Maisfutebol

Arábia Saudita

1
Abdullah (Reuters)

Abdullah Almuaiouf

Data Nascimento: 23 janeiro 1987

Posição: Guarda-redes

Clube: Al Hilal

Internacionalizações: 9*

É pouco provável que venha a jogar, mas integrar a lista de 23 convocados não deixa de ser um feito, e Almuaiouf trabalhou muito para agarrar um lugar. Será uma opção sólida para o selecionador Juan Antonio Pizzi.

2
Alharbi (Reuters)

Mansour Alharbi

Data Nascimento: 31 março 1984

Posição: Lateral Esquerdo

Club: Al-Ahli

Internacionalizações/Golos: 37/1*

Alharbi vem de uma longa linhagem de laterais-esquerdos do Al-Ahli. como Hussein Abdulghani - que, aliás, foi chamado de regresso à seleção em fevereiro, aos 41 anos – e Mohamed Abd Al-Jawad. Jogador popular, era um dos favoritos de Van Marwijk durante o consulado do holandês. «É o sonho de um treinador, um jogador que segue as instruções e joga para a equipa», disse Van Marwijk sobre o defesa de 34 anos: «Já não sobe em campo tanto como subia mas ainda apoia bem o extremo». Estreou-se pela seleção em 2004 frente ao Sri Lanka; tem sido presença intermitente desde então e um dia marcou o golo decisivo num obscuro particular de outubro de 2012 frente à República do Congo.

3
Osama (Reuters)

Osama Hawsawi

Data Nascimento: 31 março 1984

Posição: Defesa Central

Club: Al-Hilal

Internacionalizações/Golos: 131/7*

Hawsawi tem sido presença regular na defesa desde que entrou na equipa logo após a última aparição da Arábia Saudita no Mundial, em 2006. Os seus muitos fãs esperam que as pernas aguentem por mais umas semanas. O jogador de 34 anos, que teve uma curta e mal sucedida passagem pelo Anderlecht em 2012 – uma rara experiência no estrangeiro para um jogador da Arábia Saudita – é destemido nas entradas sobre o adversário e lê bem o o jogo. A idade começa a pesar, no entanto, e o velho guerreiro está a abrandar: este será o seu último verão com a camisola verde e, tendo já anunciado a saída do Al-Hilal, o seu futuro como jogador está em aberto. «Não vos esquecerei», disse aos adeptos em abril. As suas proezas na seleção incluem um golo à Espanha num particular em 2010, mas o maior feito de todos seria sem dúvida conduzir a equipa até aos oitavos de final do Mundial.

4
Ali (instagram)

Ali Albulayhi

Data Nascimento: 21 novembro 1989

Posição: Lateral Esquerdo

Clube: Al-Hilal

Internacionalizações/Golos: 0/0*

Há um ano trocou o Al-Fath pelo Al-Hilal, com um contrato de três anos, e mostrou o suficiente para convencer Pizzi a dar-lhe um lugar na lista para o Mundial. Elemento-chave no clube, pode ter a maior das montras para conquistar o seu espaço na seleção, embora a concorrência seja intensa para a sua posição.

5
Omar Othman (Reuters)

Omar Hawsawi

Data Nascimento: 27 setembro 1985

Posição: Defesa Central

Clube: Al-Nassr

Internacionalizações/Golos: 38/3*

Omar não costuma fazer manchetes, mas tem uma autoridade silenciosa e tem tido sucesso na carreira, em várias frentes. O central tem sido pretendido por vários dos rivais do Al-Nassr, mas rejeitou sempre ganhar mais dinheiro para ficar em Jeddah, e assinou recentemente um novo contrato de dois anos com o clube. Viu o primeiro cartão vermelho da carreira na época passada, frente ao Al-Qadisiyah, para aquela que foi também a primeira expulsão de um jogador do Al-Nassr em 64 jogos.

