Maisfutebol

O melhor do Dia das Mentiras

1
Rangers

O Rangers contratou o próprio Dia das Mentiras

por PEDRO JORGE DA CUNHA

O gigante de Ibrox vivia anos dourados e nos cofres não faltava liquidez. A boa disposição dos protestantes, muito tempo antes de o clube chegar à beira da extinção, permitiu-lhes brincar com os adeptos e anunciar a contratação de um tal Yardis Alpolfo.

Ora, à primeira vista, o nome remeteria para um qualquer futebolista originário da América do Sul, certamente um jovem ainda desconhecido e com um talento enorme. Mas não.

Yardis Alpolfo mais não era do que um anagrama de April Fools' Day, a expressão anglo-saxónica para Dia das Mentiras. O craque teve até direito a aparecer em destaque no site oficial do Rangers.

Yardis Alpolfo. Jogava muito.

2
Cristiano no Dia das Mentiras

O dia em que Cristiano devolveu a Bola de Ouro

A rivalidade entre Cristiano Ronaldo e Lionel Messi terá para sempre um lugar especial nas enciclopédias que discorram sobre a história do planeta-futebol.

Durante os últimos 16/17 anos, o português e o argentino suplantaram todos os limites que julgávamos inultrapassáveis e bateram todos os recordes que julgávamos impossíveis.

Em 2018, a revista francesa France Football, até 2016 responsável pela atribuição da Bola de Ouro anual ao melhor jogador do mundo, decidiu brincar com essa rivalidade e anunciou que Cristiano devolvera o troféu relativo a 2017.

«Após perder o clássico contra o Barcelona, o português anunciou à France Football que devolveria a Bola de Ouro, dizendo que não o merece e que o mais justo seria entregá-lo a Lionel Messi.»

Raras vezes a rivalidade entre os dois melhores do planeta terá sido vivida com um sorriso do tamanho do... mundo. Neste caso teve mesmo de ser assim.

3
Neymar no Mérida

AD Mérida anuncia a chegada de Neymar

Neymar só estava há alguns meses no PSG, mas as polémicas já o acompanhavam e rumores indicavam que o brasileiro se fartara da vida na Cidade Luz. Difícil de entender, fosse qual fosse a perspetiva.

Antes do final do ano civil de 2017, jornais desportivos já o colocavam perto do Real Madrid, do Bayern Munique e até mesmo de um regresso ao Barcelona.

Foi nessa altura que o pequeno AD Mérida se lembrou de acabar com essas notícias e anunciou, com pompa e circunstância nas suas redes sociais, a contratação do internacional brasileiro.

Vale a pena lembrar que em Espanha o Dia das Mentiras se realiza a 28 de dezembro e se chama Dia dos Inocentes. Neymar, pois claro.

4
Torres do Liverpool para o Chelsea (Foto Reuters)

Fernando Torres de cabra na mão no relvado

Em 2011, Fernando Torres vivia tempos difíceis no Chelsea. Os golos que marcara no Atlético Madrid e no Liverpool desapareceram em Londres e os mais esotéricos sugeriam que alguma bruxaria estaria por detrás desta súbita desinspiração.

Vai daí, o Mirror - um dos mais coloridos tablóides britânicos - lembrou-se que faria todo o sentido capitalizar o Dia das Mentira às custas do avançado espanhol. Escreveu o jornal que Torres, cansado dos golos falhados, aceitou o conselho de gente próxima e esteve no relvado de Stamford Bridge a extirpar maldições e azares.

Para isso, Torres teria passeado com uma cabra pela relva dos blues e o pobre animal defecara em cada uma das balizas, de forma a fazer com que «os espíritos malignos» deixassem de «bloquear os remates» do espanhol.

Lendário.

5
Preservativos

Clube patrocinado por preservativos vegan

Uma das equipas mais conhecidas da liga de basquetebol espanhola decidiu que seria engraçado brincar com o próprio treinador e o capitão de equipa no Dia das Mentiras. E não poupou na hora de tecer a teia para toda a produção.

A direção simulou a apresentação oficial do novo apresentador do clube, uma suposta marca de preservativos vegan e sem glúten. O resto... bem, o melhor é mesmo ver todo o vídeo da cena, que vale bem a pena.

6
Gerard Piqué saiu lesionado do Barcelona-Sevilha, da segunda mão das meias-finais da Taça do Rei (Joan Monfort/AP)

«The Piqués»: o reality show catalão

Inspirado pelo «meio documentário, meio reality show» The Kardashians, Gerard Piqué vai avançar com um projeto semelhante e permitir a entrada de câmaras de televisão na casa que partilha com a não menos famosa Shakira.

