Maisfutebol

Coreia do Sul: os jogadores

1
KIM SEUNGGYU (getty)

KIM SEUNGGYU

Data de nascimento: 30/9/1990

Clube: Al Shabab

Posição: Guarda-Redes

Seunggyu tem a mais longa carreira em curso pela seleção, com 66 internacionalizações até aqui. Contudo, a sua carreira começou como reserva. Demorou cinco anos até se tornar o número 1 no seu clube, Ulsan. Em 2013 fez exibições importantes em jogos grandes, quando Kim Youngkwang estava de fora por lesão. Desde aí nunca perdeu o lugar e tornou-se numa figura importante na seleção também. É famoso pela sua percentagem elevada de penaltis defendidos e melhorou muito o jogo de pés depois da sua passagem pelo Japão, de 2016 a 2019. Foi o titular em todos os jogos de qualificação para o Rússia 2018, mas foi Jo Hyeonwoo quem alinhou no torneio.

2
YOON JONGGYU (getty)

YOON JONGGYU

Data de nascimento: 20/3/1998

Clube: FC Seoul

Posição: Lateral Direito/Esquerdo

A maioria dos adeptos ficou surpreendida quando viu Jonggyu, porque se parece com Lee Keunho, que marcou o primeiro golo da fase de grupos do Mundial no Brasil, há oito anos. Ao contrário do goleador Keunho, Jonggyu é defesa. Incansável e versátil, pode ser a escolha imprevisível de Paulo Bento neste Mundial. É uma espécie de lateral invertido que pode jogar em ambos os flancos, como João Cancelo. Joga maioritariamente a lateral-direito.

3
KIM JINSU (AP)

KIM JINSU

Data de nascimento: 13/6/1992

Clube: Jeonbuk Hyundai Motors

Posição: Lateral-Esquerdo

Começou como profissional no Albirex Niigata do Japão em 2012 e depois mudou-se para a Europa e para o Hoffenheim. É um dos melhores amigos de Son Heung-min dos dias da formação e ajudaram-se na adaptação à vida na Alemanha. Perdeu a titularidade depois de Julian Nagelsmann assumir o comando da equipa, em outubro de 2015. Passou dois anos e meio na Alemanha, alinhando em 36 partidas. Tem sido um dos melhores laterais-esquerdos da Ásia, mas falhou os últimos dois Mundiais por lesão. Marca golos de cabeça na seleção graças à sua grande elevação. Bate bolas paradas pelo clube e seleção, especialmente com o pé esquerdo, mas está confortável com ambos os pés.

4
KIM MINJAE (AP)

KIM MINJAE

Data de nascimento: 15/11/1996

Clube: Nápoles

Posição: Central

Minjae formou-se na mesma escola secundária de Park Jisung, antigo jogador do Manchester United e lenda coreana. Começou a carreira profissional em junho de 2018 frent ao Daegu FC na K-League 1. Fez exibições brilhantes desde o princípio e rapidamente ganhou a alcunha de «Bong-dong baby» ou «Bong-be», o que significa o jogador mais jovem de Bong-dong, a localização do clube de Jeonbuk. «Il Monstro» melhorou muito desde que chegou à Europa. Depois de apenas uma época na Turquia juntou-se ao Nápoles e a imprensa italiana escreveu que era esperado que cobrisse o buraco provocado pela perda de Koulibaly. Teve imediatamente impacto no clube e foi escolhido como jogador do mês de setembro na Serie A. Com força e velocidade, Paulo Bento deve depender dele para organizar a defesa. Os adeptos coreanos esperam que trave Cristiano Ronaldo, Luis Suárez e Darwin Nuñez no Qatar. Está ansioso de jogar no Mundial, porque falhou a Rússia 2018 devido a lesão.