6
ALBURAYK (Reuters)

Mohammed Alburayk

Data Nascimento: 15 setembro 1992

Posição: Lateral Direito

Clube: Al-Hilal

Internacionalizações/Golos: 7/1*

Alburayk é um lateral direito com boa imagem, que foi nomeado melhor jogador da primeira metade da última Liga saudita, numa sondagem de um jornal nacional. No entanto é normalmente segunda opção na Arábia Saudita, atrás do companheiro de clube Alshahrani (oferece qualidades defensivas mais sólidas, mas sobe menos). Em março ficou de fora dos convocados para os jogos com Bélgica e Ucrânia, devido a uma baixa de forma, mas prometeu lutar pelo regresso e conseguiu.

7
Salman (Reuters)

Salman Alfaraj

Data Nascimento: 1 agosto 1989

Posição: Médio

Clube: Al-Hilal

Internacionalizações/Golos: 39/3*

Falhou grande parte da época por lesão, mas Alfaraj está de volta e deve estar fresco e em forma a tempo do Mundial. Um golo na vitória no particular com a Argélia, em maio, ajudou a reforçar essa ideia. Um esquerdino astuto que gosta de jogar a partir do círculo central e distribuir passes tanto longos como curtos. Não é o tipo de jogador para se aventurar em correrias desenfreadas, mas gere a bola de forma inteligente. A Rússia, o Egito e o Uruguai podem esperá-lo, ainda que ele possa vacilar um pouco quando pressionado.

8
Yahia (Reuters)

Yahia Alshehri

Data Nascimento: 26 junho 1990

Posição: Médio Ofensivo

Clube: Leganés (Espanha)

Internacionalizações/Golos: 53/6*

Capa dos jogos FIFA na Arábia Saudita, o elegante médio fez parte do êxodo saudita para Espanha em janeiro, mas o Leganés parece não ter encontrado a melhor forma de o aproveitar. Jogador baixo, de 1.65m, marcou cinco golos na qualificação para o Mundial e mostrou que pode bater as melhores defesas na Ásia. Não perdeu a boa forma apesar dessa recente falta de tempo de jogo: marcou o segundo golo saudita na animadora vitória sobre a Argélia, por 2-0, em março. Não surpreende que o companheiro de seleção Osama Hawsawi tenha dito recentemente que Al-Shehri é o seu jogador favorito na equipa.

9
Hatan (Reuters)

Hatan Bahbir

Data Nascimento: 16 julho 1992

Posição: Médio

Clube: Al-Shabab

Internacionalizações/Golos: 3/0*

Um médio ofensivo pequeno e talentoso, Bahbir foi outro dos jogadores sauditas que teve problemas físicos na última época. Regressou há pouco à competição depois de um problema no tornozelo que trouxe memórias da lesão nos ligamentos cruzados que o afastou do Mundial sub-20 em 2011. Foi bom sinal ter feito parte do estágio pré-Mundial, cujos benefícios elogiou, dizendo que «contribuiu significativamente para melhorar a forma dos jogadores e desenvolver uma ambiente de harmonia». É provavelmente segunda opção em relação aos criadores de jogo mais experientes da seleção, mas é capaz de encontrar espaços em zonas com muita gente quando tem oportunidades para jogar e pode ser uma alternativa útil quando os jogos estão tensos e divididos.

10
ALSAHLAWI (Reuters)

Mohammed Alsahlawi

Data Nascimento: 10 janeiro 1987

Posição: Avançado

Clube: Al-Nassr

Internacionalizações/Golos: 37/28*

Parece estranho que haja preocupações com a falta de um goleador fiável na seleção da Arábia Saudita, quando este experiente jogador de 31 anos marcou 28 golos em 37 jogos. O primeiro golo de Alsahlawi foi frente à Espanha, em 2010, e o mais recente à Austrália na qualificação, mas os cinco golos frente a Timor Leste aumentaram a contagem. Este verão pode revelar a verdadeira medida das suas capacidades ao nível mais alto. Resta ver se uma recente passagem de três semanas pelo Manchester United – destinada a mantê-lo em forma antes do Mundial e reforçar relações comerciais, mais do que alguma expectativa realista de uma transferência – dará frutos na Rússia.

