Maisfutebol

Gana: os jogadores

1
LAWRENCE ATI-ZIGI (getty)

LAWRENCE ATI-ZIGI

Data de nascimento: 29/11/1996

Clube: St. Gallen

Posição: Guarda-Redes

Ati-Zigi, que em setembro assinou um novo contrato de longa duração com o St. Gallen e um mês mais tarde superou os 100 jogos pelo clube no campeonato, ganhou lugar no Qatar em resultado das lesões de Richard Ofori e Jojo Wollacott. O seu percurso na seleção não tem sido tranquilo: é presença regular nas convocatórias desde a estreia em 2018, mas raramente mantém a baliza a zeros quando tem oportunidade de jogar de início. Não fez parte da convocatória em setembro e parecia uma aposta remota para o Mundial. No ano passado ele falou sobre a sua carreira e sobre como podia ter sido bem diferente: «Quando entrei na escola os meus pais não queriam que jogasse futebol, porque voltava sempre para casa muito sujo. A minha mãe encorajou-me a estudar e eu queria ser médico. Tinha tomado essa decisão, mas as coisas mudaram e aqui estou hoje a jogar futebol.»

2
TARIQ LAMPTEY (getty)

TARIQ LAMPTEY

Data de nascimento: 30/9/2000

Clube: Brighton

Posição: Lateral/Ala-Direito

Tratando-se de alguém que «adorava ver jogar Dani Alves», a sua versatilidade não é surpresa. Tariq cresceu na academia do Chelsea, mas só jogou três vezes pela equipa principal dos londrinos. «O meu coração estava a mil, era o momento que eu e a minha família esperávamos», disse depois da estreia pelos Blues, frente ao Arsenal. A sua esperança e paciência para representar a Inglaterra - onde nasceu e cresceu – depois de jogar pelos escalões jovens, foi diminuindo à medida que surgiram alternativas na lateral-direita. Perda deles, ganho do Gana. Depois de uma «perseguição» de dois anos estreou-se finalmente pela seleção em outubro, frente ao Brasil.

3
DENIS ODOI (Getty)

DENIS ODOI

Data de nascimento: 27/5/1988

Clube: Club Brugge

Posição: Lateral-Direito

Esteve tão bem na estreia pelo Gana frente à Nigéria em março deste ano que o ministro do desporto lhe chamou «Professor», e é isso que todos lhe chamam agora. A alcunha é apropriada ao seu look estudioso quando não está a jogar, e à reputação de gostar de ler. Professor de educação física, obteve o seu certificado enquanto já era profissional. Cidadão belga, queria jogar pelo Gana desde 2017, mas, não sabendo quem contactar, mandou um e-mail geral à federação e nunca teve resposta. Tem uma internacionalização pela Bélgica.

4
MOHAMMED SALISU (getty)

MOHAMMED SALISU

Data de nascimento: 17/4/1999

Clube: Southampton

Posição: Central

Salisu teve de esperar cinco meses para se estrear pelo Southampton, depois da sua mudança em agosto de 2020, porque o treinador Ralph Hasenhuttl sentia que não estava «fisicamente pronto para a Premier League», embora dissesse que «o talento está lá». A espera foi justificada, com os adeptos a chamarem-lhe agora «Rei Escorpião». «Não sei porque adicionaram o ‘Rei’, mas é só ‘Escorpião’. Os meus amigos no Gana chamavam-me assim», disse Salisu ao Daily Echo. Tem uma relação difícil com o Gana pela sua repetida rejeição da seleção, porque alegava querer «construir-se primeiro» a si próprio. A estreia surgiu no mês passado frente ao Brasil e agora é certa a sua presença no Qatar.

5
Thomas Partey, Gana (AP)

THOMAS PARTEY

Data de nascimento: 13/6/1993

Clube: Arsenal

Posição: Médio

As lesões complicaram a sua evolução nos primeiros anos no Arsenal, mas a forma de Partey em 2022/23 continua a dar motivos de otimismo aos ganeses à partida para o Mundial. Ainda está para se afirmar em definitivo com a camisola do Gana, mas o que não deixa dúvidas é o facto de a sua ausência implicar uma considerável fraqueza estrutural na equipa. Com uma tendência relevante para marcar pela seleção, foi o seu golo frente à Nigéria nos play-offs que segurou o bilhete para a festa do Qatar.