5
JUNG WOOYOUNG (AP)

JUNG WOOYOUNG

Data de nascimento: 14/12/1989

Clube: Al Saad

Posição: Médio defensivo

Depois de Ki Sungyeung se retirar oficialmente da seleção em 2019, Wooyoung tem sido o único médio defensivo viável da equipa. Paulo Bento nunca o exclui da seleção, a não ser por doença ou lesão. É um dos jogadores mais importantes do seu sistema. É valorizado sobretudo pelo seu trabalho defensivo, mas também tem um remate potente e marca regularmente de livre. Tem jogado no Al Saad nos últimos cinco anos, incluindo na era de Xavi.

6
HWANG INBEOM (AP)

HWANG INBEOM

Data de nascimento: 20/9/1996

Clube: Olympiakos

Posição: Médio

Inbeom teve um papel impressionante na vitória da Coreia nos Jogos Asiáticos 2018, em Jakarta. Com este feito tornou-se isento de serviço militar depois de regressar ao país. Inbeom estreou-se pela seleção em setembro de 2018, pela mão de Paulo Bento. Desde aí tem sido chamado «Persona de Bento» pelo seu papel vital na seleção. Box-to-box com mentalidade ofensiva e cheio de passes verticais. A Grécia é o quarto país em que jogou, depois de Coreia do Sul, Canadá e Rússia.

7
SON HEUNGMIN (AP)

SON HEUNGMIN

Data de nascimento: 8/7/1992

Clube: Tottenham

Posição: Extremo-Esquerdo/Ponta-de-Lança

Capitão. Melhor marcador da Premier League na época passada, com Mohammed Salah. Atualmente considerado um dos melhores atacantes do mundo e dos melhores asiáticos da história. Finalizador ambidestro com velocidade explosiva. Famoso pela combinação com Harry Kane – parceria com mais contribuições de golo na história da Liga inglesa. Marcou nos últimos dois Mundiais. Ficou em 11º lugar no Bola de Ouro 2022, a classificação mais alta de sempre para um asiático.

8
PAIK SEUNGHO (getty)

PAIK SEUNGHO

Data de nascimento: 17/3/1997

Clube: Jeonbuk Hyundai Motors

Posição: Médio

Seungho é muito famoso desde que chegou a La Masía, aos 13 anos. Com Lee Seungwoo, era esperado que se tornasse no primeiro coreano a algum dia jogar pela equipa principal do Barcelona. Jogou dois jogos pela equipa B e em 2017 deixou o clube, rumando ao Peralada em 2017 para jogar regularmente. Passou uma época e meia no Darmstadt 98 na Bundesliga 2. Juntou-se depois ao Jeonbuk e ajudou-os a vencer a K-League em 2021. Muito bom nas bolas paradas. Marcou o seu golo de estreia pelo atual clube no ano passado e dois golos consecutivos pela seleção, em janeiro último, ambos de livre. É um fiável batedor de penáltis no Jeonbuk.

9
CHO GUESUNG (getty)

CHO GUESUNG

Data de nascimento: 25/1/1998

Clube: Jeonbuk Hyundai Motors

Posição: Ponta-de-lança

Melhor marcador da K-League e MVP da Taça esta época. Jogou a médio defensivo antes de se tornar profissional. Aprendeu movimentos atacantes com o avançado Lee Dong-gook, com quem jogou no Jeonbuk, em 2020, e cresceu muito como ponta-de-lança nos seus dias no Gimcheon Sangmu, durante o seu serviço militar em 2021 e 2022. Desfruta de jogar com Son Heungmin e Hwang Uijo na seleção. Em março disse que via todos os jogos do Tottenham para estudar as jogadas de Harry Kane.

10
LEE JAESUNG (Getty)

LEE JAESUNG

Data de nascimento: 10/8/1992

Clube: Mainz

Posição: Médio/Extremo

Um dos maiores talentos da K-League no século XXI. Venceu o campeonato por três vezes e a Liga dos Campeões pelo Jeonbuk. Foi eleito jogador do ano na Liga coreana em 2017. Agora joga pelo Mainz, via Holstein Kiel. Famoso por receber bem os adeptos em todo o lado. Teve o cabelo longo no ano passado, não por moda, mas sim porque era difícil visitar o barbeiro durante a pandemia. Joga em todo o lado atrás dos avançados, mas com Paulo Bento alinha sobretudo no flanco direito.

