Maisfutebol

Bélgica

1
Thibaut Courtois

Thibaut Courtois

Data Nascimento: 11 maio 1992

Posição: Guarda-redes

Clube: Chelsea (Inglaterra)

Internacionalizações: 54*

Ainda só tem 25 anos, apesar de ter chegado no ínicio deste ano à meia centena de internacionalizações, Courtois furou a tendência numa família de jogadores de voleibol. Enquanto ambos os seus pais e a irmã mais velha, Valérie – agora internacional pela Bélgica – jogaram a alto nível, o guarda-redes do Chelsea tinha de se contentar com jogos em família nas férias de verão. «Trocávamos muitas provocações», contou ao Guardian em 2014 Kristof Hoho, um voleibolista belga que em tempos fez dupla com o seu pai no voleibol de praia: «Uma vez até atirei um caixote de lixo ao Thibaut. Divertíamo-nos muito juntos.» A sua carreira moveu-se em ritmo acelerado desde que se estreou pelo Genk aos 16 anos, com os três anos passados por empréstimo no At. Madrid a ajudarem muito a aperfeiçoar as suas excelentes aptidões linguísticas. Os filhos dele continuam na capital espanhola e Courtois admitiu que espera lá voltar «um dia».

2
Toby Alderweireld

Toby Alderweireld

Data Nascimento: 2 março 1989

Posição: Defesa Central

Clube: Tottenham (Inglaterra)

Internacionalizações/Golos: 68/3*

Sofreu muito com saudades de casa quando passou a fronteira para rumar ao Ajax aos 15 anos. O jovem Alderweireld chorava com frequência quando o pai o levava de volta depois do fim de semana, quando o seu único consolo era um hamburger num McDonald’s na auto-estrada entre Antuérpia e Amesterdão. Tem uma tatuagem da famosa catedral de Antuérpia no braço direito e outra com a frase «Cada dia estou mais perto da casa onde nasci.» «É o resumo da história da minha vida», explicou. Pode estar próxima nova mudança neste ano, tendo perdido espaço no Tottenham.

3
Thomas Vermaelen

Thomas Vermaelen

Data Nascimento: 14 novembro 1985

Posição: Defesa Central

Clube: Barcelona (Espanha)

Internacionalizações/Golos: 63/1*

Apanhou um enorme susto quando sofreu uma lesão na coxa pelo Barcelona frente ao Levante, em maio, mas recuperou a tempo de conseguir o seu lugar na Rússia. Um enorme trunfo para a Bélgica, trazendo experiência, qualidade e inteligência. Em fevereiro o antigo defesa do Arsenal contou ao Guardian como estar no Barcelona fez o seu jogo evoluir. «As pessoas têm uma imagem um pouco errada dos defesas do Barcelona, porque pensam: ‘Ah, é um trabalho fácil, eles só atacam, atacam, atacam», mas a exigência é muito alta. Jogar no meio-campo do adversário não acontece por si. É porque os mantemos sob pressão constante. Pressionamos, pressionamos, pressionamos, sempre. Não é fácil. Estou habituado a jogar avançado, mas ainda assim há coisas aqui que são diferentes dos meus clubes anteriores. É um pouco... não encontro a palavra... avançado.»

4
Vincent Kompany

Vincent Kompany

Data Nascimento: 10 abril 1986

Posição: Defesa Central

Clube: Manchester City (Inglaterra)

Internacionalizações/Golos: 73/4*

Filho de um refugiado político do Zaire que se tornou diplomata, e com uma mãe que foi líder sindical em Bruxelas, Kompany nunca teve medo de expressar a sua opinião. Os companheiros de equipa chamam-lhe a brincar Obama, numa alusão às suas fortes convicções políticas, e ele era conhecido por ler um livro de vez em quando no balneário. Os problemas com lesões do capitão do Manchester City são sobejamente conhecidos e ele às vezes leva a sua própria tabela de exercícios para se preparar para os jogos.

