Maisfutebol

França: os jogadores

1
Hugo Lloris

HUGO LLORIS

Data de nascimento: 26/12/1986

Clube: Tottenham Hotspur

Posição: Guarda-Redes

O veterano guarda-redes capitaneia a seleção há 12 anos, e recebeu essa honra depois do fiasco no Mundial 2010, na África do Sul. A presença calma e ponderada do antigo prodígio do ténis assentou perfeitamente à tarefa de Deschamps, restaurar o respeito pela equipa, mesmo que uma acusação de condução sob o efeito de álcool, em 2018, seja uma mancha no currículo de Lloris. É esperado que o jogador do Tottenham bata o recorde de presenças de Lilian Thuram, pois entra na lista para o Mundial com apenas três jogos a menos do que o antigo defesa, que somou 142. Isto para depois seguir em frente e Mike Maignan emergir como o novo número 1.

2
Benjamin Pavard

BENJAMIN PAVARD

Data de nascimento: 28/3/1996

Clube: Bayern de Munique

Posição: Defesa Centra l /Lateral Direito

Tal como Hernandez, Pavard saiu de relativa obscuridade para se tornar uma peça fulcral da conquista de 2018. Agora estabelecido no Bayern de Munique, tem sido titular no clube e na seleção, capaz de jogar no lado direito de uma defesa a três, ou como ala, embora relativamente limitado ofensivamente. Um dos poucos jogadores franceses a sair da derrota frente à Dinamarca com muito crédito, dadas as limitações das alternativas (Jonathan Clauss é demasiado ofensivo e Jules Koundé é demasiado limitado ofensivamente), Pavard deverá passar a meia centena de internacionalizações no torneio.

3
Axel Disasi

ALEX DISASI

Data de nascimento: 11/03/1998

Clube: Mónaco

Posição: Defesa

Embora entre na lista sem qualquer internacionalização, Disasi foi escolhido à frente de elementos como Benoît Badiashile, colega no Mónaco, e dos credenciados Clément Lenglet e Kurt Zouma. A versatilidade tem sido bem evidente no Mónaco, ao mostrar-se confortável a jogar numa linha de três ou de quatro, ou mesmo como lateral direito. Fez todos os minutos da Ligue 1, esta época, e está mais do que preparado para o próximo passo, com a seleção. Um choque com Amine Harit, no último jogo antes do Mundial, fez com que o marroquino perdesse o torneio por lesão. «Isso entristece-me profundamente. Mesmo que tente colocar-me no lugar dele, não vou sentir um centésimo do que ele está a sentir», reagiu Disasi.

4
Raphael Varane

RAPHAEL VARANE

Data de nascimento: 25/4/1993

Clube: Manchester United

Posição: Defesa Central

Outro dos elementos incontornáveis de Didier Deschamps. A ausência de Varane foi muito sentida em setembro, quando uma defesa inexperiente pareceu sem direção na derrota frente à Dinamarca (2-0 em Copenhaga). Não foi tudo um mar de rosas no Manchester United, mas o antigo menino de ouro de José Mourinho tem sido consistente nas suas prestações pelos Bleus. Defesa condecorado, vai ser um jogador-chave para guiar uma equipa rejuvenescida no Qatar. A não ser que as lesões persistam.

5
Jules Koundé

JULES KOUNDÉ

Data de nascimento: 12/11/1998

Clube: FC Barcelona

Posição: Defesa Central / Lateral Direito

O defesa do Barcelona tem oscilado entre as posições de lateral-direito e de central, na qual foi primeiro colocado por Gus Poyet, quando apareceu no Bordéus. Essa versatilidade mostrou-se importante na carreira internacional, com Didier Deschamps constantemente em mudanças defensivas. Koundé chegou a dizer ao L’Équipe que a sua melhor posição era simplesmente... «defesa». Outrora alvo do Manchester City e Chelsea, esquivou problemas de registo e assinou com o Barcelona no verão, para aproveitar a oportunidade, independentemente da posição.