6
ELISHA OWUSU (getty)

ELISHA OWUSU

Data de nascimento: 7/11/1997

Clube: Gent

Posição: Médio

Não há muitos jogadores que tenham aproveitado tão bem uma oportunidade como este rapaz aproveitou em Março no play-off de qualificação frente à Nigéria. E só precisou de 45 minutos. «Nasci e cresci em França, mas as pessoas sempre me disseram que o objetivo era o Gana», disse ao Star Connect em outubro. Filho de um conhecido membro da Igreja Pentecostal, Owusu veste a sua religião nas mangas, raramente terminando os discursos sem dizer «na graça de Deus». Formou-se na academia do Lyon, desenvolveu-se no Sochaux e encontrou um lar no Gent. «Acho que sou subvalorizado por onde jogo. Se jogasse em Inglaterra não paravam de me elogiar!» Cuidado com a sua aparência esguia: esconde um interior surpreendentemente tenaz.

7
FATAWU ISSAHAKU (getty)

FATAWU ISSAHAKU

Data de nascimento: 8/3/2004

Clube: Sporting

Posição: Extremo

Todas as atenções estão voltadas para este fenomenalmente talentoso adolescente, com o Manchester United entre os clubes que lhe são associados antes mesmo dos primeiros pontapés na bola no Qatar. Issahaku só chegou ao Sporting em abril deste ano, mas a sua passagem por Portugal pode não ser longa – o seu contrato de cinco anos inclui uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. Foi considerado «indiscutivelmente a melhor promessa africana da sua geração» no Guardian Next Generation de 2021 e destacou-se na Taça das Nações africanas sub-20 do ano passado, onde foi eleito melhor jogador da competição, apesar de ser mais novo do que a maioria dos jogadores. Estreou-se pela seleção principal no ano passado, numa vitória sobre o Zimbabue de qualificação para o Mundial, e disse o que significaria ser chamado para o Qatar: «Um Mundial é algo muito grande, toda a gente sonha com isso. Não vejo a hora de estar lá.»

8
DANIEL-KOFI KYEREH (AP)

DANIEL-KOFI KYEREH

Data de nascimento: 8/3/1996

Clube: Friburgo

Posição: Médio

Como se sofrer uma lesão no ligamento cruzado não fosse suficiente, Kyereh foi por duas vezes dispensado por clubes alemães que não quiseram arriscar tê-lo nos quadros. Caso contrário, o seu talento óbvio devia ter sido mencionado em clubes maiores há alguns anos. Mas os últimos quatro anos tiveram de representar um crescimento paciente. Passou de quase se retirar do futebol a crescer nas divisões inferiores, até se tornar uma figura chave na Bundesliga pelo Friburgo. Controlo de bola, passe assertivo e um estilo sem pressas fazem dele um metrónomo; não tão bom como o seu ídolo Ronaldinho, mas dá para ter uma ideia. Criado na Alemanha, Kyereh fez manchetes no Gana quando um vídeo da sua entusiástica dança a celebrar a primeira chamada à seleção viralizou. É o seu primeiro Mundial.

9
Jordan Ayew (AP)

JORDAN AYEW

Data de nascimento: 11/9/1991

Clube: Crystal Palace

Posição: Ponta-de-lança

As pessoas questionam como Jordan Ayew não perde o lugar no clube e na seleção apesar de poucos golos ter marcado nos últimos três anos. A resposta é que os treinadores confiam nele para fazer o que é pedido. O técnico do Palace, Patrick Vieira, disse este ano: «O Jordan dá-nos muito mais do que golos. Há o seu trabalho, as faltas que provoca, a cobertura aos outros jogadores.» O Ayew mais novo não tem a propensão do irmão para dar nas vistas: faz o seu trabalho e vai para casa.