5
Jan Vertonghen

Jan Vertonghen

Data Nascimento: 24 abril 1987

Posição: Defesa Central

Clube: Tottenham (Inglaterra)

Internacionalizações/Golos: 99/8*

Vertonghen, que já era o jogador belga mais internacional de sempre, celebrou o jogo 100 com a camisola dos «Diabos Vermelhos» em vésperas do Mundial, frente a Portugal, e é conhecido pelos companheiros como Super Jan. O «Senhor Fiável» jogou em várias posições pela seleção e até no meio-campo no início da sua carreira pela Bélgica. Amigo chegado de Mousa Dembele, que conhece desde que ambos tinham 12 anos, Vertonghen gosta de ver ciclismo, fazer puzzles e jogar jogos de tabuleiros nos tempos livres e apresentou aos jogadores do Tottenham e da Bélgica o Catan, um jogo de estratégia para vários jogadores.

6
Axel Witsel

Axel Witsel

Data Nascimento: 12 janeiro 1989

Posição: Médio

Clube: Tianjin Quanjian (China)

Internacionalizações/Golos: 87/9*

O rapaz que cresceu em Vottem, um subúrbio de Liége, a querer ser Zinedine Zidane, vai à Rússia como um dos jogadores mais experientes da Bélgica. Mas a sua mudança para a China aos 28 anos motivou grande debate, dada a falta de competição de alto nível em comparação com o resto da equipa. Witsel continua a ser primeira escolha, tendo sido titular em oito jogos de qualificação, embora vá ficar sob pressão se eles não começarem bem. Longe do relvado, Witsel usou parte do alegado salário semanal de 300 mil libras para investir numa companhia de aviação e está agora a tentar tirar o seu brevet de piloto.

7
Kevin De Bruyne

Kevin De Bruyne

Data Nascimento: 28 junho 1991

Posição: Médio Ofensivo

Clube: Manchester City (Inglaterra)

Internacionalizações/Golos: 59/14*

A referência do Manchester City pode ser conhecida como «máquina de secar» pelo seu seco sentido de amor, mas por trás da aparência ainda de rapaz está um verdadeiro competidor, focado apenas no sucesso. A mãe inglesa de De Bruyne cresceu em Ealing e o seu filho foi em tempos grande adepto do Liverpool, venerando Michael Owen em particular. O jovem Kevin fartou-se de chorar quando a Argentina venceu a Inglaterra nos penáltis em 1998. O seu compromisso com a Bélgica é firme agora e o facto de ter perdido para Mohamed Salah o título de jogador do ano da Premier League só o motivará ainda mais para brilhar neste verão.

8
Fellaini

Marouane Fellaini

Data Nascimento: 22 novembro 1987

Posição: Médio

Clube: Manchester United (Inglaterra)

Internacionalizações/Golos: 80/16*

Pode parecer o vocalista de uma banda de funk dos anos 70 mas as aparências às vezes iludem. Fellaini é conhecido como o jogador mais focado da seleção belga e é um profissional imaculado, que apenas diz duas palavras no fim de cada treino: «Obrigado, mister.» Aos 30 anos, já tem 80 internacionalizações e apesar de pouco tempo de jogo esta época no Manchester United, que provavelmente levará à sua saída de Old Trafford no fim do contrato, a versatilidade do antigo corredor de 10 mil metros pode ser vital se a Bélgica for longe na Rússia.

9
Lukaku

Romelu Lukaku

Data Nascimento: 13 maio 1993

Posição: Avançado

Clube: Manchester United (Inglaterra)

Internacionalizações/Golos: 66/33*

Não haverá noites tranquilas neste verão no quartel-general da Bélgica se o DJ Big Rom levar a sua avante. O fã de hip hop dos anos 90 trata do som para manter o moral da equipa alto, mas ele próprio não precisa de motivação. Provavelmente o membro da equipa mais determinado e concentrado no objetivo, Lukaku persegue o sonho desde que um professor lhe tirou a bola, aos sete anos. «Devolva-me a bola», pediu ele: «Somos pobres lá em casa. Com o futebol posso ganhar dinheiro para dar à minha mãe.»

10
Eden Hazard

Eden Hazard

Data Nascimento: 7 janeiro 1991

Posição: Médio Ofensivo

Clube: Chelsea (Inglaterra)

Internacionalizações/Golos: 82/21*

«Os meus troféus? Não tenho uma estante em casa, nem fotos minhas. Tenho dado os meus troféus e medalhas aos meus filhos. Estão no quarto de brincar deles.» O tranquilo capitão da Bélgica não se leva demasiado a sério. Hazard nunca se irrita e gosta de rir e brincar. Mas, apesar de uma época dececionante no Chelsea, o jogador de 27 anos será motivado por uma enorme vontade de cumprir no Mundial o potencial desta geração. Um lugar na final é o objetivo mínimo.

