Maisfutebol

Japão: os jogadores

1
Eiji Kawashima

EIJI KAWASHIMA

Data de nascimento: 20/3/1983

Clube: Estrasburgo

Posição: Guarda-Redes

Lenda viva do futebol japonês, foi titular em 3 Mundiais (2010, 2014 e 2018) e ajudou a seleção a chegar aos oitavos de final por duas vezes. Kawashima deve ser a terceira opção agora, mas o seu esforço no treino e desejo de melhorar continuam intactos, independentemente do seu estatuto. Os seus treinadores são unânimes ao dizer que é «exemplo para os jovens».

2
Miki Yamane

MIKI YAMANE

Data de nascimento: 22/12/1993

Clube: Kawasaki Frontale

Posição: Lateral Direito

Começou como avançado, dos sub-11 aos sub-15 do Tokyo Verdy, mas daí não passou. Depois jogou no secundário e na universidade, antes de lhe ser dada uma oportunidade no Shonan Bellmare, no qual o então treinador Cho Kwi Jae o converteu em defesa. Na lateral o seu talento floresceu, e tornou-se num dos jogadores mais importantes da J-League.

3
Shogo Taniguchi

SHOGO TANIGUCHI

Data de nascimento: 15/7/1991

Clube: Kawasaki Frontale

Posição: Defesa Central

A rocha no coração da equipa do Kawasaki Frontale que dominou a J.League nas últimas cinco épocas. Taniguchi capitaneou uma seleção do Japão feita exclusivamente de jogadores a jogar no país, que venceu a EAFF (Taça da Ásia do Este) E-1, em julho último. Um grande líder na defesa, evoluído tecnicamente, até porque foi adaptado de médio.

4
Ko Itakura

KOU ITAKURA

Data de nascimento: 27/1/1997

Clube: Borussia Mönchengladbach

Posição: Defesa Central

Itakura era obcecado com Ronaldinho, em criança, e tentava constantemente imitar a sua técnica. Apesar de ter crescido até se tornar o central duro que é, hoje em dia, quando a bola lhe está nos pés ainda há toques desse velho estilo. Os adeptos japoneses têm rezado pelo seu regresso, após sofrer uma lesão no joelho, em meados de setembro.

5
Yuto Nagatomo

YUTO NAGATOMO

Data de nascimento: 12/9/1986

Clube: FC Tokyo

Posição: Lateral Esquerdo

Aos 36 anos, Nagatomo é o segundo mais velho da seleção, atrás de Eiji Kawashima, e por isso o mais velho jogador de campo. Um elemento marcante na sua juventude, que acabou por ter uma fantástica carreira, regularmente titular no Inter. A sua atitude no treino nunca diminuiu, e até levou a pesquisas sobre dieta e nutrição. Publicou alguns livros sobre tópicos como controlo mental, dieta e teoria do treino.

6
Wataru Endo

WATARU ENDO

Data de nascimento: 9/2/1993

Clube: Estugarda

Posição: Médio defensivo

Um médio-chave, que dá muita confiança ao selecionador japonês. Conhecido pelo seu rácio de sucesso nos duelos, algo muito valorizado na Bundesliga, é conhecido no Japão por 'Duel King'. O seu estilo é agressivo, mas descreve-se fora do campo como «descontraído e a viver tranquilamente». O seu jogo favorito de computador é apropriadamente relaxante: Minecraft.

7
Gaku Shibasaki

GAKU SHIBASAKI

Data de nascimento: 28/5/1992

Clube: Leganés

Posição: Médio

Médio extremamente ofensivo, bisou pelo Kashima Antlers na final do Mundial de Clubes 2016, frente ao Real Madrid. Mereceu uma manchete no ‘The Sun’ como 'Andres Iniesta japonês', algo que foi notícia depois no seu país. Mudou-se para Espanha imediatamente depois, e escolheu representar exclusivamente clubes espanhóis desde aí.

8
Ritsu Doan

RITSU DOAN

Data de nascimento: 16/6/1998

Clube: Friburgo

Posição: Médio ofensivo

Médio ofensivo canhoto, cujo espírito jovial e paixão no campo geraram popularidade no Japão, onde se tornou num dos jogadores-chave. Ainda assim raramente é titular com Hajime Moriyasu. Em 2019 foi notícia pela ‘transferência’ da Nike para a Puma, assinando um extraordinário contrato de dez anos com estes últimos. O seu irmão, Yu, também foi jogador profissional, antes da sua retirada em 2021.

9
Kaoru Mitoma

KAORU MITOMA

Data de nascimento: 20/5/1997

Clube: Brighton

Posição: Extremo Esquerdo

Membro da equipa principal do Brighton nesta época, Mitoma é o suplente de impacto da seleção. A rápida mudança de velocidade e a qualidade de drible que agora exibe na Premier League geraram um medo ao estilo de ‘Jack the Ripper’ às defesas, quando jogava na J.League. Odeia salsa.