10
André Ayew

ANDRÉ AYEW

Data de nascimento: 17/12/1989

Clube: Al Sadd

Posição: Extremo/Ponta-de-lança

Quando o Gana defrontar Portugal no primeiro jogo da fase de grupos, André terá ultrapassado Asamoah Gyan como o mais internacional de sempre pelo seu país. Será um de muitos recordes que baterá antes de se reformar. Isso por si já testemunha a sua longevidade, depois de se estrear, ainda adolescente, em 2007. Capitão desde 2019, o filho de Abedi Pelé (talvez o melhor ganês de sempre) é obcecado com o seu lugar na história. «O que quero é morrer com esta camisola, se possível. Vou fazer de tudo para ganhar algo com este país antes de o meu tempo terminar. O meu pai não levou o Gana ao Mundial, mas eu consegui», disse em março ao Joy Sports, com um sorriso. Uma figura controversa – porque tem opiniões fortes sobre as suas crenças, nem sempre populares –, André impõe respeito onde quer que jogue. Taticamente, o jogador de 32 anos oferece menos velocidade do que há uma década, mas compensa pelos seus movimentos e tendência a fazer golos importantes. Este será o seu quarto Mundial, um recorde que vai partilhar com Asamoah Gyan.

11
OSMAN BUKARI (getty)

OSMAN BUKARI

Data de nascimento: 13/12/1998

Clube: Estrela Vermelha

Posição: Extremo-Direito

Durante o verão, Bukari tomou uma decisão que lhe definiu a carreira, ao juntar-se aos sérvios do Estrela Vermelha. Apesar de não falar a língua – o seu inglês também não é grande coisa – o jogador começou bem, sendo a sua época mais produtiva frente à baliza. O seu primeiro golo pelo Gana surgiu frente a Madagáscar em junho. Não é o mais ruidoso, mas Bukari tem uma presença positiva no balneário pelo seu humor.

12
IBRAHIM DANLAD (getty)

IBRAHIM DANLAD

Data de nascimento: 2/12/2002

Clube: Asante Kotoko

Posição: Guarda-redes

Tal como Lawrence Ati-Zigi, o adolescente Danlad deve o seu lugar no Qatar às lesões sofridas por outros dois guarda-redes, Richard Ofori e Jojo Wollacot. Um talento promissor, ele jogou em todas as seleções jovens pelo Gana e joga no Asante Kotoko, que reagiu à sua chamada tardia com um tweet: «Parabéns de todos nós no Asante Kotoko. Acreditamos nas tuas capacidades e sabemos que vais encher de orgulho o Gana, a tua família e todos nós. Tens o nosso apoio e bênçãos.» Em outubro, depois de ajudar a seleção sub-23 a vencer Moçambique num jogo de qualificação da Taça das Nações africana sub-23, ele prestou homenagem ao pai, que tinha falecido semanas antes: «Dedico esta vitória ao meu falecido pai, Abu. Para sempre no meu coração.»

13
DANIEL AFRIYIE (getty)

DANIEL AFRIYIE

Data de nascimento: 26/6/2001

Clube: Hearts of Oak

Posição: Avançado

Afriyie assinou um contrato de três anos com o Hearts of Oak depois de um teste bem sucedido, tendo em 2019 sido rejeitado pelo Asante Kotoko, e desde então nunca olhou para trás. O avançado impressionou de tal forma com as suas exibições na primeira divisão do Gana que um ano mais tarde conseguiu a sua primeira chamada à seleção principal, para dois jogos de qualificação para o Mundial. Quando ganhou lugar na lista final para o Qatar, um vídeo da reação da sua mãe, entre lágrimas e cânticos, tornou-se viral. «Agradeço a Deus por o meu filho ter sido convocado», disse aos meios de comunicação locais: «Estou muito grata pelas graças concedidas ao meu filho. Estou surpreendida, porque há muitos jogadores no país, por isso o facto de ele ter sido escolhido significa que Deus é maravilhoso, e com ele todas as coisas são possíveis.»

