Maisfutebol

Tunísia: os jogadores

1
Aymen Mathlouthi

AYMEN MATHLOUTHI

Data de Nascimento : 14/09/1984

Clube : Etoile du Sahel 

Posição: Guarda-redes

Não fazia parte da seleção desde 2019, pelo que a sua convocatória para o Mundial gerou surpresa. Tem experiência, claro, e fez parte do grupo chamado para o Mundial da Rússia, participando na vitória por 2-1 sobre o Panamá. Fez a estreia pela seleção em 2007, e foi titular durante praticamente uma década. A sua chamada, em detrimento de Sedki Debchi, gerou controvérsia, com uma troca de acusações entre o selecionador, Jalel Kadri, e o clube de Debchi, o Espérance de Tunis.

 

2
Bilel Ifa

BILEL IFA

Data de nascimento: 9/3/1990

Clube: Kuwait SC

Posição: Defesa Central

A sua história de vida é uma lição. Talento prodigioso que fez parte da geração que competiu no Mundial sub-17, em 2007, foi chamado à seleção principal no ano seguinte. De 2013 a 2021 teve, contudo, problemas com o seu clube de formação, o Club Africain. Em 2020 foi dito que estava com peso a mais, e teve de ser medicamente seguido. Ainda assim encarou as primeiras experiências no esrangeiro: primeiro para a Arábia Saudita e depois no Kuwait. Foi totalista na Taça Árabe 2021 e na CAN 2022, e será quase certa a sua inclusão no onze do Mundial 2022.

3
Montassar Talbi

MONTASSAR TALBI

Data de nascimento: 26/5/1998

Clube: Lorient

Posição: Defesa Central

Depois de passar por Espérance de Tunis, Rizespor e Rubin Kazan, o central saiu da Rússia após a invasão à Ucrânia, e chegou à Ligue 1 francesa. Muito rapidamente se estabeleceu como indispensável no Lorient. Marcou o seu primeiro golo pela Tunísia no amigável frente ao Brasil, um jogo que permanecerá na memória do futebol tunisino.

4
Yassine Meriah

YASSINE MERIAH

Data de nascimento: 2/7/1993

Clube: Espérance de Tunis

Posição: Defesa Central

Em dezembro último rompeu os ligamentos do joelho na Taça Árabe 2021. Um veterano do Mundial 2018, Meriah forçou a saída do seu antigo clube nos Emirados Árabes Unidos, o Al Ain, para ganhar minutos de jogo no Espérance de Tunis, com o intuito de jogar no Mundial.

5
Nader Ghandri

NADER GHANDRI

Data de nascimento: 18/2/1995

Clube: Club Africain

Posição: Defesa Central

Com a imponente altura de 1.96 metros, Ghandri disputará duelos aéreos contra qualquer um. Depois de passar por vários clubes na Europa, tornou-se um recurso valioso para o Club Africain e o seu jovem plantel. Foi particularmente importante durante a qualificação para o Mundial, e em concreto no play-off frente ao Mali. Como vários defesas tunisinos é também capaz de jogar no meio-campo.

6
Dylan Bronn

DYLAN BRONN

Data de nascimento: 19/6/1995

Clube: Salernitana

Posição: Defesa Central

Embora seja defesa, Dylan Bronn pode marcar golos importante, como aquele frente à Bélgica, no Mundial 2018. Está muito mais confortável numa linha de três centrais, mas vai alinhar quer como central, quer como lateral direito. Bronn é forte nos duelos, mas tem de se controlar em campo. Quando a Tunísia jogou contra o Brasil, em setembro, o seu 'tackle' em Neymar valeu-lhe a expulsão, algo que não será aceitável nos grandes palcos.