11
HWANG HEECHAN (AP)

HWANG HEECHAN

Data de nascimento: 26/1/1996

Clube: Wolverhampton

Posição: Extremo/Ponta-de-lança

Jogador mais jovem da Coreia no Rússia 2018. Desde o último Mundial experienciou três transferências, incluindo um empréstimo ao Hamburgo, e joga agora no Wolverhampton. Durante os seus dias no Salzburgo fazia uma grande parceria com Erling Haaland e Takumi Minamino. Ganhou crédito por um grande golo que deixou Van Dijk de joelhos em Anfield, num jogo contra o Liverpool na Liga dos Campeões em 2019. Nessa época esteve envolvido em oito golos: marcou três, assistiu outros três e conquistou duas grandes penalidades.

12
SONG BUMKEUN (getty)

SONG BUMKEUN

Data de nascimento: 15/10/1997

Clube: Jeonbuk Hyundai

Posição: Guarda-Redes

O seu nome é uma homenagem a Cha Bumkeun, também conhecido por Cha Boom, porque o pai de Song era um enorme fã. É por isso que a sua alcunha é «Song Boom». Estreou-se como profissional a 20 de fevereiro de 2018 na Liga dos Campeões asiática frente ao Kitchee de Hong Kong. Fez parte da equipa vencedora dos Jogos Asiáticos 2018 e ganhou isenção do serviço militar obrigatório de 21 meses, tal como Song Heungmin ou Hwang Heechan, entre outros. Muito bom com a bola nos pés e forte no ar, é um dos melhores guarda-redes-líberos do país. Foi o titular do Jeonbuk nos quatro títulos de campeão entre 2018 e 2021. Calça o 48.

13
SON JUNHO (getty)

SON JUNHO

Data de nascimento: 12/5/1992

Clube: Shangdong Taishan

Posição: Médio defensivo

Outro «Son» sorridente, mas com estilo diferente. Jogador da K-League em 2020, quando ajudou o Jeonbuk a chegar à dobradinha, é inteligente e incansável. Desde janeiro de 2021 tem jogado pelo Shangdong, na primeira divisão chinesa. As leis de confinamento e imigração na China têm sido restritas nos últimos dois anos por causa da Covid-19 e é por esse motivo que as suas presenças na seleção têm sido relativamente limitadas.

14
HONG CHUL (getty)

HONG CHUL

Data de nascimento: 17/9/1990

Clube: Daegu FC

Posição: Lateral Esquerdo

Lateral-esquerdo ofensivo, Chul é muito agressivo e com abordagem direta, mas pode contribuir com os seus dribles rápidos e bons cruzamentos. Anda fragilizado, perdendo muitos jogos por clube e seleção por várias lesões todas as épocas. A sua alcunha é «Noh hong-chul», porque partilha o primeiro nome com um comediante muito famoso na Coreia. Jogou dois jogos na Rússia 2018 e foi aplaudido pelos adeptos pela sua marcação a Goretzka.

15
KIM MOONHWAN (getty)

KIM MOONHWAN

Data de nascimento: 1/8/95

Clube: Jeonbuk Hyundai Motors

Posição: Lateral-Direito

Moonhwan passou o princípio da carreira como um avançado que idolatrava Park Jisung, mas só se afirmou finalmente como lateral-direito. Ganhou a primeira convocatória como lateral em setembro de 2018, quando jogava pelo Busen IPark da K-League 2. Depois de uma pouco impressionante experiência em Los Angeles voltou à Coreia e juntou-se ao Jeonbuk Hyundai. Se for titular, a Coreia terá um quarteto defensivo de «Kim’s».

16
HWANG UIJO (AP)

HWANG UIJO

Data de nascimento: 28/8/1992

Clube: Olympiakos

Posição: Ponta-de-lança

Em 2018 marcou 9 golos em sete jogos nos Jogos Asiáticos, ajudando a Coreia do Sul a ganhar a competição. Foi uma prestação marcante e todos os membros da seleção ganharam isenção de servir o exército por 21 meses. É por isso que ficou conhecido por «Quebra-Militar» na altura. Marcou 29 golos em três épocas pelo Bordéus na Ligue 1 e agora joga pelos gregos do Olympiakos. Em outubro de 2018 marcou frente ao Uruguai num amigável disputado em Seoul.