14
GIDEON MENSAH (getty)

GIDEON MENSAH

Data de nascimento: 18/7/1998

Clube: Auxerre

Posição: Lateral-Esquerdo

Depois de ter dificuldades em afirmar-se no Salzburgo, O que o fez estagnar, empréstimos ao Vitória SC e Bordéus provaram-se decisões astutas. Tem competido com Baba Rahman pelo lugar na lateral-esquerda enquanto ganhou uma transferência permanente para Auxerre, recém-promovido à Ligue 1 – tudo no ano passado. «Defrontar Ronaldo é algo por que mal posso esperar. Nunca joguei contra ele, mas agora espero conhecê-lo no Mundial, que é o maior palco de todos», disse ao Joy Sports depois do sorteio do Mundial.

15
Joseph Aidoo (getty)

JOSEPH AIDOO

Data de nascimento: 29/9/1995

Clube: Celta Vigo

Posição: Central

O central de 27 anos do Celta Vigo, que chegou à Liga espanhola em 2019 proveniente do Genk por um valor estimado de oito milhões de euros, estreou-se nesse ano pela seleção, num particular frente à Mauritânia. Há 24 anos que tinha em mente um lugar na seleção para o Qatar, desde que o pai assegurou ao então bebé Joseph que chegaria um dia ao Campeonato do Mundo. «Estava a ver o Mundial 1998 com o meu pai, quando a França ganhou, embora não me lembre de muito. Mas o meu pai disse: ‘Um dia vais esta ali.’» Ele chega ao Qatar motivado: «O nosso grupo é difícil, mas qualquer equipa pode passar. Queremos passar o grupo e depois encarar jogo a jogo. Estou muito orgulhoso e muito feliz por ir ao Mundial, e feliz também pela minha família.»

16
ABDUL MANAF NURUDEEN (getty)

ABDUL MANAF NURUDEEN

Data de nascimento: 8/2/1993

Clube: KAS Eupen

Posição: Guarda-Redes

O capacete protetor de Abdul, Produto da Aspire Football Dreams no Gana, fez surgir comparações com Petr Cech, embora o jovem tenha dito que o seu estilo em nada é semelhante ao da lenda checa. Nurudeen tornou-se um herói de culto no Gana quando, na Kirin Cup de 2022, frente ao Chile, defendeu um penálti que garantiu a vitória. É esperado que entre em campo se surgir uma situação semelhante.

17
ABDUL-RAHMAN BABA (getty)

ABDUL-RAHMAN BABA

Data de nascimento: 2/7/1994

Clube: Reading

Posição: Lateral-Esquerdo

«Sei que tenho limitações e isso entristece-me, mas sei que posso ultrapassar isso. Se tens problemas nos ligamentos e tens de os reconstruir nunca mais vais ser o mesmo», disse Baba em 2021 numa entrevista, após dois anos de longa recuperação. Antes disso era quase intocável na lateral-esquerda, quando apto. Emprestado ao Reading pela segunda vez, teve a oportunidade de recuperar lentamente. Fora dos relvados o jogador de 28 anos tem reputação pelos seus investimentos.

18
Daniel Amartey, Gana (AP)

DANIEL AMARTEY

Data de nascimento: 21/12/1994

Clube: Leicester

Posição: Central/Médio defensivo

Quem imaginaria que, depois de fraturar o tornozelo em 2018, Daniel Amartey seria das poucas estrelas ganesas na Premier League? As lesões graves fizeram dele um monstro de mentalidade, entrando nos onzes quer do clube, quer da seleção. Emergiu no balneário como um líder do Gana e um dos favoritos dos adeptos. É muito popular junto dos colegas e opta por ficar longe da imprensa.

