a análise 10 jun 2021, 22:39
Inglaterra: a análise 10 jun 2021, 22:39
Portugal: a análise 10 jun 2021, 22:01
Suécia: a análise 10 jun 2021, 21:14
Ucrânia: a análise 10 jun 2021, 01:20
Áustria: a análise 10 jun 2021, 01:19
Rússia: a análise 9 jun 2021, 00:11
Finlândia: a análise 9 jun 2021, 00:10
Suíça: a análise 8 jun 2021, 00:11
Turquia: a análise 8 jun 2021, 00:11
Finlândia 7 jun 2021, 00:24
Escócia 7 jun 2021, 00:23
Suíça 7 jun 2021, 00:23
Suécia 7 jun 2021, 00:23
Dinamarca 7 jun 2021, 00:23
Espanha 7 jun 2021, 00:22
Ucrânia 7 jun 2021, 00:22
Itália 7 jun 2021, 00:22
Países Baixos 7 jun 2021, 00:22
Bélgica 7 jun 2021, 00:21
Turquia 7 jun 2021, 00:21
País de Gales 7 jun 2021, 00:20
Macedónia do Norte 7 jun 2021, 00:20
Rep. Checa 7 jun 2021, 00:20
Polónia 7 jun 2021, 00:20
Croácia 7 jun 2021, 00:19
Áustria 7 jun 2021, 00:19
Hungria 7 jun 2021, 00:19
Rússia 7 jun 2021, 00:19
Alemanha 7 jun 2021, 00:18
Eslováquia 7 jun 2021, 00:18
Inglaterra 7 jun 2021, 00:18
França 7 jun 2021, 00:17
Portugal 20 mai 2021, 23:45
100 anos do Sp. Braga 18 jan 2021, 23:51