Maisfutebol

Bélgica

1
Thibaut Courtois

Thibaut Courtois

Clube: Real Madrid

Data de Nascimento: 11.05.1992

Quando não está entres os postes das balizas do Real Madrid ou da Bélgica, este guarda-redes gigante tem usado o seu tempo livre para investir massivamente nos E-Sports tendo-se tornado no ano passado no maior accionista de uma empresa chamada DUX gaming a par do avançado do Betis Borja Iglesias. É suposto os dois atuarem como «consultores, bem como criadores de conteúdos» para a empresa que o ano passado acrescentou o clube DUX International Madrid (antigo Inter Madrid), do terceiro escalão do futebol espanhol, ao seu portefólio. Courtois também gosta de testar as suas habilidades frente às maiores estrelas da Fórmula 1 na sua PS5 e é uma presença habitual no circuito Virtual GP.

2
Toby Alderweireld

Toby Alderweireld

Clube: Tottenham

Data de Nascimento: 02.03.1989

Depois de ter sido nomeado Campeão da Comunidade pelo sindicato de jogadores profissionais em Inglaterra (PFA), pelo seu incansável trabalho com a fundação do Tottenham, Alderweireld tornou-se o rosto de uma campanha anti-bullying na Bélgica, este ano. Ofereceu mil pulseiras a jovens, pedindo-lhes que pensem duas vezes antes de fazerem comentários negativos nas redes sociais.

Durante o auge da pandemia da covid-19 também ofereceu tablets aos doentes internados nos hospitais para ajudá-los a manterem-se em contato com as respetivas famílias. «Como jogadores de futebol, acho que temos um papel importante em retribuir com o que pudermos para a comunidade local», referiu.

3
Thomas Vermaelen

Thomas Vermaelen

Clube: Vissel Kobe

Data de Nascimento: 14.09.1985

O antigo jogador do Arsenal e do Barcelona tem estado a divertir-se na terra do sol nascente depois de ter deixado a Europa para trás em 2019. «As pessoas acham que é difícil chegar aqui e adaptares-te ao Japão, mas a verdade é que as pessoas aqui são muito acessíveis, tanto no clube como fora do clube», disse Vermaelen. «No meu caso foi muito fácil. Também gosto da diferença cultural que o Japão oferece. Gosto de aprender coisas novas, de ter novas experiências». O defesa quebrou recentemente a relação com o antigo empresário e padrinho de casamento, na sequência de um desentendimento quanto à sua transferência para o Vissel Kobe.

4
Bélgica-Panamá

Dedryck Boyata 

Clube: Hertha Berlim

Data de Nascimento: 28.11.1990

Parece incrível, mas o antigo jogador do Manchester City só começou a jogar futebol a sério aos 13 anos, mas a verdade é que tem sido uma presença regular nos palcos internacionais na última década. Em abril passado contrariou as indicações do Hertha para não jogar na goleada da Bélgica à Bierlorrússia (8-0), depois de uma paragem por lesão de três meses, e, dois dias depois, contraiu uma nova lesão na coxa. «Quando um jogador não faz nada durante três meses e depois vai jogar 45 minutos, estas coisas acontecem», reagiu o treinador do Hertha, Pal Dardai, irritado com a situação.

5
Jan Vertonghen

Jan Vertonghen

Clube: Benfica

Data de Nascimento: 24.04.1987

Um assumido fã de ciclismo que tem Greg Van Avermaet como ídolo no desporto, Vertonghen foi visto muitas vezes na aplicação Zwift (aplicação virtual de treino e corridas de bicicleta) durante o confinamento e até convenceu o melhor amigo Eric Dier a juntar-se a ele quando estavam os dois juntos nos Spurs – mesmo que o antigo jogador do Sporting não esteja tão inclinado para ser apenas um espectador. «Sempre lhe disse que até gostava de andar de bicicleta, mas não de ficar a ver os outros a andar. Cheguei-lhe a sugerir que fossemos de férias de bicicleta para ele me tentar convencer», disse Dier.

Agora fixado em Lisboa com o Benfica, Vertonghen não se arrepende de ter deixado Londres: «Joguei no Tottenham por oito anos, mas não ganhei títulos. Aqui jogo por títulos».