10
Takumi Minamino

TAKUMI MINAMINO

Data de nascimento: 16/1/1995

Clube: AS Mónaco

Posição: Médio ofensivo/Extremo

O portador da camisola 10 da seleção nipónica. No Liverpool foi elogiado pela sua dedicação e capacidade de sacrifício tipicamente japonesa, mas na realidade é o tipo de jogador que brilha quando a equipa é construída à sua volta. Alguns ainda acreditam que o selecionador Hajime Moryiasu procura a melhor forma de o utilizar. Em 2014 bateu um estranha recorde do Guiness, com 187 ‘high-fives’ no espaço de 1 minuto.

11
Takefusa Kubo

TAKEFUSA KUBO

Data de nascimento: 4/6/2001

Clube: Real Sociedad

Posição: Extremo Direito

O menino de ouro do futebol japonês. Kubo assinou contrato com o Barcelona aos 10 anos e mudou-se para Espanha, onde permanece. Apesar de um período difícil, após assinar pelo Real Madrid, em 2019, uma transferência para a Real Sociedad esta época, valorizou as suas habilidades criativas, e as suas prestações têm sido elétricas. Kubo usa muito bem as palavras, e por isso é chamado ‘metralhadora de palavras’ (consegue falar muito rápido e constantemente, sem que ninguém consiga falar pelo meio).

12
Shuichi Gonda

SHUICHI GONDA

Data de nascimento: 3/3/1989

Clube: Shimizu S-Pulse

Posição: Guarda-Redes

Ex-Portimonense, é o claro titular para o Japão, tendo sido totalista na fase de qualificação asiática. Em criança o seu herói era o guarda-redes dos Estados Unidos, Tony Meola. Nascido numa família de basquetebolistas, escolheu sozinho o futebol, num exemplo precoce do caráter forte que tem hoje. A sua esposa, Yumi Gonda, é uma conhecida modelo e esteticista.

13
Hidemasa Morita

HIDEMASA MORITA

Data de nascimento: 10/5/1995

Clube: Sporting CP

Posição: Médio

Regular no meio-campo do Japão, Morita transferiu-se para o gigante português, Sporting, no verão. Oferecendo dureza e técnica, progrediu rapidamente e estabeleceu-se no onze titular, também. O que reforça um dos maiores mistérios do futebol japonês, que é quase ninguém ter ouvido falar dele até aos seus ‘20 e poucos’.

14
Junya Ito

JUNYA ITO

Data de nascimento: 9/3/1993

Clube: Reims

Posição: Extremo Direito

Um dos jogadores mais rápidos do país e titular no flanco direito. O futebol universitário é prestigiante no Japão, e não é incomum que os jogadores da seleção tenham passado por lá, mas Ito é um caso à parte, uma vez que apenas jogou na segunda divisão universitária. Sair do anonimato para a carreira que está a construir, faz de Ito um herói para muitos jogadores amadores. Para além disso é famosa a sua timidez.

15
Daichi Kamada

DAICHI KAMADA

Data de nascimento: 5/8/1996

Clube: Eintracht Frankfurt

Posição: Médio ofensivo

O sucessor para posição atrás do avançado, pela qual o Japão é conhecido por criar alguns dos melhores jogadores, desde os dias de Hidetoshi Nakata. Fantástico com a bola e instintivo na habilidade para passar pelos defesas. Kamada jogou pelo Gamba Osaka, um dos maiores clubes do Japão, dos sub-13 aos sub-15, mas não singrou. O facto do Sagan Tosu o redescobrir aos 18 anos foi uma bênção para a seleção.

16
Takehiro Tomiyasu

TAKEHIRO TOMIYASU

Data de nascimento: 5/11/1998

Clube: Arsenal

Posição: Central/Lateral Direito

Era para ter seguido as duas irmãs mais velhas na natação. Foi apresentado ao futebol por acaso, mas, vendo a sua graça na Premier League, talvez tenha sido intervenção divina. Os caracteres Kanji escolhidos pelos seus pais para o seu nome, Takehiro (健洋 ) significam ‘saudável’ e ‘oceano’. A intenção era que crescesse saudável e com uma mente tão grande quanto o Oceano Pacífico.

17
Ao Tanaka

AO TANAKA

Data de nascimento: 10/9/1998

Clube: Fortuna Düsseldorf

Posição: Médio

Médio abençoado com inteligência e visão. Tanaka tornou-se um jogador-chave para o Japão na fase de qualificação, mas parece, de momento, fora do onze inicial. Uma curiosidade da seleção japonesa é que, virtualmente, todos os jogadores têm irmãos (e mais velhos). No Japão até é perfeitamente comum que uma família japonesa tenha apenas um filho, mas é extremamente raro que um filho único jogue futebol pelo país. Tanaka é uma exceção.