6
Mattéo Guendouzi

MATTÉO GUENDOUZI

Data de nascimento: 14/4/1999

Clube: Marselha

Posição: Médio

No Marselha encontrou finalmente uma casa. Poucos jogadores se adequam tão bem ao clube como o médio de cabelo frisado, de personalidade determinada e lutadora. Os adeptos do Marselha reveem-se nele. Tal respeito mútuo, persuadido pela alma gémea Jorge Sampaoli, na última época, fez de Guendouzi um dos destaques da Liga 1 nos últimos 18 meses. De forma refrescante, as primeiras prestações na seleção têm sido otimistas, e isso pode fazer do médio 23 anos a arma secreta de Deschamps no Qatar.

7
Antoine Griezmann

ANTOINE GRIEZMANN

Data de nascimento: 21/3/1991

Clube: Atlético de Madrid

Posição: Ponta-de-lança

Andou preso, até em termos de minutos, à estranha forma do contrato de empréstimo ao Atlético de Madrid, raramente deixa de impressionar. Embora joguei como '10' na seleção, atrás de Mbappé e Benzema, continua a mostrar a sua eficácia no clube, ao marcar golos importantes com regularidade. Não mostra sinais de abrandamento, aos 32 anos, e é, a par de Mbappé e Lloris, um dos principais nomes na ficha de jogo.

8
Aurélien Tchouaméni

AURÉLIEN TCHOUAMÉNI

Data de nascimento: 27/1/2000

Clube: Real Madrid

Posição: Médio

Apontado à liderança do meio-campo da França na próxima década, o 'todo-o-terreno' Tchouaméni destacou-se primeiramente no Bordéus, antes de partir para o Mónaco. A sua parceria no meio-campo com Youssouf Fofana foi o motor para a espetacular subida na tabela classificativa na segunda metade da época passada. Agora o médio de 22 anos sente-se cada vez mais em casa no Real Madrid. Esperem a passagem do testemunho, com Pogba e Kanté a ceder o espaço aos seus sucessores.

9
Olivier Giroud

OLIVIER GIROUD

Data de nascimento: 30/9/1986

Clube: AC Milan

Posição: Ponta-de-lança

Com meia centena de golos pela França, pode ser superficial descrever Giroud como o mais recente avançado francês com o rótulo de útil mas pouco concretizador. Mas a verdade é que a incapacidade revelada por em 2018, fosse para marcar ou ate mesmo para fazer um remate à baliza, faz parte do folclore francês. Tinha acontecido o mesmo a Stéphane Guivarc’h, em 1998, ou Bernard Lecomte, em 1984, que chegaram a esses torneios como principais referências de ataque.

A dada altura a carreira internacional de Giroud parecia terminada, tendo em conta o regresso de Benzema à seleção, e a relação distante de Giroud com Mbappé e com o próprio Benzema, que chegou a recusar uma comparação entre ambos: «Não se confunde F1 com karting.».

A verdade é que, entretanto, Mbappé até já disse que o PSG sente falta de um avançado como Giroud, o que deixa espaço para que o avançado de 36 anos possa ter um papel importante no Qatar.

10
Kylian Mbappé

KYLIAN MBAPPÉ

Data de nascimento: 23/12/1998

Clube: PSG

Posição: Avançado

Depois de um incandescente começo de época no clube, as coisas descarrilaram um pouco no PSG, recentemente, com o duplo empate com o Benfica, na Liga dos Campeões, a centrar atenções em Mbappé. No clube a situação parece sensivel, mas há esperança de que o Mundial permita mostrar mais do que a ideia de que parece 'forçado' a jogar ao lado de Benzema, tendo em conta as exibições desinspiradas dos dois no Euro2020.

 

11
Ousmane Dembélé

OUSMANE DEMBÉLÉ

Data de nascimento: 15/5/1997

Clube: FC Barcelona

Posição: Extremo

Não há posição natural para Dembélé no 3x4x1x2 de Deschamps, mas isso não o impediu de mostrar qualidade pelo Barcelona, esta época, com três golos e quatro assistências antes da convocatória para o Mundial. Acrescentou criatividade e imprevisibilidade à equipa de Xavi, mas o facto de ter jogado apenas 10 minutos pela França será preocupante, até porque Kingsley Coman e Karim Benzema estavam lesionados. Dembélé continua um enigma, como sempre, e será o jogador cuja inclusão ou omissão será sempre uma surpresa.