6
Axel Witsel

Axel Witsel

Clube: Borussia Dortmund

Data de Nascimento: 12.01.1989

Está incluído nas opções de Roberto Martínez mesmo depois de ter sofrido uma rotura no tendão de Aquiles em janeiro, o que revela a importância que tem nesta equipa. Witsel também tem um interesse especial por vinhos, tendo produzido garrafas para o restaurante do amigo Marc Carnevale em Liège, além de ter uma marca própria de vinho com as suas iniciais «AW».

7
12. Kevin De Bruyne

Kevin De Bruyne

Clube: Manchester City

Data: 28.06.1991

A Bélgica não era a única opção para De Bruyne quando passou a internacional. A sua mãe, Anna, cresceu no Burundi antes de se mudar para a Europa e casar com o pai de De Bruyne, Herwig, embora os Diabos Vermelhos tenham sido sempre a sua primeira opção. Na altura em que renovou com o City não recorreu a um empresário, em vez disso contratou analistas de dados para avaliar a sua influência, acabando por conseguir um aumento significativo do seu salário.

8
Youri Tielemans (Instagram)

Youri Tielemans

Clube: Leicester

Data de Nascimento: 07.05.1997

O herói da conquista da Taça de Inglaterra pelo Leicester destaca-se por ser um dos jogadores mais autocríticos do plantel e é conhecido por rever os 90 minutos dos jogos poucas horas depois de os ter disputado. O seu treinador, Brendan Rodgers, refere-se a ele como o mais maduro dos jovens que já treinou. Jamie Vardy também é fã de Tielemens e antes do Brexit pediu-lhe várias vezes para trazer algumas garrafas de Jupiler, a sua cerveja favorita da Bélgica.

9
Lukaku

Romelu Lukaku

Clube: Inter Milão

Data de Nascimento: 13.05.1993

É o jogador da moda em Itália depois de ter ajudado o Inter a conquistar o seu primeiro scudetto em mais de uma década e é agora a cara das campanhas de publicidade da Maserati e da Versace. «Desde que cheguei ao Inter mudei a minha dieta e posso dizer que nunca me senti tão forte. A minha dieta consiste em saladas ao almoço, muitos peitos de frango e massa Shirataki. Não mudei a minha forma de comer muito, mas pela forma como jogamos, temos de ter um físico forte, corremos muito: desde que mudei o meu estilo de vida, sinto-me melhor em campo, mais reativo e mais rápido».

10
Bélgica-Panamá

Eden Hazard

Clube: Real Madrid

Data de Nascimento: 07.01.1991

O capitão, apesar de raramente ter jogado nos últimos dois anos. Como toda a gente testemunhou depois da derrota do Real Madrid diante do Chelsea, na Liga dos Campeões, foi apanhado a rir-se com o antigo companheiro Kurt Zouma. Hazard é uma daquelas pessoas que consegue aliviar a pressão num grupo com uma piada ou com um sorriso maroto, embora não o faça sempre na melhor altura. O selecionador espera que um grande torneio possa trazer de novo ao de cima as qualidades do seu capitão.

11
Yannick Carrasco

Yannick Carrasco

Clube: Atlético Madrid

Data de Nascimento: 4.09.1993

Os companheiros do Atlético Madrid costumavam tratá-lo por «Beckham» na sua primeira temporada em Espanha. Carrasco teve alguns desentendimentos com o treinador Diego Simeone, mas acabou por ter uma segunda oportunidade depois de voltar da sua aventura na China. Um verdadeiro vencedor. No início deste ano foi forçado a pedir emprestado o Fiat Panda 4x4 ao vizinho depois da tempestade de neve Filomena ter condicionado os acessos à capital espanhola e, pelo caminho, deu boleia a Sime Vrsaljko e Thomas Lemar.

12
Simon Mignolet

Simon Mignolet

Clube: Club Brugge

Data de Nascimento: 06.03.1988

De volta ao futebol belga depois de uma longa passagem pela Premier League, o guarda-redes com uma licenciatura em Ciências Politicas da Universidade Católica de Leuven tem estado muito ocupado fora dos relvados. Depois de em 2016 já ter lançado a sua marca própria de cafés e lojas, num projeto com a mulher Jasmien e com o irmão Wouter, Mignolet começou também a produzir cápsulas de café sob a marca Twenty Two – o número que habitualmente usa nas camisolas. «Em qualquer parte do mundo onde esteja este número faz-me sentir em casa e faz-me lembrar os bons velhos tempos, no Saint-Trond, Sunderland e Liverpool», referiu.

