O Farense terminou numa posição tranquila a época de regresso à Liga e procura manter essa linha na temporada que aí vem. Para isso, manteve José Mota no banco e procurou acrescentar experiência ao plantel, que viu sair muita gente.
Para a defesa, depois das saídas de Gonçalo Silva, Igor Rossi ou Muscat, e para isso o clube apostou no regresso a Portugal de jogadores com muita experiência como Raul Silva e também Lucas Áfrico, além de ter contratado um central formado no Atlético Madrid. Para o meio-campo, que perdeu Mattheus Oliveira e também o ex-capitão Fabrício Isidoro, além de Vítor Gonçalves, chegaram também jogadores com rodagem de Liga, como Ângelo Neto, ex-Casa Pia, ou Filipe Soares.
Para a frente, depois das saídas de Bruno Duarte, Rui Costa, Zé Luis e Ponde, o Farense promoveu outro regresso à Liga, o de Tomané, além de ter contratado os espanhóis Dario Poveda e Alex Bermejo. Para a baliza chegou Kaique Pereira, cedido pelo Palmeiras, quando o mercado continua aberto nos dois sentidos e há jogadores com o futuro em aberto, como o guarda-redes Ricardo Velho ou o extremo Belloumi. E está na calha um reforço de apelido sonante para a baliza: Lucas Cañizares, filho de Santiago Cañizares.
O primeiro objetivo é a permanência, mas o Farense olha mais além, quer fazer igual ou melhor do que na época passada, agora como único representante do Algarve, depois da descida do Portimonense.
Classificação da época passada: 10º
Melhor classificação: 5º (1994/95)
Presenças na I Divisão: 25
Objetivo: Consolidar posição na Liga
Aos 60 anos, José Mota é o mais velho e também o mais experiente dos treinadores da Liga 2024/25. O treinador que iniciou a carreira há mais de duas décadas e soma mais de 400 jogos na Liga é um veterano de muitas batalhas e, mesmo num futebol que tem valorizado técnicos mais novos, vai continuando o seu caminho, agora numa relação que tem sido sólida com o Farense. Chegou há dois anos a meio da época e conduziu o clube de volta à Liga. Manteve a equipa no primeiro escalão, ao contrário do que tinha acontecido na anterior subida, em 2019, e continua agora para uma terceira temporada.
Entradas: Kaique Pereira (Palmeiras), Marco Moreno (A. Madrid), Ângelo Neto (Casa Pia), Alex Bermejo (Burgos), Raúl Silva (CS U Craiova), Lucas Áfrico (FK Qabala), Darío Poveda (Cartagena), Filipe Soares (Moreirense) e Tomané (APOEL).
Saídas: Mattheus Oliveira (Khorfakkan), Cristian Ponde, Igor Rossi, Vítor Gonçalves (Mafra), Zé Luís, Artur Jorge, Zach Muscat, Facundo Cáseres (Gil Vicente), Fabrício Isidoro (Al Muharraq), Gonçalo Silva (FC Noah), Rui Costa (Tobol Kostanay), Fran Delgado (Ceuta, por empréstimo) e Bruno Duarte (Estrela Vermelha).
Marco Moreno diz que o Farense já o seguia há dois anos e o clube algarvio foi a sua primeira escolha na hora de terminar uma longa ligação ao At. Madrid. O central fez grande parte da formação nos «colchoneros», somou experiência na formação B e foi chamado por várias vezes à equipa principal, embora não tenha chegado a fazer a estreia oficial. Aos 23 anos, decidiu cortar amarras e passar a fronteira, para tentar crescer em Faro.