7
Youssef Msakni

YOUSSEK MSAKNI

Data de nascimento: 28/10/1990

Clube: Al Arabi

Posição: Extremo Esquerdo

O capitão e líder da equipa. Youssef Msakni é capaz de desbloquear jogos complicados. Muitos pensavam que teria uma carreira na Europa, mas preferiu jogar no Qatar desde os 23 anos. Falhou o Mundial 2018 depois de romper os ligamentos do joelho, e é provável que este seja o seu primeiro e último Mundial. Os tunisinos contam com ele, e quererá justificar essa confiança nos grandes palcos.

8
Hannibal Mejbri

HANNIBAL MEJBRI

Data de nascimento: 21/1/2003

Clube: Birmingham City

Posição: Médio ofensivo

Depois de ser cruzar com Cristiano Ronaldo no Manchester United, muitos tunisinos veem Mejbri como a grande esperança do país. A alegria da chegada à seleção foi contagiante para a imprensa e adeptos. Nomeado em honra do grande general Hannibal Barca, Mejbri colocou os tunisinos a assistir aos jogos do Birmingham, desde que foi emprestado. É o futuro da seleção, mas tem de aprender a controlar o seu temperamento, tendo sido admoestado demasiadas vezes pelo seu clube esta época.

9
Issam Jebali

ISSAM JEBALI

Data de nascimento: 25/12/1991

Clube: Odense

Posição: Segundo Avançado/Extremo

Aos 30 anos ainda nem chegou às dez internacionalizações, o que pode ser uma surpresa para os que conhecem o seu talento. Este avançado jogou a maior parte da sua carreira na Suécia e Dinamarca, mas tornou-se um reforço de valor para os tunisinos. Jebali mostrou a sua qualidade na Kirin Cup, e parece preparado para mais, tendo marcado dois golos e feito outras tantas assistências em dez partidas do campeonato dinamarquês (até ao momento em que o texto foi escrito).

10
Wahbi Khazri

WAHBI KHAZRI

Data de nascimento: 28/2/1991

Clube: Montpellier

Posição: Ponta-de-lança

Khazri é o mais prolífico tunisino desta geração, com dois golos no Mundial em seu nome. Depois de passar a maior parte da carreira como médio ofensivo, tem jogado agora como referência do ataque tunisino. Depois de um arranque lento de época, parece apto e preparado para aquele que será, certamente, o seu último Mundial.

11
Taha Yassine Khenissi

TAHA YASSINE KHENISSI

Data de nascimento: 12/2/1993

Clube: Kuwait SC

Posição: Ponta-de-lança

O especialista em penáltis. Com a sua insistência, força vários erros que resultam em penáltis. Esta temporada lidera a lista de melhores marcadores da liga do Kuwait, com sete golos. Os seus movimentos, capacidade aérea e eficiência em frente à baliza, fazem dele uma opção útil para as 'Águias de Cartago'.

12
Ali Maâloul

ALI MAALOUL

Data de nascimento: 1/1/1990

Clube: Ahly SC

Posição: Lateral Esquerdo

Muito poucos jogadores em África conseguiram o que Ali Maaloul conquistou, ao nível do seu clube. O jogador de 32 anos é uma presença fixa na Tunísia há quase uma década. Uma rara mancha no seu percurso é a prestação contra a Bélgica, no Mundial 2018. Muitos adeptos ainda não o perdoaram pela derrota pesada, e acusam-no de jogar melhor pelo clube do que na seleção, embora as estatísticas digam o contrário. O Mundial 2022 pode ser a sua última oportunidade para apagar essas más memórias de 2018.

13
Ferjani Sassi

FERJANI SASSI

Data de nascimento: 18/3/1992

Clube: Al Duhail

Posição: Médio

Com 76 internacionalizações, Sassi é um dos mais experientes do plantel. Traz equilíbrio ao meio-campo e, embora esse setor tenha muitas opçõe, traz compostura em posse. Por isso é uma opção interessante para guardar a bola e criar soluções para os avançados.