Mais coisa, menos coisa, foi isto que o Mundo Deportivo anunciou no passado mês aos seus leitores. O jornal escrevia no Dia das Mentiras que «The Piqués» já estava a ser preparado, ao mesmo tempo - outra mentira - que o ainda defesa central e capitão do Barcelona organizava a sua candidatura à presidência do clube.

O jornal acrescentava que Gerard Piqué é íntimo de Mark Zuckerberg, o dono do Facebook, e que contava com a ajuda do norte-americano para projetar a imagem do clube e da família por todo o planeta.

Claro que tudo não passou de uma fantasia. Pelo menos por agora, não poderemos ver Shakira no papel de fada do lar.

7
Roman Abramovich

E o treinador do Chelsea é... mr. Abramovich

Rafa Benítez estava só de passagem pelo Chelsea e era contestado dia sim, dia não pelos adeptos. A ligação anterior ao Liverpool e os resultados instáveis não ajudaram nada o treinador espanhol e foi a ignição que a Talksport precisava para criar a sua mentira em 2013.

O canal britânico anunciou a saída do técnico no final da época e que o sucssor seria Roman Abramovich, o magnata russo proprietário do clube. Para tornar tudo ainda mais realista, os produtores da mentira conseguiram convencer Gianluca Vialli a alinhar no embuste e a comentar a chegada de Abramovich ao banco de suplentes.

Nada mau, como se pode ver no vídeo.

8
Benfica de Macau na Coreia do Norte

Jogos de futsal na tv norte-coreana

Um clube da primeira divisão espanhola de futsal andava chateado com as televisões do país. Os seus jogos nunca tinham transmissão em direto e os dirigentes do Peñiscola aproveitaram o Dia das Mentiras para fazer um protesto curioso.

Para isso, anunciaram nas redes oficiais do clube que tinham acabado de fechar um contrato exclusivo com a KCTV, o canal público de televisão da Coreia do Norte. E ilustraram a brincadeira com a imagem de um ameaçador Kim Jong-un. À atenção dos responsáveis pelas televisões espanholas.

9
13.º: Harry Kane, Tottenham (90 a 120 milhões de euros)

205 milhões e Harry Kane

Se Gareth Bale custou 101 milhões em 2013, Harry Kane pode muito bem valer o dobro em 2017. Terá sido essa a reflexão dos autores do programa Invictos, um podcast muito ligado aos assuntos do Real Madrid.

Se assim pensaram, melhor o fizeram ao anunciar com grande clamor a chegada de Dirty Harry ao Santiago Bernabéu a troco de um investimento imediato de 205 milhões e o envio de Karim Benzema para Londres.

Nada disto se confirmou e Gareth Bale continuou a jogar golfe em Espanha durante mais uns aninhos. Até perceber que os greens britânicos são, provavelmente, os melhores do mundo.

10
Maradona e Valdano

Maradona, uma aventura na URSS

Diego Armando Maradona, o maior dos maiores, também se viu envolvido no Dia das Mentiras. Sem ponta de responsabilidade. Ora, corria o ano de 1989, Maradona começava a ver-se apertado em Nápoles devido aos problemas recorrentes de consumo de drogas e um jornal soviético lembrou-se de anunciar a sua mudança para a URSS, a antiga União Soviética.

O problema é que a Associated Press, uma das agências noticiosas mais conceituadas do planeta, pegou no logro lançado pelo jornal Izvestia já depois do 1 de abril e tomou a notícia como boa, difundindo-a por toda a Europa.

Ora, a repercussão foi tão forte e tão polémica que justificou um desmentido oficial do Nápoles e do próprio Maradona. «União Soviética? Net!» Sentindo-se ferida na sua fiabilidade, a AP contatou o Izvestia e exigiu um esclarecimento urgente sobre a informação que se veio a revelar falsa.

E a explicação era simples. Era o Dia das Mentiras.

Maisfutebol
Finlândia 7 jun, 00:24
Suécia 7 jun, 00:23
Escócia 7 jun, 00:23
Suíça 7 jun, 00:23
Dinamarca 7 jun, 00:23
Espanha 7 jun, 00:22
Ucrânia 7 jun, 00:22
Itália 7 jun, 00:22
Países Baixos 7 jun, 00:22
Turquia 7 jun, 00:21
Bélgica 7 jun, 00:21
País de Gales 7 jun, 00:20
Rep. Checa 7 jun, 00:20
Polónia 7 jun, 00:20
Áustria 7 jun, 00:19
Croácia 7 jun, 00:19
Hungria 7 jun, 00:19
Rússia 7 jun, 00:19
Alemanha 7 jun, 00:18
Eslováquia 7 jun, 00:18
Inglaterra 7 jun, 00:18
França 7 jun, 00:17
Portugal 20 mai, 23:45