11
ABDULMALEK (Reuters)

Abdulmalek Alkhaibri

Data Nascimento: 13 março 1986

Posição: Médio

Clube: Al-Hilal

Internacionalizações/Golos: 35/0*

Dá muita experiência à equipa, reforçando as opções para a zona intermédia. Entrou na lista final por força de algumas condicionantes físicas de outros médios, mas é uma alternativa sólida, com muita sabedoria.

12
Kanno (Reuters)

Mohamed Kanno

Data Nascimento: 22 setembro 1994

Posição: Médio

Clube: Al-Hilal

Internacionalizações/Golos: 4/0*

Kanno é um médio desengonçado que adora lançar-se em arrancadas até à área adversária, embora a sua finalização, uma vez ali chegado, pudesse ser melhor. Fez manchetes por ter falhado um lance de um para um no último minuto que teria dado o título ao Al-Hilal, a uma jornada do fim, mas pode receber cobertura mediática mais favorável na Rússia se conseguir reforçar a equipa com a sua habitual energia a partir do banco.

13
Alshahrani (Reuters)

Yasir Alshahrani

Data Nascimento: 25 maio 1992

Posição: Lateral Esquerdo

Clube: Al-Hilal

Internacionalizações/Golos: 32/0*

Alshahrani vem de Dammam, no leste do país, uma região apaixonada pelo futebol. Pode jogar em qualquer um dos lados da defesa, uma flexibilidade que se revela particularmente útil, para um jogador que é normalmente utilizado à direita na seleção e à esquerda no clube. Independentemente do lado que patrulha, o jogador de 25 anos – que é normalmente o membro mais novo de uma defesa da Arábia Saudita a envelhecer – adora subir no terreno e mostrar as suas impressionantes capacidades de drible. Um exemplo dos seus instintos ofensivos tornou-se viral há quatro anos, mas da forma que ele não queria, já que foi um falhanço de baliza aberta frente à Moldávia, depois de ter deixado o guarda-redes para trás. Mas uma representação mais adequada do seu estatuto está no facto de ter aparecido na capa da versão do FIFA 16 para o Médio Oriente, ao lado de Lionel Messi.

14
Otayf (Reuters)

Abdullah Otayf

Data Nascimento: 3 agosto 1992

Posição: Médio Defensivo

Clube: Al-Hilal

Internacionalizações/Golos: 13/1*

Otayf é um médio subvalorizado a quem já chamaram o «Modric saudita», por causa da sua classe e precisão no passe. É uma alcunha adequada: ele gosta de ler e controlar o ritmo de jogo, tendo o período que passou em Portugal, com o Louletano (2012/13), influenciado claramente o seu jogo. A sua capacidade para pegar na bola na defesa e lançar jogadas de ataque pode ser crucial nas esperanças sauditas para uma boa prestação no Mundial da Rússia.

15
Alkhaibari (@AlShababSaudiFC)

Abdullah Alkhaibari

Data Nascimento: 16 agosto 1996

Posição: Médio

Club: Al-Shabab

Internacionalizações/Golos: 0/0*

O talentoso médio de 21 anos é uma aposta surpreendente de Pizzi, tendo em conta as opções experientes que tinha para a posição. Mas o selecionador gostou do que viu o médio fazer no Al-Shabab e decidiu convocá-lo. Alkhaibari esteve nomeado para o prémio de melhor jovem da Liga saudita, e pode dar uma explosão de energia sempre que sair do banco.

16
Hussain Almoqahwi (Reuters)

Hussain Almoqahwi

Data Nascimento: 28 janeiro 1988

Posição: Médio

Clube: Al-Ahli

Internacionalizações/Golos: 15/1*

Outro elemento experiente, que conseguiu um lugar apesar da exibição pouco convincente no ensaio de março com a Bélgica, jogo no qual ofereceu uma oportunidade a Eden Hazard. Está no Al-Ahli desde 2014, depois de ter jogado no Al-Fateh.