12
Randal Kolo Muani

RANDAL KOLO MUANI

Data de nascimento: 12/5/1998

Clube: Eintracht Frankfurt

Posição: Ponta-de-lança

Utilizado como ponta-de-lança por Antoine Kombouaré, no ano passado, Kolo Muani revelou-se impressionante, ao marcar 12 golos, e ajudando o Nantes a uma improvável conquista da Taça de França. Agora no Eintracht tem procurado baixar no terreno, à procura de envolvimento com os jogadores mais dotados tecnicamente, mas tem sentido algumas dificuldades para encontrar a baliza. Perante o alargado leque de opções ofensivas, Kolo Muani não deve ser titular no Qatar, mas dificilmente ficou mal visto nos jogos de setembro.

13
Youssouf Fofana

YOUSSOUF FOFANA

Data de nascimento: 1/10/1999

Clube: AS Mónaco

Posição: Médio

Uma presença constante no clube, apesar do calendário apertado, Fofana recuperou de um final tímido de época 2020/2021 em estilo. Jogador que estava na sombra de Tchouaméni no Mónaco, beneficiou da ausência de N’Golo Kanté mais de qualquer outro. Não tão incansável como o jogador do Chelsea, Fofana mostra ainda assim criatividade e qualidade técnica, bem como uma qualidade nata como líder dentro e fora de campo. A disciplina tem sido um problema regular, mas com Kanté nos 30 anos é provável que o papel de Fofana venha a ser mais permanente.

14
Adrien Rabiot

ADRIEN RABIOT

Data de nascimento: 3/4/1995

Clube: Juventus

Posição: Médio

Recusou, de forma chocante, estar incluído na lista suplementar para o torneio de 2018, mas já compensou Deschamps desde aí, ao tornar-se uma peça nuclear, embora frequentemente abaixo das expectativas. Não tem conseguido impressionar verdadeiramente na Juventus,  e no passado teve um comportamento menos exemplar. Daí que a (re)integração num plantel campeão do mundo, cujo sucesso tem sido associado à harmonia de grupo, continua a ser das decisões mais surpreendentes de Deschamps. O selecionador tem fé nele, em todo o caso, e Rabiot  pode beneficiar com as lesões de alguns compatriotas. Fiquem atentos à sua mãe (e agente), que raramente está fora das manchetes.

15
Jordan Veretout

JORDAN VERETOUT

Data de nascimento: 1/3/1993

Clube: Marselha

Posição: Médio

O único jogador do plantel de Deschamps que não jogou pelos Bleus em 2022. O médio de 29 anos impressionou desde que voltou a França. Fez parte do plantel que ganhou o Mundial sub-20, ao lado de nomes como Paul Pogba ou Samuel Umtiti. Nos tempos do Nantes sofreu uma lesão ao saltar uma barreira da linha ferroviária e ficou um mês de fora. Desta vez afastou todas as barreiras e garantiu um lugar na seleção, com a ambição de brilhar novamente nos palcos mundiais.

16
Steve Mandanda

STEVE MANDANDA

Data de nascimento: 28/3/1985

Clube: Rennes

Posição: Guarda-Redes

O lugar de Mandanda no plantel de Deschamps é, assumidamente, gerado pela lesão no gémeo sofrida por Mike Maignan. Dito isto, o veterano salvou o Rennes - mais notado pela sua eficácia ofensiva que solidez defensiva - por mais do que uma vez esta época, incluindo no recente duelo com o Lille. Esse duelo foi uma espécie de cartão de visita de Mandanda: teve culpas no primeiro golo dos anfitriões, mas fez meia dúzia de defesas que mantiveram a sua equipa no jogo. A sua liderança e paixão também serão importantes para um plantel maioritariamente jovem, mesmo que não venha a jogar.

17
William Saliba

WILLIAM SALIBA

Data de nascimento: 24/3/2001

Clube: Arsenal

Posição: Defesa Central

Coroado melhor jovem da Ligue 1 na época passada, Saliba cresceu muito com um empréstimo no Marselha. Um central sereno, gracioso e preciso. A forma confiante no Arsenal pode ser, em parte, atribuída a uns primeiros seis meses agitados em Marselha, que lhe permitiram assentar. A mesma inconsistência não seria tolerada na Premier League. Com apenas 21 anos, a sua capacidade de passe e presença imponente fazem-no ter um potencial gigante. Confortável no lado direito de uma defesa a três, Saliba pode encontrar o seu lugar no onze de Deschamps.