13
Matz Sels

Matz Sels

Clube: Estrasburgo

Data de nascimento: 26.02.1992

A terceira opção da Bélgica está a desfrutar de uma vida bem mais tranquila em Estrasburgo, depois da sua passagem pelo Newcastle quando foi forçado a apagar as suas contas nas redes sociais por sucessivos insultos. Está de volta à seleção depois de ter vencido uma dura batalha contra uma lesão no tendão de Aquiles no ano passado, apesar de ainda não ter somado uma internacionalização.

14
Mertens

Dries Mertens

Clube: Nápoles

Data de Nascimento: 6.05.1987

Um napolitano por adoção. Mertens tem obras de arte de rua dedicadas a ele em Nápoles e entregou definitivamente o coração à cidade desde que chegou do PSV Eindhoven em 2013. É fácil encontrar Mertens num café ou num dos bares de Nápoles. Durante o confinamento, foi várias vezes visto a correr com o seu cão e a fazer exercícios com uma grande garrafa de vinho na sua varanda – algo que é perfeitamente aceitável se fores o melhor marcador de sempre do Nápoles.

15
Thomas Meunier

Thomas Meunier

Clube: Borussia Dortmund

Data de Nascimento: 12.09.1991

Farto dos constantes insultos que recebia nas redes sociais, o experiente defesa tomou a posição de deixar de seguir toda a gente. Meunier confidenciou mais tarde que era «impossível permanecer insensível».

Gosta de relaxar com visitas a galerias de arte e diz que a «Persistência da Memória» de Salvador Dali é o seu quadro favorito. «É surreal e sai fora da vulgaridade. Talvez seja por isso que me toca».

16
Thorgan Hazard

Thorgan Hazard

Clube: Borussia Dortmund

Data de Nascimento: 29.03.1993

O irmão mais novo. E, tal como o irmão Eden no Real Madrid, Thorgan tem sofrido bastante com lesões esta temporada. Gosta de provocar o irmão e os companheiros de equipa e tem o nome de um personagem que nasceu noutro planeta e foi criado por vikings depois da sua nave ter caído no planeta terra.

17
Hans Vanaken (Instagram)

Hans Vanaken

Clube: Club Brugge

Data de Nascimento: 24.08.1992

Eleito por duas vezes como melhor jogador da liga belga, Hans Vanaken rejeitou uma abordagem do West Ham no verão passado dando prioridade à Liga dos Campeões em detrimento da Premier League. «O West Ham não me pareceu que fosse o passo lógico para a minha carreira. Gosto de jogar para ganhar troféus. Quero ganhar títulos e prefiro estar numa equipa que me permita fazer todos os jogos. Penso que posso atingir um nível mais alto se ficar aqui», referiu na altura.

18
Jason Denayer (Instagram)

Jason Denayer

Clube: Lyon

Data de Nascimento: 28.06.1995

O jogador que cresceu a treinar descalço numa academia especial em Bruxelas encontrou finalmente o seu lugar em França após um início de carreira de saltimbanco desde que se mudou para o Manchester City em 2013. Apesar de ser uma figura discreta fora do campo, Denayer foi nomeado capitão do Lyon na última temporada, mas diz que assume a responsabilidade de liderança de uma forma muito própria. «Não quero mudar a minha personalidade, quero continuar a ser igual a mim próprio. O facto de ser calado não me impede de falar com as pessoas. Há formas diferentes de dizer as coisas, mas se tiver de dizer algo – seja bom ou mau - vou fazê-lo. Tudo o que faço é em nome dos interesses da equipa».

19
Leander Dendoncker

Leander Dendoncker

Clube: Wolverhampton

Data de Nascimento: 15.04.1995

Filho de um criador de porcos que cresceu nos campos da Flandres não tem redes sociais e é feliz por ser reservado a esse nível. Depois de uma fase difícil de adaptação ao Wolverhampton, agora está definitivamente bem instalado na cidade do Black Country. «Já vou na minha terceira temporada aqui e acho que as pessoas são muito abertas e disponíveis, são mesmo acolhedoras e os adeptos, como as pessoas em geral, e mesmo o clube é muito caloroso e já começo a sentir-me em casa».

20
Benteke (Instagram)

Christian Benteke

Clube: Crystal Palace

Data de Nascimento: 3.12.1990

Um sobrevivente. Adora a vida em Londres – os seus filhos falam melhor inglês do que francês ou flamengo. Benteke está basicamente a viver um sonho depois de ter começado a jogar num pequeno clube de província aos 13 anos. Cresceu num bairro social de Liège, mas conseguiu manter-se afastado da criminalidade. Quando as notas da escola não eram boas, o pai, um antigo polícia, desfazia-lhe as chuteiras em pedaços.