17
TAISEER (Reuters)

Taiseer Aljassam

Data Nascimento: 25 julho 1984

Posição: Médio

Clube: Al-Ahli

Internacionalizações/Golos: 128/18*

Aljassam é o vice-capitão de equipa e tem uma bela carreira. Em 2015 tornou-se o 17º jogador saudita a atingir 100 internacionalizações e não é surpresa que um jogador tão experiente seja altamente respeitado no Médio Oriente. Faz bem o trabalho prático no meio-campo e joga pelos "Falcões Verdes" desde 2007. Não avança no terreno tanto quanto antes, mas ainda contribui com um golo vital de tempos a tempos.

18
Salem (Reuters)

Salem Aldawsari

Data Nascimento: 19 agosto 1991

Posição: Extremo

Clube: Villarreal (Espanha)

Internacionalizações/Golos: 29/3*

Aldawsari terá recusado em tempos a oferta de um Bentley feita por um clube rival saudita para deixar o Al-Hilal. Passou os últimos meses no estrangeiro, emprestado ao Villarreal, mas não teve um único minuto de competição. De acordo com Frank Rijkaard, antigo selecionador da Arábia Saudita, Aldawsari tem o que é preciso para se afirmar a esse nível. É seguramente um extremo talentoso e deve ser titular na Rússia, apesar da falta de oportunidades em Espanha. Um de oito irmãos, em tempos já esteve sob os holofotes mundiais por outros motivos: em maio de 2015 foi multado num mês de salário pelo Al-Hilal por tentar dar uma cabeçada no árbitro escocês John Beaton, durante o dérbi com o Al-Nassr. Foi ainda suspenso por seis jogos. «Soa mais dramático do que realmente foi», disse Beaton, mas o facto é que as imagens correram mundo.

19
Fahad (Reuters)

Fahad Almuwallad

Data Nascimento: 14 setembro 1994

Posição: Médio Ofensivo / Extremo

Clube: Levante (Espanha)

Internacionalizações/Golos: 41/10

Almuwallad é, basicamente, o pivot do ataque da equipa. Um extremo entusiasmante que adora fintar e ultrapassar adversários. Pode ser inconsistente mas é extremamente perigoso quando embalado. Estreou-se pelo Al-Ittihad aos 16 anos, mas ficou no banco do Levante nos primeiros quatro meses do ano depois de chegar por empréstimo, envolvido num negócio mais abrangente entre a Autoridade Geral de Desporto da Arábia Saudita, a Federação saudita e a Liga espanhola, estreando-se finalmente a 7 de maio, quando a equipa vencia um Leganés reduzido a 10 jogadores por 3-0. Independentemente disso, está desejoso de provar o seu valor na Rússia. «É o nosso Messi», disse o antigo jogador saudita Sami Al-Jaber ao "Arab News": «Não tão bom, obviamente, mas igualmente importante para nós. É nele que residem as nossas esperanças.»

20
Muhannad (instagram)

Muhannad Asiri

Data Nascimento: 14 outubro 1986

Posição: Avançado

Clube: Al-Ahli

Internacionalizações/Golos: 17/4*

Asiri pensou que a sua carreira internacional tinha acabado até ter recebido uma inesperada chamada para o jogo com a Moldávia, em fevereiro. Agradeceu a Pizzi marcando um golo apenas sete minutos depois de sair do banco – o seu primeiro golo pela seleção desde 2010 – e é fácil perceber o que o selecionador viu nele. É um jogador difícil de defrontar e, embora não seja prolífico, pode segurar a bola e libertar outros para jogar. «Deram-me a oportunidade e estou feliz», disse após o recente regresso: «Agora só tenho de trabalhar no duro e mostrar o meu valor.»