14
Aissa Laidouni

AISSA LAIDOUNI

Data de nascimento: 23/12/1996

Clube: Ferencvaros

Posição: Médio

O guerreiro do meio-campo da Tunísia. Aïssa Laidouni é a encarnação do 'Grinta' tunisino. É extremamente intenso e forte nos duelos, e será provavelmente a revelação da Tunísia no Mundial. Os adeptos sabem que os seus dias na Hungria estão contados, e que se mudará para um clube de maior expressão depois do Mundial. Antes disso terá de ajudar a constituir uma muralha no meio-campo da seleção.

15
Mohamed Ali Ben Romdhane

MOHAMED ALI BEN ROMDHANE

Data de nascimento: 6/9/1999

Clube: Espérance de Tunis

Posição: Médio

Mohamed Ali Bem Romdhane é um dos poucos jovens com potencial para se afirmar no Qatar. A sua habilidade todo-o-terreno levou a que os adeptos lhe chamassem 'Chakchouka', em honra de um prato tradicional no norte de África. Depois de sofrer uma apendicite em agosto, ainda está a trabalhar para recuperar em pleno.

16
Aymen Dahmen

AYMEN DAHMEN

Data de nascimento: 28/1/1997

Clube: CS Sfaxien

Posição: Guarda-Redes

Depois de um longo período a titular nos sub-23 tunisinos, Dahmen impôs-se finalmente na seleção principal. A sua chamada surgiu depois de uma campanha nas redes sociais, promovida pelos adeptos, e as suas exibições na Kirin Cup (torneio amigável jogado no Japão) justificaram esse apoio. Concedeu cinco golos num particular frente ao Brasil em setembro, e estoicamente admitiu a culpa à imprensa. «Foram erros imperdoáveis, mas ainda tenho a mesma confiança em mim próprio, e vou compensar o selecionador, se continuar a contar comigo». É justo dizer que, durante muitos anos, a Tunísia teve dificuldades nas balizas, e a instabilidade na posição teve impacto direto nos resultados. Desta vez, contudo, tanto a imprensa como os adeptos estão convencidos de que Dahmen será titular no Mundial.

17
Ellyes Skhiri

ELLYES SKHIRI

Data de nascimento: 10/5/1995

Clube: Colónia

Posição: Médio

Depois de se afirmar no Mundial 2018, Shkiri tem sido uma constante na seleção tunisina. Estatisticamente não tem sido nada menos do que excelente. Pelo clube lidera quase sempre a equipa em passes completos, interceções e distância percorrida. Os adeptos da Tunísia comparam-no ao antigo dínamo da seleção, Riadh Bouazizi, na medida em que Shkiri é o motor da seleção.

18
Ghaylene Chaalali

GHAYLEN CHAALELI

Data de nascimento: 28/2/1994

Clube: Espérance de Tunis

Posição: Médio

Outro guerreiro no meio-campo tunisino. Jogou várias competições, incluindo Mundial, CAN, Mundial de Clubes e Liga dos Campeões africana (a qual ganhou por duas vezes, com o Espérance de Tunis). pode jogar em qualquer sistema que Jalel Kadri pretenda implementar, incluindo 4x4x2, 4x3x3 ou 3x5x2.

19
Seifeddine Jaziri

SEIFEDDINE JAZIRI

Data de nascimento: 12/2/1993

Clube: Zamalek

Posição: Ponta-de-lança

Com um rácio de um golo a cada três jogos, e uma Bota de Ouro da Taça Árabe em seu nome, Jaziri é um verdadeiro rato de área. Como todos os avançados, 'Jazz' tem jejuns, mas terá de aproveitar todas as oportunidades no grupo D.

20
Mohamed Drager

MOHAMED DRAGER

Data de nascimento: 25/6/1996

Clube: FC Luzern

Posição: Lateral Direito

Apesar de não existirem dúvidas sobre a sua capacidade ofensiva, Drager é, por vezes, acusado de se esquecer das responsabilidades defensivas. É por essa razão que muitos acreditam que devia jogar como ala, e não como lateral. Atualmente no Luzern, por empréstimo do Nottingham Forest, Drager é, ainda assim, importante para a seleção. O Mundial é a uma oportunidade de ouro para provar o seu valor junto dos adeptos tunisinos, mas também à direção do Forest, que o tem emprestado por temporadas consecutivas.