11
Yannick Carrasco

Yannick Carrasco

Data Nascimento: 4 setembro 1993

Posição: Extremo Esquerdo

Clube: Dalian Yifang (China)

Internacionalizações/Golos: 22/5*

Uma personalidade determinada que não suporta perder. Carrasco sempre quis tornar-se profissional de futebol e ficou famoso um episódio da sua adolescência, quando escreveu apenas quatro palavras no seu exame de matemática, antes de o entregar, tinha ele 16 anos: «Vou tornar-me profissional.» Tem uma faceta teimosa que o levou a entrar em choque com o treinador do At. Madrid, Diego Simeone, e os companheiros de equipa, precipitando a surpreendente saída para a Liga chinesa, para jogar no Dalian Yifang, em fevereiro. Tem jogado como ala direito com Roberto Martinez.

12
Simon Mignolet

Simon Mignolet

Data Nascimento: 6 março 1988

Posição: Guarda-redes

Clube: Liverpool (Inglaterra)

Internacionalizações: 20*

Perdeu o lugar como número 1 do Liverpool para Loris Karius no início do ano e prepara-se para ser alternativa a Thibaut Courtois este verão. O jogador de 30 anos começou a carreira no Saint-Truiden, na sua cidade natal, antes de se mudar para o Sunderland em 2010. Conhecido por ser obcecado pelo controlo – como muitos guarda-redes – Mignolet tem um curso de ciência política e social e é dono de uma cafetaria com a sua própria marca. Também trata ele próprio dos seus negócios e finanças, chegando mesmo a supervisionar os arquitectos da sua nova casa. Mignolet também gosta de olhar pela sua linha e prefere ser ele próprio a preparar as suas refeições antes dos jogos.

13
Koen Casteels

Koen Casteels

Data Nascimento: 6 março 1988

Posição: Guarda-redes

Clube: Wolfsburgo (Alemanha)

Internacionalizações: 0*

Foi primeira escolha à frente de Courtois nas camadas jovens do Genk, antes da afirmação do seu rival. Casteels é um jogador inteligente que se tem debatido com lesões – falhou o último Mundial por causa de uma perna partida e quem o ajudou a recuperar foi o irmão, que é um reputado treinador de recuperação e força. Teve uma época agitada entre os postes no Wolfsburgo, que esteve a lutar para não descer.

14
Mertens

Dries Mertens

Data Nascimento: 6 maio 1987

Posição: Avançado

Clube: Nápoles (Itália)

Internacionalizações/Golos: 65/13*

O falso 9 com coração grande. Mertens costumava formar um coração com as mãos sempre que marcava pelo Nápoles. Era para simbolizar as inúmeras organizações solidárias que apoia, da comunidade de sem-abrigo da cidade ao canil local. Também é conhecido por fazer visitas a doentes no hospital após os jogos e, dado o número de golos que o antigo jogador do Gent marcou nas duas últimas épocas na Serie A, é sempre um home solicitado. Mas não há nada de que goste mais que passar tempo em casa com a mulher e a cadela que recolheu, Juliet. «Sabemos que um cão nos ama pelo que somos; não sabem se somos ou não jogadores», disse no ano passado.

15
Thomas Meunier

Thomas Meunier

Data Nascimento: 6 março 1988

Posição: Lateral Direito

Clube: PSG (França)

Internacionalizações/Golos: 21/5*

Começou a carreira como extremo pelo Vitorn, na terceira divisão, em janeiro de 2011, mas tem tido dificuldades em afirmar-se desde que trocou o Club Brugge pelo PSG. Meunier, que costumava trabalhar em part-time no supermercado local nos seus tempos no Virton, tornou-se um lateral direito ofensivo que é naturalmente melhor a avançar do que a defender. Beneficiou da mudança de Roberto Martinez para uma defesa a três que lhe permite funcionar como ala. Conhecido por ser grande amante de arte, tem um quadro de Salvador Dalí, «A persistência da memória», como «screensaver» no seu telemóvel. No tempo livre gosta de pintar e desenhar.

