Maisfutebol

A história de 12 Cristianos Ronaldos

1
Cristiano Ronaldo (gentilmente cedida pela Associação Portuguesa MiniFootball))

Cristiano Ronaldo em Barcelona...e do Benfica

Por Samuel Santos

Cristiano Ronaldo Sousa Carvalho – 20 anos (novembro 2004), ex-Sp. Torres (futsal)

Reencontra o Maisfutebol, depois da conversa em 2015.

«O meu irmão sugeriu o nome e o meu pai foi atrás da ideia. A minha mãe não gostou muito. O meu irmão é quatro anos mais velho e chama-se Ricardo Carvalho, como o defesa. Curiosamente, o meu pai também se chama Ricardo Carvalho.»

«Parei de jogar na época passada, no Sp. Torres. Vários jogadores saíram e reforcei a atenção nos estudos. Estou em Barcelona desde novembro, em Erasmus, e estagio na área de Informática de Redes. Esta é a minha praia.»

«Foi engraçado quando os colegas de trabalho me perguntaram o nome. Foram apanhados de surpresa. Eles gostam de entrar em picardias sobre o Cristiano Ronaldo e o Messi. E eu sou benfiquista, então houve picardias pelo jogo da Champions. Já em Portugal gostam de gozar por me chamar Cristiano Ronaldo e ser do Benfica. É raro, não conheço outro.»

«Já assisti a dois jogos do Barcelona, o Lamine Yamal é o melhor, pela idade e pela qualidade.»

«Ainda vou ponderar retomar a carreira de jogador, porque quero vingar. Mas, agora, estou focado nesta fase. O meu irmão fundou o Futsal Jogado, e vou ponderar jogar lá.»

2
Cristiano Ronaldo (gentilmente cedida pelo Prado)

Cristiano Ronaldo agarra o apito

Cristiano Ronaldo Sousa Peixoto – 21 anos (5 de fevereiro de 2004), ex-Freiriz

«Sou natural de Vila do Prado, município de Vila Verde. A princípio queriam-me dar o nome de Joaquim, ainda bem que isso não aconteceu. A minha mãe chama-se Cristina, então fiquei Cristiano. O meu pai sempre gostou do Ronaldo “Fenómeno”. Ou seja, a conjugação foi pura coincidência. E eu nasci a 5 de fevereiro, tal como o Cristiano Ronaldo. As pessoas não acreditam no meu nome, nem na data de nascimento, sou obrigado a mostrar a identificação.»

«O Cristiano Ronaldo sempre foi o meu ídolo e eu usava o número 17. Jogava sobretudo a médio, na zona do 10. Sou do Benfica, tal como os meus pais.»

«Uma história caricata? Há uns anos, quando fui operado ao apêndice, fui atendido quase no imediato graças ao nome.»

«Deixei de jogar há dois anos, tive algumas lesões pelo caminho. Mas continuei a estudar e sou árbitro no distrital. Ainda não estabeleci objetivos, porque é exigente conciliar a arbitragem com a universidade. Estudo Engenharia Eletrónica na Universidade do Minho.»

3
Cristiano Ronaldo, pelo futsal do Porto da Cruz (DR)

Cristiano Ronaldo do Faial, gémeo de Cristiana

Cristiano Ronaldo Sousa Freitas – 20 anos (setembro de 2004), ex-Porto da Cruz

«Sou natural do Faial, freguesia na ilha da Madeira. O nome surgiu porque o meu pai é do Sporting e as minhas tias queriam dar um nome famoso. O Cristiano Ronaldo estava no Manchester United e, então, ficou assim decidido. Eu tenho uma gémea, que se chama Cristiana. Jogámos futsal juntos na infância. Sempre tive o sonho de ser jogador, nunca saía de casa sem dar uns toques. Infelizmente, não deu certo.»

«Neste momento estudo Desporto em Viana do Castelo e quero seguir a área do ensino. Já a minha irmã, está na Madeira e estuda Psicologia. Somos do Benfica, contrariámos o nosso pai.»

«Quando era mais novo, os meus amigos brincavam com o nome, mas era inveja. Curiosamente, na Madeira todos me chamam de Cristiano. E no continente tratam-me por Ronaldo.»

«O Cristiano Ronaldo é o meu ídolo, é o jogador mais completo.»