21
Almosailem (Reuters)

Yasser Almosailem

Data Nascimento: 27 fevereiro 1984

Posição: Guarda-redes

Club: Al-Ahli

Internacionalizações: 31*

Tido como uma espécie de joker e o segundo guarda-redes do Al-Ahli na equipa, Almosailem tem sido utilizado recentemente de forma rotativa pelo seu treinador no clube, Sergey Rebrov. Jogou nas partidas da fase de grupos da Liga dos Campeões asiáticos, enquanto o rival e companheiro de equipa, Mohammed Alowais, joga para o campeonato. Uma exibição sólida no empate com a Ucrânia (1-1), no início do ano, não prejudicou as suas hipóteses de ser titular no Mundial, mas é mais provável que fique no banco. «A concorrência entre guarda-redes é honesta», disse em janeiro: «Toda a gente espera jogar quando Deus quiser. Temos de ser competidores honestos com os nossos companheiros no relvado. Só um vai jogar e será o treinador a decidir.»

22
Alowais (Reuters)

Mohammed Alowais

Data Nascimento: 10 outubro 1991

Posição: Guarda-redes

Club: Al-Ahli

Internacionalizações: 5*

Alowais é relativamente inexperiente a nível internacional, mas a sua cotação está a crescer consideravelmente. Foi nomeado melhor guarda-redes da Liga saudita 2017/18, que o Al-Ahli terminou em segundo, embora não tenha feito qualquer jogo na Liga dos Campeões da Ásia. Bom a defender remates de curta distância, alerta e ativo na área, a falta de altura e presença física – com 1,82m tem menos 10 centímetros que Abdullah, por exemplo – podem prejudicá-lo na Rússia.

23
Motaz (Reuters)

Motaz Hawsawi

Data Nascimento: 17 fevereiro 1992

Posição: Defesa Central

Clube: Al-Ahli

Internacionalizações/Golos: 14/0*

Central clássico, Hawsawi foi recentemente associado a uma mudança para a Europa e é fácil perceber porquê: é rápido com os pés e inteligente a jogar, tem faro para o golo e é suficientemente versátil para jogar a lateral se necessário. Está aparentemente interessado num novo desafio e o Mundial será uma excelente montra – embora o valor a pagar possa subir, depois de ter sido noticiado em maio que está a negociar um novo contrato com o Al-Ahli. «Se Deus quiser, as nossas alegrias ficarão completas se tivermos sucesso na nossa participação na Rússia», disse depois de ser nomeado melhor defesa da época passada na Liga profissional saudita.

* dados de 14 de maio

Textos originais de Gregory Wilcox (Arab News)

Maisfutebol
Polónia 4 jun 2018, 13:12
Tunísia 4 jun 2018, 13:09
Panamá 4 jun 2018, 13:06
Bélgica 4 jun 2018, 13:03
Alemanha 4 jun 2018, 13:01
Dinamarca 4 jun 2018, 12:52
Rússia 4 jun 2018, 12:49
Nigéria 3 jun 2018, 19:13
Japão 1 jun 2018, 11:49
Suíça 31 mai 2018, 16:52
Colômbia 30 mai 2018, 23:32
Coreia do Sul 29 mai 2018, 23:00
Senegal 29 mai 2018, 22:48
Suécia 28 mai 2018, 13:41
Croácia 26 mai 2018, 23:28
Argentina 25 mai 2018, 12:00
Peru 24 mai 2018, 16:47
Brasil 24 mai 2018, 11:28
Uruguai 23 mai 2018, 16:51
França 23 mai 2018, 11:36
Marrocos 22 mai 2018, 23:27
Arábia Saudita 22 mai 2018, 11:05
México 18 mai 2018, 22:26
Portugal 16 mai 2018, 22:57
Costa Rica 15 mai 2018, 21:24
Islândia 14 mai 2018, 21:04
Espanha 14 mai 2018, 02:00
Egito 13 mai 2018, 22:43
Austrália 13 mai 2018, 21:37
Irão 9 mai 2018, 16:01
Inglaterra 4 mai 2018, 13:09
Sérvia 24 abr 2018, 10:47