21
Wajdi Kechrida

WAJDI KECHRIDA

Data de Nascimento: 5/11/1995

Clube: Atromitos

Posição: Lateral direito

Foi excluído da CAN por razões desconhecidas, mas regressou à seleção após um ano de ausência. A convocatória para o Mundial foi uma surpresa, tendo em conta a longa ausência, mas no verão trocou a Salernitana pelo Atromitos, precidamente com o intuito de ter tempo de jogar e chegar ao Mundial. Missão cumprida.

22
Bechir Ben Said

BECHIR BEN SAID

Data de nascimento: 29/11/1994

Clube: US Monastierienne

Posição: Guarda-Redes

Titular na CAN 2022, Ben Said foi despromovido a suplente desde as impressionantes exibições de Dahmen na Kirin Cup. A sua inclusão nos 26 não é uma surpresa, mas vê-lo a jogar seria surpreendente. Pela Tunísia soma 10 jogos, e sete deles sem sofrer golos, mas para alguns não é suficientemente convincente pelo seu clube, o que explica o seu menor tempo de jogo.

23
Naim Sliti

NAIM SLITI

Data de nascimento: 27/7/1992

Clube: Al Ettifaq

Posição: Extremo Esquerdo

Sliti é um bom goleador, mas é mais conhecido pelos seus extraordinários dribles. Por vezes os adeptos até o acusam de se agarrar demasiado à bola! As suas estatísticas são impressionantes e é provável que seja titular no 4x3x3 da Tunísia no Mundial.

24
Ali Abdi

ALI ABDI

Data de nascimento: 20/12/1993

Clube: SM Caen

Posição: Lateral Esquerdo

Ali Abdi é a personificação da versatilidade. É por isso que o antigo selecionador, Mondher Kebaier, o decidiu convocar em dezembro de 2021. Desde aí jogou em ambas as laterais, no meio-campo, e até como extremo. Além da sua versatilidade, a sua outra virtude é a capacidade física. Antes do Mundial 2018 bateu os seus colegas nas provas físicas, mas acabou omitido da convocatória.

25
Anis Ben Slimane

ANIS BEN SLIMANE

Data de nascimento: 16/3/2001

Clube: Brondby

Posição: Médio/Médio ofensivo/Extremo Direito

Dribla, passa e pode também rematar. A sua habilidade para marcar golos faz dele um suplente de impacto na Tunísia, tal como no seu clube. Com as ‘Águias de Cartago’ joga maioritariamente em posições atacantes. O Mundial é, possivelmente, o início de uma longa jornada, caso as coisas lhe corram bem.

26
Mouez Hassen

MOUEZ HASSEN

Data de nascimento: 5/3/1995

Clube: Club Africain

Posição: Guarda-Redes

Hassen é um enigma. Depois de começar no Nice e de se formar no Southampton, era esperado que fosse o número 1 para o futuro. Sofreu um ombro deslocado no Mundial 2018, depois de algumas defesas contra a Inglaterra, na fase de grupos, e nunca mais foi o mesmo. Exemplo disso foi o seu erro frente à Argélia, na Taça Árabe 2021, o qual virou muitos adeptos contra ele. Como o selecionador da Tunísia decidiu convocar quatro guarda-.redes, Mouez fecha a lista.

 

Textos de Adala Ahmed, jornalista da Radio Mosaique FM.