4
Cristiano Ronaldo (gentilmente cedida pelo Olímpico do Montijo)

Cristiano Ronaldo no ataque do Montijo

Cristiano Ronaldo Campos Pereira – 18 anos (julho de 2006), extremo do Olímpico do Montijo

«O nome foi imposto pelas minhas irmãs, que hoje têm 26 e 27 anos. Sou natural de Setúbal. Gostava muito de fazer carreira, o meu sonho é ser jogador profissional. Sei que tenho 18 anos, mas há que não desistir e ter foco.»

«Pessoas que não me conhecem ficam em dúvida sobre o nome. Quando vou ao médico, as pessoas ficam a olhar para mim, até fico nervoso, não sei como agir. Não é um nome comum, as pessoas ficam surpreendidas.»

«O Cristiano Ronaldo é o meu ídolo. O nome calhou bem, porque tornou-se no meu ídolo, pela determinação que apresenta, não há outro que trabalhe e batalhe como ele.»

5

Cristiano Ronaldo, do acaso às Ciências Forenses

Cristiano Ronaldo Moreira Sousa – 21 anos (fevereiro de 2003), ex-Lobão

«Os meus pais deram-me este nome por mero gosto. O Cristiano Ronaldo ainda não era famoso. Por isso, foi um acaso.»

«Sou do Sporting. Comecei a jogar em Fiães, sou natural de Santa Maria da Feira. Parei de jogar, sobretudo, pelos estudos. Na altura entrámos em confinamento (2020). Ainda estudo, em Ciências Forenses.»

«Nenhum jogador me marca como o Cristiano Ronaldo. Sempre que posso tento ver os jogos dele. Do percurso do Cristiano Ronaldo ficam lições de muito trabalho, carisma e carácter. Espero ainda o ver ao vivo, sei que a carreira não vai durar muito mais tempo.»

6
Cristiano Ronaldo no Costifoot (DR)

Cristiano Ronaldo a defesa central

Cristiano Ronaldo Espírito Santo Silva – 20 anos (março de 2004), ex-Costifoot

«Sou natural de Leiria. Os meus pais ainda não tinham definido o meu nome aquando do nascimento. Nessa altura, tinham brincado com a ideia "Cristiano Ronaldo". E ficou. Tenho também os apelidos de Espírito Santo, mas não sou da família do treinador do Nottingham.»

«Joguei vários anos de azul e branco, mas o meu clube é o Sporting, onde comecei a jogar. Aos 4 anos entrei para a Academia do Sporting da Marinha Grande (EAS Marinha Grande). Uma vez por ano íamos a Alvalade e a Alcochete. Comecei como ponta de lança, mas no futebol de 7 recuei para defesa central. Ainda me tentei adaptar a médio defensivo, mas cresci como central.»

«Sempre usei “Ronaldo” no equipamento. E as pessoas questionavam-me sobre a veracidade do nome. Ainda hoje, com 20 anos, tenho de mostrar o Cartão de Cidadão.»

«O Cristiano Ronaldo é a minha referência, porque tento replicar a postura humilde e trabalhadora, dentro e fora de campo. Trabalho como lojista. Interrompi o percurso como jogador para ser árbitro, mas planeio regressar aos relvados como atleta.»

7
Cristiano Ronaldo no Clube Futebol Benfica (DR)

Cristiano Ronaldo e o sonho de ajudar a família

Cristiano Ronaldo Araújo Tavares – 17 anos (outubro de 2007), avançado do Porto Alto

«O meu pai via muito o Cristiano Ronaldo. Nunca vi um jogo dele ao vivo, tenho esse sonho. É o meu ídolo, mas também gosto do Vinicius Júnior (Real Madrid). Sou extremo e ponta de lança. Joguei no Clube Futebol do Benfica, mas sou do Sporting, onde sonho estar.»

«O nome cria pressão, mas tenho de trabalhar. Quando digo o meu nome, respondem-me que é mentira. Já fui obrigado a mostrar o Cartão de Cidadão.»

«Tenho o meu festejo, coloco o dedo na mente e a mão na boca, o que representa o foco a cada dia. Quero ser jogador profissional e ajudar a minha família. Quero chegar longe.»

8
Cristiano Ronaldo, avançado do Cuiabá (DR)

Cristiano Ronaldo nascido em São Paulo

Cristiano Ronaldo Fernandes Bonfim – 17 anos (junho de 2007), avançado do Cuiabá

«Quando nasci, os meus pais foram ao cartório com a ideia de me batizar como Cristian Rodrigues, para homenagear um cantor. Mas, não foi possível. Por isso, a “moça” responsável deu algumas sugestões, entre as quais Cristiano Ronaldo. Os meus pais acabaram por pesquisar e perceberam que o Cristiano Ronaldo estava a crescer. Aceitaram a sugestão e, anos mais tarde, aconteceu o “boom”. Acabou por ser uma feliz coincidência.»