18
Takuma Asano

TAKUMA ASANO

Data de nascimento: 10/11/1994

Clube: Bochum

Posição: Ponta-de-lança

As lesões colocaram em risco o seu lugar no Mundial, mas é muito apreciado pelo selecionador, pela sua habilidade para jogar quer nas alas, quer na frente de ataque. A sua alcunha é 'Jaguar', e é famoso no Japão pela sua pose de celebração, na qual enrola os dedos junto à cara como se fossem garras. O epíteto simboliza o seu estilo de jogo e a estonteante velocidade com que se aproxima da baliza.

19
Hiroki Sakai

HIROKI SAKAI

Data de nascimento: 12/4/1990

Clube: Urawa Red Diamonds

Posição: Lateral Direito

Lateral com confiança absoluta nos duelos, dotado de grande qualidade de interceção, e um físico frequentemente dito que «não é japonês». Sakai jogou por cinco épocas no Marselha, a partir de 2016/2017, e saiu favoravelmente dos duelos com Neymar. Agressivo no campo mas reservado fora dele, foi-lhe dada a alcunha de 'Sakai Modesto'.

20
Shuto Machino

SHUTO MACHINO

Data de Nascimento: 30/9/1999

Clube: Shonan Bellmare

Posição: Avançado

Chamado para o lugar do lesionado Yuta Nakayama, impressionou com 13 golos pelo Shonan Bellmare, na luta pela permanência. «Carrego um sentimento de orgulho e responsabilidade, por ter esta oportunidade de representar e lutar pelo Japão», disse ao receber a notícia da convocatória. Só fez a estreia internacional no verão, mas entra na lista para o Mundial com três golos em quatro jogos pela seleção.

21
Ayase Ueda

AYASE UEDA

Data de nascimento: 28/8/1998

Clube: Cercle Brugge

Posição: Ponta-de-lança

Ueda foi formado para ser futebolista desde tenra idade, pelo pai, devoto a moldá-lo à imagem do seu avançado ideal, Jürgen Klinsmann. Mas Ueda era muito baixo em criança, e no Kashima Antlers não lhe deram a oportunidade de subir aos sub-18. Acabou por ter uma fase de significativo crescimento no fim da adolescência, e é agora um avançado com alguma estatura, sendo que a habilidade para ultrapassar passar os defesas vem desse tempo em que ainda era baixinho.

22
Maya Yoshida

MAYA YOSHIDA

Data de nascimento: 24/8/1988

Clube: Schalke 04

Posição: Defesa Central

O capitão do Japão e jogador-chave há 12 anos, desde 2010. Yoshida esteve também nos Jogos Olímpicos de 2008, 2012 e 2020: o seu registo de 13 jogos é um recorde olímpico partilhado, mas recorde absoluto desde que há restrição de idade. Em 2007 juntou-se à prestigiada Waseda University’s Internet Degree Program, e continuou os estudos apesar de jogar na Europa, terminando com sucesso em 2019.

23
Daniel Schmidt

DANIEL SCHMIDT

Data de nascimento: 3/2/1992

Clube: Sint-Truiden

Posição: Guarda-Redes

Foi jogador de campo até ao ensino secundário, altura em que abandonou o futebol e juntou-se ao voleibol, porque «odiava correr». A verdade é nunca perdeu o amor pelo primeiro desporto e, abençoado com boa estatura, experimentou ser guarda-redes quando regressou ao futebol. Tornou-se a sua posição depois disso, e foi bem-sucedido como jogador universitário. Com Shuichi Gonda a voltar de lesão, pode até ser o titular no Mundial.

24
 Yuki Soma

YUKI SOMA

Data de nascimento: 25/2/1997

Clube: Nagoya Grampus

Posição: Extremo Esquerdo

É conhecido pela sua pequena estatura e forte drible, mas também é muito bom defensivamente, o que faz dele uma opção para jogar como ala. A sua mulher, Ruri Moriyama, é apresentadora na televisão japonesa.

25
Daizen Maeda

DAIZEN MAEDA

Data de nascimento: 20/10/1997

Clube: Celtic

Posição: Extremo/Ponta-de-lança

Um avançado do qual se diz ter os pés mais rápidos de todo o Japão. Esta velocidade é particularmente notória na pressão, sobre a qual diz: «Adoro colocar os defesas em pânico e roubar-lhes a bola». No estrangeiro costumam dizer que os jogadores japoneses parecem mais novos do que são, mas Maeda, que passou pelo Marítimo, experienciou o contrário. A sua celebração, na qual sorri com as duas mãos contra as bochechas, vem do ‘Anpanman’, um desenho animado adorado pelas crianças no Japão.