 

Maisfutebol
Boavista: a mesma luta 7 ago 2023, 11:00
Croácia: os jogadores 18 nov 2022, 16:13
Sérvia: os jogadores 17 nov 2022, 16:34
Bélgica: os jogadores 17 nov 2022, 15:08
Suíça: os jogadores 16 nov 2022, 13:36
Camarões: os jogadores 15 nov 2022, 15:46
EUA: os jogadores 15 nov 2022, 00:38
Irão: os jogadores 14 nov 2022, 23:24
Uruguai: o guia 11 nov 2022, 18:42
Gana: o guia 11 nov 2022, 15:09
Brasil: o guia 10 nov 2022, 21:39
Qatar: o guia 7 nov 2022, 10:43
Portugal: os jogadores 2 nov 2022, 00:32
Portugal: o guia 1 nov 2022, 23:42
Alemanha: o guia 25 jun 2022, 00:45
Bélgica: o guia 25 jun 2022, 00:00
Dinamarca: o guia 24 jun 2022, 23:55
Irlanda do Norte: o guia 24 jun 2022, 16:02
Áustria: o guia 24 jun 2022, 14:13
França: o guia 24 jun 2022, 00:00
Países Baixos: o guia 23 jun 2022, 23:24
Portugal: o guia 23 jun 2022, 20:41
Inglaterra: o guia 23 jun 2022, 11:38
Suécia: o guia 23 jun 2022, 00:00
Suíça: o guia 23 jun 2022, 00:00
Itália: as jogadoras 22 jun 2022, 20:04
Suíça: as jogadoras 21 jun 2022, 23:28
Bélgica: as jogadoras 21 jun 2022, 23:17
Noruega: as jogadoras 20 jun 2022, 23:35
França: as jogadoras 20 jun 2022, 14:32
Dinamarca: as jogadoras 19 jun 2022, 22:20
Suécia: as jogadoras 17 jun 2022, 00:10
Islândia: as jogadoras 16 jun 2022, 23:17
Finlândia: as jogadoras 16 jun 2022, 15:14
Inglaterra: as jogadoras 16 jun 2022, 01:24
Portugal: as jogadoras 31 mai 2022, 18:34
Polónia: a análise 11 jun 2021, 23:48
França: a análise 11 jun 2021, 13:53
Eslováquia: a análise 11 jun 2021, 00:00
Espanha: a análise 11 jun 2021, 00:00
Escócia: a análise 10 jun 2021, 22:40
Croácia: a análise 10 jun 2021, 22:39
Inglaterra: a análise 10 jun 2021, 22:39
Portugal: a análise 10 jun 2021, 22:01
Suécia: a análise 10 jun 2021, 21:14
Ucrânia: a análise 10 jun 2021, 01:20
Áustria: a análise 10 jun 2021, 01:19
Rússia: a análise 9 jun 2021, 00:11
Finlândia: a análise 9 jun 2021, 00:10
Suíça: a análise 8 jun 2021, 00:11
Turquia: a análise 8 jun 2021, 00:11
Finlândia 7 jun 2021, 00:24
Escócia 7 jun 2021, 00:23
Suíça 7 jun 2021, 00:23
Suécia 7 jun 2021, 00:23
Dinamarca 7 jun 2021, 00:23
Espanha 7 jun 2021, 00:22
Ucrânia 7 jun 2021, 00:22
Itália 7 jun 2021, 00:22
Países Baixos 7 jun 2021, 00:22
Bélgica 7 jun 2021, 00:21
Turquia 7 jun 2021, 00:21
País de Gales 7 jun 2021, 00:20
Macedónia do Norte 7 jun 2021, 00:20
Rep. Checa 7 jun 2021, 00:20
Polónia 7 jun 2021, 00:20
Croácia 7 jun 2021, 00:19
Áustria 7 jun 2021, 00:19
Hungria 7 jun 2021, 00:19
Rússia 7 jun 2021, 00:19
Alemanha 7 jun 2021, 00:18
Eslováquia 7 jun 2021, 00:18
Inglaterra 7 jun 2021, 00:18
França 7 jun 2021, 00:17
Portugal 20 mai 2021, 23:45
100 anos do Sp. Braga 18 jan 2021, 23:51