17
NA SANGHO (AP)

NA SANGHO

Data de nascimento: 12/8/1996

Clube: FC Seoul

Posição: Extremo

Sangho marcou 16 golos pelo Gwanju FC e foi o melhor marcador da K-League 2 em 2018. Membro da seleção que venceu os Jogos Asiáticos em 2018. Passou uma época em Tóquio e depois regressou à Coreia, em 2020, para representar o Seongnam por empréstimo. Desde o ano seguinte que se tornou numa referência do FC Seoul. Pode jogar em qualquer posição atacante, mas Paulo Bento usa-o maioritariamente como extremo vindo do banco. É trabalhador, mas faltam-lhe golos na seleção.

18
LEE KANGIN (Getty)

LEE KANGIN

Data de nascimento: 19/2/2001

Clube: Maiorca

Posição: Médio ofensivo

Tornou-se extremamente famoso aos oito anos, quando apareceu regularmente num programa televisivo chamado «Let’s go Shoot-dori». «Shoot-dori» ainda é a sua alcunha. Juntou-se à academia do Valencia em 2011 e estreou-se na equipa principal em dezembro de 2017. Mudou-se para o Maiorca no verão de 2021. É titular no clube, mas não joga na seleção desde março de 2021. Paulo Bento nunca lhe deu, nos últimos 18 meses, uma oportunidade. Em setembro chamou-o finalmente para os amigáveis frente a Costa Rica e Camarões, mas Kangin não somou minutos.

19
KIM YOUNG-GWON (AP)

KIM YOUNGGWON

Data de nascimento: 27/2/1990

Clube: Ulsan Hyundai

Posição: Defesa Central

É mais conhecido por ter marcado o golo da vitória frente à Alemanha, então nº 1 do ranking FIFA, no último Mundial. Jogou os três jogos na Rússia e deverá repetir a titularidade no Qatar, fazendo dupla com Minjae. Passou toda a sua carreira na China e Japão, antes de se juntar ao Ulsan Hyundai este ano. Foi treinado por três campeões mundiais (Marcelo Lippi, Fabio Cannavaro e Scolari) quando jogou no Guangzhou Evergrande, de 2012 a 2018.

20
KWON KYUNGWON (AP)

KWON KYUNGWON

Data de nascimento: 31/1/1992

Clube: Gamba Osaka

Posição: Defesa Central

Joga como central da esquerda num bloco de quatro, com um confortável pé esquerdo. Depois de passar apenas duas épocas como reserva no Jeonbuk mudou-se para o Al Ahli dos EAU, de forma surpreendente. Era muito raro um jogador coreano sem experiência na seleção jogar no Médio Oriente nesta altura. Três anos depois o Tianhin Tianhai da China comprou-o por 11 milhões de dólares, sendo o segundo coreano mais caro da história, apenas atrás de Son Heungmin.

21
JO HYEONWOO (getty)

JO HYEONWOO

Data de nascimento: 25/9/1991

Clube: Ulsan Hyundai

Posição: Guarda-Redes

Herói do último Mundial, especialmente no último jogo frente à Alemanha. Inesperadamente «roubou» a posição de número 1 a Kim Seunggyu na Rússia, fez grandes exibições e transformou as preocupações em elogios. Fez 12 defesas na fase de grupos e metade delas contra a Alemanha, então campeã mundial em título. Desde a chegada de Paulo Bento que não tem sido fácil para ele. Nos últimos três anos fez apenas cinco jogos na seleção. Em outubro o Ulsan venceu a K-League e Jo foi votado melhor guarda-redes da competição.