«É um nome que me ajuda a crescer no mundo do futebol, porque também tenho a oportunidade de contar esta história. Também tenho uma fotografia na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, quando lá fui jogar. Fico muito feliz por carregar este nome, porque sou fã. Ele é uma pessoa muito focada nos objetivos.»

«O meu sonho é jogar na Europa e acompanho o futebol português, sobretudo o Sporting. Neste momento jogo no Cuiabá. Sou natural de Americana, no estado de São Paulo.»

9
Cristiano Ronaldo (gentilmente cedida pelo Valecambrense)

Cristiano Ronaldo aprecia Sérgio Conceição

Cristiano Ronaldo Marques Pangaio – 20 anos (agosto de 2004), ex-Valecambrense

«O meu pai escolheu o nome e a minha mãe acabou por aceitar. Nasci pouco depois do Euro 2004. O meu pai é portista, mas sempre identificou talento no Cristiano Ronaldo. E eu sou do Benfica.»

«Comecei no futebol da Oliveirense. Joguei a extremo. De momento não jogo, mas pretendo voltar, talvez na próxima época. Atualmente sou treinador dos benjamins do Valecambrense. O Sérgio Conceição é a minha inspiração.»

«O meu nome sempre criou histórias. Agora, os miúdos [que treino] acham piada referir. Acho que este nome não comporta pressão, mas sim responsabilidade e motivação para seguirmos o exemplo. É o melhor de todos os tempos e sempre será.»

«Além de treinador, também trabalho na área da metalurgia, na injeção.»

10
Cristiano Ronaldo, Rabo de Peixe (DR)

Cristiano Ronaldo de Rabo de Peixe

Cristiano Ronaldo Silva Cabral – 12 anos (março de 2012), médio do Rabo de Peixe

Pela idade deste jovem atleta, o Maisfutebol conversou com o pai, Nélson Cabral.

«Muitas pessoas pensam que o meu filho está a mentir quando diz o nome. Mas, há muitos Cristianos Ronaldos nos Açores e em Rabo de Peixe. Fui eu que escolhi o nome, porque sempre gostei do Cristiano Ronaldo. O meu filho também gosta muito dele.»

«O meu Cristiano joga a médio esquerdo e direito. E diverte-se muito, puxa ao pai, que também jogou. Representei o Santa Clara, Rabo de Peixe e Micaelense. É como diz o provérbio: filho de peixe sabe nadar. Gosto de dar conselhos ao meu Cristiano, mas ele vai ser melhor do que o pai. Ele joga de azul e branco, mas é do Sporting. Não puxou ao pai, porque sou do Benfica.»

11
Cristiano Ronaldo (gentilmente cedida pelo Bobadelense)

Cristiano Ronaldo aponta a Schjelderup

Cristiano Ronaldo Silva Correia – 15 anos (janeiro de 2010), avançado do Bobadelense

«Os meus pais gostam muito do Cristiano Ronaldo. E é o meu ídolo. A minha primeira memória do Cristiano Ronaldo é a final do Euro 2016. Sou natural de Bobadela – Loures – e jogo de amarelo e azul, mas o meu clube é o Benfica. Mas, o Cristiano Ronaldo é o melhor do Mundo.»

«Eu sou canhoto e jogo a extremo esquerdo. A minha referência no Benfica é o Schjelderup. Sonho jogar em qualquer grande emblema, para ajudar a minha família. Na camisola tenho “Cris” e uso o número 79, porque era o número disponível.»

12
Cristiano Ronaldo, Escola Académica Caldas (DR)

Cristiano Ronaldo no miolo e de azul

Cristiano Ronaldo Duarte Feliciano Neves – 16 anos (setembro de 2008), médio na Escola Académica de Futebol (Caldas)

«Quem escolheu o nome foi a minha mãe e a minha avó, porque gostam muito do Cristiano Ronaldo. E é o meu ídolo. Desde pequeno que vejo vídeos dele.»

«Sempre quis praticar desporto e foi o futebol que me conquistou. Sempre joguei a médio e nessa posição tenho o Bruno Fernandes como referência. As equipas que representei – a Esc. Académica e o Coto – sempre vestiram de azul, mas apoio o Sporting. Uso o número 5, porque serve para a posição de médio.»