19
IÑAKI WILLIAMS (getty)

IÑAKI WILLIAMS

Data de nascimento: 15/6/1994

Clube: Athletic Bilbao

Posição: Ponta-de-lança

Desde que fez a estreia pelo Gana, Iñaki Williams marcou três golos e fez uma assistência em seis jogos. Com cinco tentos em 14 partidas, o avançado está a caminho da sua temporada mais produtiva no clube basco. Quando visitou o Gana neste verão os seus avós foram vistos a benzer-se com ele – e o seu irmão Nico –, com a família a rezar por sucesso depois de se juntar ao Gana. «Ouvir a história dos meus pais fez-me querer trabalhar ainda mais, para retribuir depois dos sacrifícios que fizeram por nós», disse ao Guardian em 2021, contando a história dos pais que atravessaram o deserto descalços antes de chegar a Espanha. O jogador que inicialmente rejeitou a oportunidade de jogar pelo Gana está na linha da frente para o Qatar. Está numa série recorde de 354 jogos consecutivos em La Liga – e a contar.

20
MOHAMMED KUDUS (getty)

MOHAMMED KUDUS

Data de nascimento: 2/8/2000

Clube: Ajax

Posição: Médio ofensivo

Médio centro, médio ofensivo, falso 9, extremo – tudo isto enquanto marca golos. Poucos jogadores apareceram tão bem como Kudus nos últimos dois anos. O seu abundante talento criativo significa que consegue reter a posse quando joga pelo Gana, o que deixa muitos adeptos ficam aborrecidos por não verem o mesmo que faz no Ajax. «Jogo com as instruções dos meus treinadores. Se não for um problema para eles eu estou bem», diz. Depois da academia Right to Dream iluminou o futebol dinamarquês no Nordsjaelland, antes de se mudar para Amesterdão há três anos, onde também brilha. Ainda que o Ajax tenha caído na fase de grupos da Liga dos Campeões, nenhum jogador beneficiou mais dessa campanha, tendo Kudus vencido três prémios de melhor em campo.

21
SALIS ABDUL SAMED (getty)

SALIS ABDUL SAMED

Data de nascimento: 26/3/2000

Clube: Lens

Posição: Médio

«Quero jogar pelo Gana e orgulhar a minha mãe. Há algo mais bonito do que a minha mãe ligar a televisão e ver-me jogar pelo Gana?», disse o menino nascido em Aboabo, em Kumasi, à Joy Sports. Foi uma resposta aos rumores de que tinha rejeitado a primeira chamada. Ainda por se estrear pelo Gana, as suas prestações pelo Lens levaram a muitos pedidos para a sua convocatória no Mundial – e era conhecimento comum entre jornalistas que lá estaria. Um jogador que raramente perde a bola, os seus movimentos escondem uma impressionante qualidade de passe, tornando-se um dos melhores na sua posição na Ligue 1. Anteriormente no Clermont, os amigos chamam-lhe Samed e os colegas Salis. «Chamem-me o que preferirem, não há problema.»

22
KAMALDEEN SULEMANA (getty)

KAMALDEEN SULEMANA

Data de nascimento: 15/2/2002

Clube: Rennes

Posição: Extremo-Esquerdo

Incrivelmente dotado. Incrivelmente azarado. A mudança de Kamaldeen para França viu-o tornar-se no mais caro adolescente ganês, depois de o Rennes pagar 15 milhões de euros pelos seus serviços. Contudo, após uma grande época de estreia, lesão após lesão parecem ter-lhe dificultado os últimos meses. A sua velocidade explosiva e verticalidade tornam inevitável uma mudança para uma grande liga. O Gana continua a acreditar nele, convocando-o para recuperar a confiança. Formou-se na consagrada Right to Dream Academy, ao lado de Kudus.

23
ALEXANDER DJIKU (getty)

ALEXANDER DJIKU

Data de nascimento: 9/8/1994

Clube: Estrasburgo

Posição: Central

Nascido e criado em França, Djiku é um dos jogadores nascidos no estrangeiro que sempre tiveram ambições pelo Gana. E assim que teve essa oportunidade tornou-se indiscutível. É adorado pela sua dureza como central. «Sempre tive o sonho de jogar pelo Gana e a federação tinha-me seguido desde o meu tempo no Bastia», disse, depois de se estrear pela seleção em outubro de 2020. As suas prestações pelo Gana têm melhorado o seu estatuto. Uma transferência parecia inevitável, mas o negócio com o Hoffenheim caiu porque o agente pediu uma comissão demasiado alta. É o atual jogador ganês do ano.