18
Dayot Upamecano

DAYOT UPAMECANO

Data de nascimento: 27/10/1998

Clube: Bayern de Munique

Posição: Defesa Central

Gaguejava em criança, e a forma de ultrapassar o problema foi ter voz em campo, ainda na formação. «Quando estava no campo tornava-me outra pessoa», disse ao Le Parisien. Upamecano deixou cedo a França, para integrar as camadas jovens da Red Bull, antes de uma transferência para os gigantes da Bundesliga, o Bayern de Munique, no ano passado. Teve um início tremido na seleção, ainda assim, pelo que a titularidade parece improvável.

19
Karim Benzema

KARIM BENZEMA*

* Falha o torneio por lesão

Data de nascimento: 19/12/1987

Clube: Real Madrid

Posição: Ponta-de-lança

Fora dos relvados, o regresso surpreendente de Benzema, antes do Euro 2020, foi gerido surpreendentemente bem. Fez amizade rápida com Mbappé e encontrou um plantel muito diferente daquele que tinha largado depois do escândalo da "sex tape". Os resultados foram irregulares, no entanto, e o triunfo na Liga das Nações do ano passado não compensou a campanha no Europeu. A parceria com Mbappé ainda está a crescer, e embora o regresso de Benzema tenha obrigado a França a ser mais expansiva, perdeu-se algum equilíbrio. Mas os 44 golos em 46 jogos, apontados por Benzema na época passada, podem indicar o que aí vem.

20
Kingsley Coman

KINGSLEY COMAN

Data de nascimento: 13/6/1996

Clube: Bayern de Munique

Posição: Extremo Esquerdo

De todos os atacantes franceses, Coman é o ala mais credível, até porque desempenha essa função regularmente no clube. Novamente disponível, depois de ter falhado os últimos jogos por lesão, será recuperado gradualmente até à aptidão total. Capaz de jogar em qualquer flanco, a sua velocidade e habilidade para cruzar fazem dele uma opção vital a partir do banco, caso a França precise de ir atrás do resultado.

21
Lucas Hernandez

LUCAS HERNÁNDEZ

Data de nascimento: 14/2/1996

Clube: Bayern de Munique

Posição: Defesa Central / Lateral Esquerdo

Quando está apto, Hernandez é, sem dúvida, primeira opção na França. A sua flexibilidade tática, aliada às grandes exibições de 2018, são as chaves para a sua inclusão, tendo feito mais de 30 jogos até à data. Mas andou lesionado desde que foi forçado a sair frente ao Barcelona, em setembro, e enfrentou uma corrida contra o tempo para recuperar. É uma inclusão de risco para Deschamps.

22
Théo Hernandez

THEO HERNÁNDEZ

Data de nascimento: 6/10/1997

Clube: AC Milan

Posição: Lateral Esquerdo

O antigo jogador do Real Madrid foi fundamental para o campeonato conquistado pelo AC Milan na época passada, e assinou o memorável golo da vitória frente à Bélgica, na meia-final da Liga das Nações, que a França conquistou em 2021. Hernandez também foi notícia pelas piores razões, quando o seu pitbull atacou e matou o cão de uma idosa, perto da sua casa de Como. Theo, que 'ladra' muito e ainda 'morde' mais,deve ocupar o lado esquerdo com a sua habitual forma dinâmica e destemida. Em 2017 disse que preferia jogar por Espanha, mas depois retratou-se e fez a estreia internacional em setembro de 2021. É irmão do colega de seleção, Lucas.

23
Alphonse Areola

ALPHONSE AREOLA

Data de nascimento: 27/2/1993

Clube: West Ham United

Posição: Guarda-Redes

As coisas nunca correram bem a Areola, no PSG (apesar de impressionar numa série de empréstimos), pelo que encontrou uma nova casa em Londres. Apesar de não ter sido primeira escolha de David Moyes, continua entre as opções da França. Maignan ou Lafont serão os sucessores de Hugo Lloris a longo prazo, mas Areola continua a contar com a lealdade de Deschamps.