26
Hiroki Ito

HIROKI ITO

Data de nascimento: 12/5/1999

Clube: Estugarda

Posição: Defesa Central

Ito juntou-se ao Estugarda no ano passado, proveniente do Júbilo Iwata, então na segunda divisão. Foi originalmente contratado para jogar nos sub-23, mas surpreendeu na pré-época. Foi promovido diretamente à equipa principal e as suas prestações na Bundesliga valeram-lhe a chamada à seleção.

 

Textos de Akihiko Kawabata, jornalista freelancer que escreve pasra o Footballista.

 

Maisfutebol
Boavista: a mesma luta 7 ago 2023, 11:00
Croácia: os jogadores 18 nov 2022, 16:13
Sérvia: os jogadores 17 nov 2022, 16:34
Bélgica: os jogadores 17 nov 2022, 15:08
Suíça: os jogadores 16 nov 2022, 13:36
Camarões: os jogadores 15 nov 2022, 15:46
EUA: os jogadores 15 nov 2022, 00:38
Irão: os jogadores 14 nov 2022, 23:24
Uruguai: o guia 11 nov 2022, 18:42
Gana: o guia 11 nov 2022, 15:09
Brasil: o guia 10 nov 2022, 21:39
Qatar: o guia 7 nov 2022, 10:43
Portugal: os jogadores 2 nov 2022, 00:32
Portugal: o guia 1 nov 2022, 23:42
Alemanha: o guia 25 jun 2022, 00:45
Bélgica: o guia 25 jun 2022, 00:00
Dinamarca: o guia 24 jun 2022, 23:55
Irlanda do Norte: o guia 24 jun 2022, 16:02
Áustria: o guia 24 jun 2022, 14:13
França: o guia 24 jun 2022, 00:00
Países Baixos: o guia 23 jun 2022, 23:24
Portugal: o guia 23 jun 2022, 20:41
Inglaterra: o guia 23 jun 2022, 11:38
Suécia: o guia 23 jun 2022, 00:00
Suíça: o guia 23 jun 2022, 00:00
Itália: as jogadoras 22 jun 2022, 20:04
Suíça: as jogadoras 21 jun 2022, 23:28
Bélgica: as jogadoras 21 jun 2022, 23:17
Noruega: as jogadoras 20 jun 2022, 23:35
França: as jogadoras 20 jun 2022, 14:32
Dinamarca: as jogadoras 19 jun 2022, 22:20
Suécia: as jogadoras 17 jun 2022, 00:10
Islândia: as jogadoras 16 jun 2022, 23:17
Finlândia: as jogadoras 16 jun 2022, 15:14
Inglaterra: as jogadoras 16 jun 2022, 01:24
Portugal: as jogadoras 31 mai 2022, 18:34
Polónia: a análise 11 jun 2021, 23:48
França: a análise 11 jun 2021, 13:53
Eslováquia: a análise 11 jun 2021, 00:00
Espanha: a análise 11 jun 2021, 00:00
Escócia: a análise 10 jun 2021, 22:40
Croácia: a análise 10 jun 2021, 22:39
Inglaterra: a análise 10 jun 2021, 22:39
Portugal: a análise 10 jun 2021, 22:01
Suécia: a análise 10 jun 2021, 21:14
Ucrânia: a análise 10 jun 2021, 01:20
Áustria: a análise 10 jun 2021, 01:19
Rússia: a análise 9 jun 2021, 00:11
Finlândia: a análise 9 jun 2021, 00:10
Suíça: a análise 8 jun 2021, 00:11
Turquia: a análise 8 jun 2021, 00:11
Finlândia 7 jun 2021, 00:24
Escócia 7 jun 2021, 00:23
Suíça 7 jun 2021, 00:23
Suécia 7 jun 2021, 00:23
Dinamarca 7 jun 2021, 00:23
Espanha 7 jun 2021, 00:22
Ucrânia 7 jun 2021, 00:22
Itália 7 jun 2021, 00:22
Países Baixos 7 jun 2021, 00:22
Bélgica 7 jun 2021, 00:21
Turquia 7 jun 2021, 00:21
País de Gales 7 jun 2021, 00:20
Macedónia do Norte 7 jun 2021, 00:20
Rep. Checa 7 jun 2021, 00:20
Polónia 7 jun 2021, 00:20
Croácia 7 jun 2021, 00:19
Áustria 7 jun 2021, 00:19
Hungria 7 jun 2021, 00:19
Rússia 7 jun 2021, 00:19
Alemanha 7 jun 2021, 00:18
Eslováquia 7 jun 2021, 00:18
Inglaterra 7 jun 2021, 00:18
França 7 jun 2021, 00:17
Portugal 20 mai 2021, 23:45
100 anos do Sp. Braga 18 jan 2021, 23:51