16
Thorgan Hazard

Thorgan Hazard

Data Nascimento: 29 março 1993

Posição: Extremo Esquerdo

Clube: Borussia Mönchengladbach (Alemanha)

Internacionalizações/Golos: 7/1*

O nome do irmão mais novo de Eden foi inspirado em Thorgal Aegirsson, uma personagem de uma banda desenhada belga que nasceu noutro plante e foi criado por Vikings depois de a sua nave se ter despenhado na Terra. «Quando éramos pequenos, eu ia para a baliza e o Eden disparava contra mim como um louco», recordou numa entrevista no ano passado. Mas o Hazard júnior não é nenhum cepo - em 20014 foi eleito jogador belga do ano e voltou a impressionar esta época pelo Borussia Mönchengladbach.

17
Youri Tielemans

Youri Tielemans

Data Nascimento: 7 maio 1997

Posição: Médio

Clube: Mónaco (França)

Internacionalizações/Golos: 7/0*

Fez 21 anos no início de maio mas ainda é visto como o menino de ouro do futebol belga. Tielemans também se destacou no judo em criança. «Ensinou-me muito, porque é preciso pensar», disse no ano passado. «Temos de usar a nossa força e jogar com a fraqueza do adversário.» Seguiu as pegadas de Enzo Scifo, seu antigo treinador na formação do Anderlecht, quando se mudou para o Mónaco no verão passado, mas a vida na Ligue 1 foi difícil para ele no início. Supremamente talentoso com a bola, pode ter um papel importante a sair do banco na Rússia.

18
Adnan Januzaj

Adnan Januzaj

Data Nascimento: 5 fevereiro 1995

Posição: Extremo Direito

Clube: Real Sociedad (Espanha)

Internacionalizações/Golos: 6/0*

Nascido e criado em Bruxelas, mudou-se para o Manchester United aos 16 anos, vindo do Anderlecht, e foi lançado por David Moyes em 2013/14. A ascensão de sonho não durou, no entanto: teve dificuldades em convencer Louis Van Gaal e José Mourinho e, após empréstimos ao Borussia Dortmund e Sunderland, mudou-se para a Real Sociedad em julho do ano passado. Alguns meses mais tarde falou sobre a sua motivação: calar os críticos que questionaram a sua atitude. «São pessoas que não sabem nada de futebol. Só podemos seguir um caminho, que é calar essas pessoas. Quando o fizemos, eles vão parecer ridículos. Será fantástico quando o fizer: vou sentir-me muito bem porque essas pessoas andavam a dizer mal de mim. Vou mostrar-lhes. É um desafio para mim. Podem dizer o que quiserem, sei que não é verdade.»

19
Dembele

Mousa Dembele

Data Nascimento: 16 julho 1987

Posição: Médio

Clube: Tottenham (Inglaterra)

Internacionalizações/Golos: 70/5*

«Às vezes penso: ‘Sou maluco?’», disse Dembelé ao escritor belga Raf Willems no seu livro «Sympathy for the Devils»: «Gosto de música africana mas também de R&B, rap, rock alternativo e música clássica. Pode escrever instrumental chinesa, ballet, lounge e kora maliana também.» Os gostos musicais ecléticos são um espelho das diversas habilidades do médio do Tottenham como jogador, que levaram um companheiro de equipa a descrevê-lo como um bailarina e outro como um tanque. No entanto, sendo um tipo descontraído, Dembelé, que tem 70 internacionalizações desde a estreia pela Bélgica ainda adolescente em 2006, nunca deixa que o facto de não ter um lugar no onze de Martinez garantido o afete.

20
Dedryck Boyata

Dedryck Boyata

Data Nascimento: 28 novembro 1990

Posição: Defesa central/Lateral Direito

Clube: Celtic (Escócia)

Internacionalizações/Golos: 4/0*

Desempenhou o seu papel num segundo triplete seguido para o Celtic, mas a sua reputação para ser propenso a erros está feita – razão pela qual a decisão de Roberto Martínez de o incluir motivou muita desconfiança. Traz de facto alguma versatilidade, no entanto, ao ser capaz de cobrir como defesa central ou lateral-direito. Antes de ser confirmado o seu lugar nos convocados, abriu o coração. «Tem sido muito difícil de lidar. Num minuto penso que fiz o suficiente para estar na equipa, no minuto seguinte acho que não. Esperamos, cruzamos os dedos, rezamos. Seria uma enorme desilusão se não fosse, porque há dois anos lesionei-me antes do Europeu. Por isso sim, iria doer muito. É um sonho que tenho desde criança.»