22
KWON CHANGHOON (AP)

KWON CHANGHOON

Data de nascimento: 30/6/1994

Clube: Gimcheon Sangmu

Posição: Médio ofensivo

Falhou o último Mundial por causa da lesão que sofreu no último jogo pelo Dijon antes da convocatória final. O então selecionador Shin Tayyong lamentou-se, tendo sido uma grande perda antes do torneio. O canhoto passou cinco anos na Europa, com Dijon e Friburgo, antes de voltar à Coreia para jogar no Suwon Bluewings, o seu primeiro clube. Agora presta serviço militar e joga pela formação do exército, Sangmu. Em 2022 não teve um bom ano. Foi o primeiro ano em que não marcou pelo seu clube. Marcou cinco golos pela seleção, mas não tem impressionado.

23
KIM TAEHWAN (getty)

KIM TAEHWAN

Data de nascimento: 24/7/1989

Clube: Ulsan Hyundai

Posição: Lateral Direito

Treinou Taekwondo antes de começar a carreira, aos 12 anos. Começou profissionalmente no FC Seoul como extremo, em 2010, mas converteu-se em lateral direito depois de chegar ao Ulsan Hyundai em 2015. Um dos futebolistas mais rápidos da K-League. Atingiu uma velocidade de 36.3km/h em 2020, de acordo com o departamento de estatística da liga. É por isso que lhe chamam chita. Em setembro, Paulo Bento não lhe deu quaisquer minutos nos amigáveis frente a Costa Rica e Camarões, mesmo sem lesão. Nunca tinha chegado ao Mundial e será a sua primeira experiência na competição na sua longa carreira.

24
CHO YUMIN (getty)

CHO YUMIN

Data de nascimento: 17/11/1996

Clube: Daejeon Hana Citizen

Posição: Defesa Central

Capitaneia o Daejeon desde o início da época de 2022, depois de ter chegado do Suwon FC. Não é muito alto para um central, mas é considerado um dos melhores do país na sua posição, apesar de ter jogado na 2ª divisão. Três semanas antes do início do Mundial Yumin ajudou o Daejeon a ser promovido à K-League 1 via play-off. Muito inteligente no posicionamento, é especialmente forte no ar na área adversária. Casou-se com So Yeon, do grupo de K Pop T-ara.

25
JEONG WOOYEONG (getty)

JEONG WOOYEONG

Data de nascimento: 20/9/1999

Clube: Friburgo

Posição: Extremo/Avançado

Assinou pelo Bayern de Munique, proveniente do Incheon United, em 2018. Mudou-se para o Friburgo com cláusula de recompra em 2019. Partilha o mesmo nome coreano com Jung Wooyoung, que é 10 anos mais velho. Fez a estreia na seleção no ano passado e já marcou dois golos este ano. É um extremo e segundo-avançado trabalhador. Wooyeong é um dos candidatos a jogar com Son no ataque. Parece-se com Kim Seunggyu, guarda-redes da seleção. Ambidestro, mas usa a mão esquerda.

26
SONG MINKYU (getty)

SONG MINKYU

Data de Nascimento: 12/09/1999

Clube: Jeonbuk Hyundai

Posição: Avançado

Uma estreia em ascensão no futebol coreano. O avançado de 23 anos fez a estreia internacional no ano passado, em jogo de qualificação para o Mundial, com o Sri Lanka. Um golo à Islândia, em Novembro, convenceu Paulo Bento de que merecia um lugar no Mundial. Trocou o Pohang Steelers pelo Jeonbuk Hyundai Motors, pouco depois de ter sido premiado Jovem do Ano na K League, e já foi asociado a clubes como Celtic, Udinese ou Fenerbahçe. Pode jogar em qualquer posição do ataque, mas normalmente parte da esquerda. É muito veloz, mas tem também a capacidade de aparecer na área a marcar de cabeça, um pouco ao jeito de Tim Cahill.

 

Textos de Seo Hyung-wook, que escreve para o Footballist e MBC-TV.