Maisfutebol
O onze nacional do ano 24 dez 2024, 19:00
Boavista: a mesma luta 7 ago 2023, 11:00
Croácia: os jogadores 18 nov 2022, 16:13
Sérvia: os jogadores 17 nov 2022, 16:34
Bélgica: os jogadores 17 nov 2022, 15:08
Suíça: os jogadores 16 nov 2022, 13:36
Camarões: os jogadores 15 nov 2022, 15:46
EUA: os jogadores 15 nov 2022, 00:38
Irão: os jogadores 14 nov 2022, 23:24
Uruguai: o guia 11 nov 2022, 18:42
Gana: o guia 11 nov 2022, 15:09
Brasil: o guia 10 nov 2022, 21:39
Qatar: o guia 7 nov 2022, 10:43
Portugal: os jogadores 2 nov 2022, 00:32
Portugal: o guia 1 nov 2022, 23:42
Alemanha: o guia 25 jun 2022, 00:45
Bélgica: o guia 25 jun 2022, 00:00
Dinamarca: o guia 24 jun 2022, 23:55
Irlanda do Norte: o guia 24 jun 2022, 16:02
Áustria: o guia 24 jun 2022, 14:13
França: o guia 24 jun 2022, 00:00
Países Baixos: o guia 23 jun 2022, 23:24
Portugal: o guia 23 jun 2022, 20:41
Inglaterra: o guia 23 jun 2022, 11:38
Suécia: o guia 23 jun 2022, 00:00
Suíça: o guia 23 jun 2022, 00:00
Itália: as jogadoras 22 jun 2022, 20:04
Suíça: as jogadoras 21 jun 2022, 23:28
Bélgica: as jogadoras 21 jun 2022, 23:17
Noruega: as jogadoras 20 jun 2022, 23:35
França: as jogadoras 20 jun 2022, 14:32
Dinamarca: as jogadoras 19 jun 2022, 22:20
Suécia: as jogadoras 17 jun 2022, 00:10
Islândia: as jogadoras 16 jun 2022, 23:17
Finlândia: as jogadoras 16 jun 2022, 15:14
Inglaterra: as jogadoras 16 jun 2022, 01:24
Portugal: as jogadoras 31 mai 2022, 18:34
Polónia: a análise 11 jun 2021, 23:48
França: a análise 11 jun 2021, 13:53
Eslováquia: a análise 11 jun 2021, 00:00
Espanha: a análise 11 jun 2021, 00:00
Escócia: a análise 10 jun 2021, 22:40
Croácia: a análise 10 jun 2021, 22:39
Inglaterra: a análise 10 jun 2021, 22:39
Portugal: a análise 10 jun 2021, 22:01
Suécia: a análise 10 jun 2021, 21:14
Ucrânia: a análise 10 jun 2021, 01:20
Áustria: a análise 10 jun 2021, 01:19
Rússia: a análise 9 jun 2021, 00:11
Finlândia: a análise 9 jun 2021, 00:10
Suíça: a análise 8 jun 2021, 00:11
Turquia: a análise 8 jun 2021, 00:11
Finlândia 7 jun 2021, 00:24
Escócia 7 jun 2021, 00:23
Suíça 7 jun 2021, 00:23
Suécia 7 jun 2021, 00:23
Dinamarca 7 jun 2021, 00:23
Espanha 7 jun 2021, 00:22
Ucrânia 7 jun 2021, 00:22
Itália 7 jun 2021, 00:22
Países Baixos 7 jun 2021, 00:22
Bélgica 7 jun 2021, 00:21
Turquia 7 jun 2021, 00:21
País de Gales 7 jun 2021, 00:20
Macedónia do Norte 7 jun 2021, 00:20
Rep. Checa 7 jun 2021, 00:20
Polónia 7 jun 2021, 00:20
Croácia 7 jun 2021, 00:19
Áustria 7 jun 2021, 00:19
Hungria 7 jun 2021, 00:19
Rússia 7 jun 2021, 00:19
Alemanha 7 jun 2021, 00:18
Eslováquia 7 jun 2021, 00:18
Inglaterra 7 jun 2021, 00:18
França 7 jun 2021, 00:17
Portugal 20 mai 2021, 23:45
100 anos do Sp. Braga 18 jan 2021, 23:51