21
Bélgica-Cazaquistão (Reuters)

Timothy Castagne

Clube: Leicester

Data de Nascimento: 5.12.1995

O central do Leicester é um jogador discreto e trabalhador que passou a ser o defesa belga mais caro de sempre quando se transferiu para o King Power Stadium no verão passado. A sua carreira poderia ter sido bem diferente caso o compatriota Foket não tivesse falhado os exames médicos na Atalanta que o acabou por contratar a ele.

22
Nacer Chadli

Nacer Chadli

Clube: Istanbul Basaksehir

Data de nascimento: 02.08.1989

Ficou conhecido por «golfinho» desde que passou pelos Spurs. Chadli tem-se debatido com muitas lesões nas últimas temporadas e tem sentido dificuldade para jogar de forma regular desde que se mudou para a Turquia. Mas a verdade é que Roberto Martinez continua a contar com ele pela sua polivalência, uma vez que pode jogar em praticamente todas as posições – talvez esteja relacionado pelo seu interesse no jogo de tabuleiro de estratégia os Descobridores de Catan.

23
Bélgica-Rep. Checa

Michy Batshuayi

Clube: Chelsea

Data de nascimento: 2.10.1993

Um personagem colorido no que diz respeito aos seus interesses e às suas escolhas de roupa. Cometeu o erro de anunciar no Twitter que estava convocado para a fase final antes do anúncio oficial, o que o deixou em apuros com o selecionador. «São 50 flexões no primeiro treino, Michy», anunciou a conta oficial da federação belga em reação ao tweet do avançado.

24
Leandro Trossard (Instagram)

Leandro Trossard

Clube: Brighton

Data de Nascimento: 4.12.1994

Durante muito tempo houve a ideia de que Trossard nunca teria uma oportunidade para jogar pela seleção. Lesionou-se várias vezes em que estava prestes a fazer a sua estreia, mas agora parece ter finalmente conseguido entrar no grupo desde que marcou dois golos à Bielorrússia no início deste ano. Passou o confinamento fechado em casa em Genk a construir uma réplica do Taj Mahal em lego, juntando meticulosamente todas as 5,923 peças.

25
Jérémy Doku

Jeremy Doku

Clube: Rennes

Data de Nascimento: 27.05.2002

Somou a primeira internacionalização o ano passado e marcou no segundo jogo frente à Islândia uns dias depois. Ainda como júnior esteve muito perto de assinar pelo Liverpool, mas tem sentido dificuldades em ser consistente em França desde a transferência recorde da liga belga. É muitas vezes comparado a Hazard pelas suas capacidades de driblar.

26
Dennis Praet (Instagram)

Dennis Praet

Clube: Leicester

Data de Nascimento: 14.05.1994

A sua carreira no Leicester começou de forma bizarra depois de ter sido contratado à Sampdória em 2018. «Não tinha botas por isso fiz os dois primeiros treinos e o primeiro jogo com as botas de outra pessoa. Nem sei de quem eram», recordou. Gosta de fazer jardinagem e de ver séries de televisão nos tempos livres, especialmente durante o confinamento. «Vi muitas séries. A Casa de Papel, Ozark, The Missing – uma série sobre pessoas desaparecidas, estilo investigação-detetive, que gosto muito».

Textos de Kristof Terreur, que escreve para o HNL.
Siga-o no twitter.

Maisfutebol
Finlândia 7 jun, 00:24
Escócia 7 jun, 00:23
Suíça 7 jun, 00:23
Suécia 7 jun, 00:23
Dinamarca 7 jun, 00:23
Espanha 7 jun, 00:22
Ucrânia 7 jun, 00:22
Itália 7 jun, 00:22
Países Baixos 7 jun, 00:22
Turquia 7 jun, 00:21
Bélgica 7 jun, 00:21
País de Gales 7 jun, 00:20
Rep. Checa 7 jun, 00:20
Polónia 7 jun, 00:20
Áustria 7 jun, 00:19
Croácia 7 jun, 00:19
Hungria 7 jun, 00:19
Rússia 7 jun, 00:19
Alemanha 7 jun, 00:18
Eslováquia 7 jun, 00:18
Inglaterra 7 jun, 00:18
França 7 jun, 00:17
Portugal 20 mai, 23:45