 

Maisfutebol
Boavista: a mesma luta 7 ago 2023, 11:00
Croácia: os jogadores 18 nov 2022, 16:13
Sérvia: os jogadores 17 nov 2022, 16:34
Bélgica: os jogadores 17 nov 2022, 15:08
Suíça: os jogadores 16 nov 2022, 13:36
Camarões: os jogadores 15 nov 2022, 15:46
EUA: os jogadores 15 nov 2022, 00:38
Irão: os jogadores 14 nov 2022, 23:24
Uruguai: o guia 11 nov 2022, 18:42
Gana: o guia 11 nov 2022, 15:09
Brasil: o guia 10 nov 2022, 21:39
Qatar: o guia 7 nov 2022, 10:43
Portugal: os jogadores 2 nov 2022, 00:32
Portugal: o guia 1 nov 2022, 23:42
Alemanha: o guia 25 jun 2022, 00:45
Bélgica: o guia 25 jun 2022, 00:00
Dinamarca: o guia 24 jun 2022, 23:55
Irlanda do Norte: o guia 24 jun 2022, 16:02
Áustria: o guia 24 jun 2022, 14:13
França: o guia 24 jun 2022, 00:00
Países Baixos: o guia 23 jun 2022, 23:24
Portugal: o guia 23 jun 2022, 20:41
Inglaterra: o guia 23 jun 2022, 11:38
Suécia: o guia 23 jun 2022, 00:00
Suíça: o guia 23 jun 2022, 00:00
Itália: as jogadoras 22 jun 2022, 20:04
Suíça: as jogadoras 21 jun 2022, 23:28
Bélgica: as jogadoras 21 jun 2022, 23:17
Noruega: as jogadoras 20 jun 2022, 23:35
França: as jogadoras 20 jun 2022, 14:32
Dinamarca: as jogadoras 19 jun 2022, 22:20
Suécia: as jogadoras 17 jun 2022, 00:10
Islândia: as jogadoras 16 jun 2022, 23:17
Finlândia: as jogadoras 16 jun 2022, 15:14
Inglaterra: as jogadoras 16 jun 2022, 01:24
Portugal: as jogadoras 31 mai 2022, 18:34
Polónia: a análise 11 jun 2021, 23:48
França: a análise 11 jun 2021, 13:53
Eslováquia: a análise 11 jun 2021, 00:00
Espanha: a análise 11 jun 2021, 00:00
Escócia: a análise 10 jun 2021, 22:40
Croácia: a análise 10 jun 2021, 22:39
Inglaterra: a análise 10 jun 2021, 22:39
Portugal: a análise 10 jun 2021, 22:01
Suécia: a análise 10 jun 2021, 21:14
Ucrânia: a análise 10 jun 2021, 01:20
Áustria: a análise 10 jun 2021, 01:19
Rússia: a análise 9 jun 2021, 00:11
Finlândia: a análise 9 jun 2021, 00:10
Suíça: a análise 8 jun 2021, 00:11
Turquia: a análise 8 jun 2021, 00:11
Finlândia 7 jun 2021, 00:24
Escócia 7 jun 2021, 00:23
Suíça 7 jun 2021, 00:23
Suécia 7 jun 2021, 00:23
Dinamarca 7 jun 2021, 00:23
Espanha 7 jun 2021, 00:22
Ucrânia 7 jun 2021, 00:22
Itália 7 jun 2021, 00:22
Países Baixos 7 jun 2021, 00:22
Bélgica 7 jun 2021, 00:21
Turquia 7 jun 2021, 00:21
País de Gales 7 jun 2021, 00:20
Macedónia do Norte 7 jun 2021, 00:20
Rep. Checa 7 jun 2021, 00:20
Polónia 7 jun 2021, 00:20
Croácia 7 jun 2021, 00:19
Áustria 7 jun 2021, 00:19
Hungria 7 jun 2021, 00:19
Rússia 7 jun 2021, 00:19
Alemanha 7 jun 2021, 00:18
Eslováquia 7 jun 2021, 00:18
Inglaterra 7 jun 2021, 00:18
França 7 jun 2021, 00:17
Portugal 20 mai 2021, 23:45
100 anos do Sp. Braga 18 jan 2021, 23:51