24
Sowah (getty)

KAMAL SOWAH

Data de nascimento: 9/1/2000

Clube: Club Brugge

Posição: Avançado

O primeiro contrato profissional do jogador de 22 anos, ainda sem qualquer internacionalização, foi com o Leicester, que em 2018 o contratou à academia Right to Dream de Acra. Seguiu de imediato para os belgas do Oud-Heverlee Leuven num empréstimo de três anos – e no ano passado transferiu-se para o Club Brugge num negócio estimado de oito milhões de euros. Desde então tem estado em grande forma, tanto no campeonato como na Liga dos Campeões, o que lhe valeu ganhar um lugar na equipa para o Qatar. Brendan Rodgers, o treinador do Leicester, defendeu assim a decisão de vender o seu passe: «Temos de ser justos com o jogador. Ele deu-se muito bem na Bélgica e tinha lá grande mercado. O valor que pagaram mostra que ele é visto como um talento. Nós temos jogadores à frente dele na sua posição e ele queria continuar a progredir.»

25
ANTOINE SEMENYO getty

ANTOINE SEMENYO

Data de nascimento: 7/1/2000

Clube: Bristol City

Posição: Ponta-de-lança

Na seleção nacional Semenyo não teve ainda a chance de explodir. Não porque não seja bom, mas porque o seu tempo de jogo precisa de ser gerido para evitar lesões recorrentes. O avançado teve um início fantástico de temporada, apesar de começar a maior parte dos jogos como suplente. A 100 por cento pode ser um diferenciador a qualquer altura para Otto Addo, que se diz estar deliciado por ter um jogador do seu talento. Velocidade, verticalidade e um remate explosivo são as suas armas.

26
ALIDU SEIDU getty

ALIDU SEIDU

Data de nascimento: 4/6/2000

Clube: Clermont Foot

Posição: Central

Com 1.70m, Seidu foi comparado a Lisandro Martínez, central do Manchester United. Não é a estatura ideal para um defesa ou para ser considerado central, mas isso não o impediu de se tornar competente no seu futebol. Depois de deixar a academia JMG o jogador tem estado em França, onde passou pela formação do Clermont antes de chegar à equipa principal. É um dos favoritos na equipa da Ligue 1 e pode em breve conquistar o coração dos ganeses, se as prestação na Kirin Cup servirem de indicação.

 

Textos de Lawrence Baidoo, que escreve para o Joy Sports.

 

Maisfutebol
Marrocos: os jogadores 19 nov 2022, 14:04
Canadá: os jogadores 19 nov 2022, 11:15
Japão: os jogadores 19 nov 2022, 00:17
Alemanha: os jogadores 18 nov 2022, 23:12
Costa Rica: os jogadores 18 nov 2022, 22:34
Espanha: os jogadores 18 nov 2022, 21:22
Tunísia: os jogadores 18 nov 2022, 20:30
Dinamarca: os jogadores 18 nov 2022, 18:58
Austrália: os jogadores 18 nov 2022, 17:28
Croácia: os jogadores 18 nov 2022, 16:13
França: os jogadores 18 nov 2022, 01:10
Sérvia: os jogadores 17 nov 2022, 16:34
Bélgica: os jogadores 17 nov 2022, 15:08
Polónia: os jogadores 16 nov 2022, 19:46
Suíça: os jogadores 16 nov 2022, 13:36
México: os jogadores 15 nov 2022, 22:51
Argentina: os jogadores 15 nov 2022, 20:48
Gana: os jogadores 15 nov 2022, 16:54
Camarões: os jogadores 15 nov 2022, 15:46
Uruguai: os jogadores 15 nov 2022, 00:53
EUA: os jogadores 15 nov 2022, 00:38
Irão: os jogadores 14 nov 2022, 23:24
Brasil: os jogadores 10 nov 2022, 22:31
Senegal: os jogadores 8 nov 2022, 09:35
Equador: os jogadores 7 nov 2022, 22:19
Qatar: os jogadores 7 nov 2022, 11:47
Portugal: os jogadores 2 nov 2022, 00:32