24
Ibrahima Konaté

IBRAHIMA KONATÉ

Data de nascimento: 25/5/1999

Clube: Liverpool

Posição: Defesa Central

«Não és titular na equipa do Liverpool, que foi campeã da Europa, por acidente», disse Didier Deschamps, justificando a inclusão do central fanático por anime no plantel. Depois de uma impressionante segunda metade de época com os 'reds', Ibou estreou-se pela seleção em junho, com estatuto de titular frente à Áustria e Croácia. Formado na prolífica academia do Sochaux, Konaté visitou o seu bairro de La Roquette, em Paris, pouco depois da mudança, em honra do lugar que o moldou (uma das muitas ‘piscinas’ de talento na capital francesa).

25
Eduardo Camavinga

EDUARDO CAMAVINGA

Data de nascimento: 10/11/2002

Clube: Real Madrid

Posição: Médio

Angolano, filho de refugiados congoleses que fugiram da guerra, Camavinga mudou-se para a França na infância, e passou a maior parte da sua vida em Brittany. O seu ano revelação no Rennes surgiu quando tinha apenas 16 anos, e incluiu uma prestação de melhor em campo frente ao PSG, para jogar a Liga dos Campeões na época seguinte. Depois de um decréscimo de forma, a grande transferência para o Real Madrid revigorou-o, e Camavinga está gradualmente a fixar-se na ribalta. Regressou à seleção em setembro, após dois anos com os sub-21, mas algumas prestações menos conseguidas mostram que ainda há muito caminho a percorrer até ser titular.

26
Marcus Thuram

MARCUS THURAM

Data de nascimento: 06/08/1997

Clube: Borussia Mönchengladbach

Posição: Avançado

Filho de Lilian Thuram, herói do título mundial de 1998. Foi batizado em homenagem a Marcus Garvey, ativista jamaicano. Convocado à última hora, foi assim premiado por aquela que está a ser a melhor época da carreira, com 10 golos apontados na Bundesliga. Na época passada sentiu dificuldades, mas agora passou para um papel mais central. O antigo jogador do Guingamp não era chamado desde o Euro, e entra na lista para o Mundial com quatro internacionalizações. O recorde do pai (142) pode não ser alcançável, mas igualar os dois golos apontados em Mundiais é mais realista. Em 2020 foi suspenso por seis jogos (um deles com pena suspensa) e multado, por cuspir num jogador do Hoffenheim. Pediu desculpa dizendo: «É algo que não corresponde ao meu carácter, e nunca deveria acontecer. Peço desculpa a todos, e claro que aceito todas as consequências do meu gesto.»

 

Textos de Raphael Jucobin, Adam White e Eric Devin, que escrevem para o Get French Football News.

 

 

Maisfutebol
Marrocos: os jogadores 19 nov 2022, 14:04
Canadá: os jogadores 19 nov 2022, 11:15
Japão: os jogadores 19 nov 2022, 00:17
Alemanha: os jogadores 18 nov 2022, 23:12
Costa Rica: os jogadores 18 nov 2022, 22:34
Espanha: os jogadores 18 nov 2022, 21:22
Tunísia: os jogadores 18 nov 2022, 20:30
Dinamarca: os jogadores 18 nov 2022, 18:58
Austrália: os jogadores 18 nov 2022, 17:28
Croácia: os jogadores 18 nov 2022, 16:13
França: os jogadores 18 nov 2022, 01:10
Sérvia: os jogadores 17 nov 2022, 16:34
Bélgica: os jogadores 17 nov 2022, 15:08
Polónia: os jogadores 16 nov 2022, 19:46
Suíça: os jogadores 16 nov 2022, 13:36
México: os jogadores 15 nov 2022, 22:51
Argentina: os jogadores 15 nov 2022, 20:48
Gana: os jogadores 15 nov 2022, 16:54
Camarões: os jogadores 15 nov 2022, 15:46
Uruguai: os jogadores 15 nov 2022, 00:53
EUA: os jogadores 15 nov 2022, 00:38
Irão: os jogadores 14 nov 2022, 23:24
Brasil: os jogadores 10 nov 2022, 22:31
Senegal: os jogadores 8 nov 2022, 09:35
Equador: os jogadores 7 nov 2022, 22:19
Qatar: os jogadores 7 nov 2022, 11:47
Portugal: os jogadores 2 nov 2022, 00:32