21
Michy Batshuayi

Michy Batshuayi

Data Nascimento: 2 outubro 1993

Posição: Avançado

Clube: Borussia Dortmund (Alemanha)

Internacionalizações/Golos: 12/6*

No fim de maio Batshuayi disse que decidiu deixar em suspenso uma decisão sobre o seu futuro até depois do Mundial. O antigo avançado de Standard Liège e Marselha passou a segunda metade da época no Borussia Dortmund por empréstimo do Chelsea, marcando sete golos em 10 jogos na Bundesliga, e pode agora escolher ambos os clubes. «O Dortmund foi uma ótima experiência para mim», disse: «Há muito tempo que não jogava tanto. Não me lembro de me deixarem jogar dois jogos seguidos no Chelsea. Foi bom para ganhar confiança. Não tenho preferência para onde ir na próxima época: são dois belos clubes. O meu foco está apenas no Mundial.» Um factor que pode influenciar a sua decisão: o seu amor por certos personagens de banda desenhada. «O Dortmund é preto e amarelo», explicou em fevereiro: «O Batman é preto e amarelo. O Spongebob é preto e amarelo.»

22
Nacer Chadli

Nacer Chadli

Data Nascimento: 2 agosto 1989

Posição: Extremo Esquerdo

Clube: West Bromwich Albion (Inglaterra)

Internacionalizações/Golos: 35/4*

Ganhou a alcunha de «Golfinho» no Tottenham depois de posar nu para a revista Cosmopolitan em 2014 para alertar consciências para o cancro dos testículos. «Tive muito boas reações. Foi por uma boa causa, por isso estou orgulhoso. A minha mãe deve ter visto, mas não falou sobre isso!» Chadli tem muito orgulho no seu corpo e vai muitas vezes de férias sozinho para estâncias de saúde. Quase não come lactícinios, mas ainda aprecia a gastronomia tradicional belha quando a encontra, embora isso se tenha revelado difícil no West Brom. «Gosto de batatas fritas, claro, uma vez que sou belga. É uma especialidade. Ainda não encontrei boas batatas fritas em Birmingham.»

23
Leander Dendoncker

Leander Dendoncker

Data Nascimento: 15 abril 1989

Posição: Médio Defensivo

Clube: Anderlecht

Internacionalizações/Golos: 4/0

Pode ser um dos mais novos membros da equipa, mas o jogador de 23 anos já está a afirmar-se entre os companheiros pelo seu apetite voraz. «Não imaginam tudo o que como», disse Dendoncker numa entrevista no ano passado: «Não estou de dieta, como sempre dois ou três pratos, como o meu pai e os meus irmãos. Antes tínhamos de lutar sempre pelas refeições. Sou o jogador que mais come, e no Anderlecht já o sabem.» Esteve apontado à Premier League em janeiro mas a mudança para o West Ham caiu. Pode ser alvo de mais interesse no verão.

* dados a 14 de maio

Textos originais de Kristof Terreur (HLN)

Maisfutebol
Polónia 4 jun 2018, 13:12
Tunísia 4 jun 2018, 13:09
Panamá 4 jun 2018, 13:06
Bélgica 4 jun 2018, 13:03
Alemanha 4 jun 2018, 13:01
Dinamarca 4 jun 2018, 12:52
Rússia 4 jun 2018, 12:49
Nigéria 3 jun 2018, 19:13
Japão 1 jun 2018, 11:49
Suíça 31 mai 2018, 16:52
Colômbia 30 mai 2018, 23:32
Coreia do Sul 29 mai 2018, 23:00
Senegal 29 mai 2018, 22:48
Suécia 28 mai 2018, 13:41
Croácia 26 mai 2018, 23:28
Argentina 25 mai 2018, 12:00
Peru 24 mai 2018, 16:47
Brasil 24 mai 2018, 11:28
Uruguai 23 mai 2018, 16:51
França 23 mai 2018, 11:36
Marrocos 22 mai 2018, 23:27
Arábia Saudita 22 mai 2018, 11:05
México 18 mai 2018, 22:26
Portugal 16 mai 2018, 22:57
Costa Rica 15 mai 2018, 21:24
Islândia 14 mai 2018, 21:04
Espanha 14 mai 2018, 02:00
Egito 13 mai 2018, 22:43
Austrália 13 mai 2018, 21:37
Irão 9 mai 2018, 16:01
Inglaterra 4 mai 2018, 13:09
Sérvia 24 abr 2018, 10:47