O antigo treinador de luta greco-romana Vadim Gorbenko, de 73 anos, morreu de ataque cardíaco, depois de transportar a chama olímpica dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi de 2014, anunciou hoje a imprensa russa.

Segundo a agência de notícias russa Ura.ra, no domingo, após carregar a tocha durante 150 metros, na cidade de Kurgan, Gorbenko sentiu-se mal e foi transportado para o hospital, mas os médicos não conseguiram salvá-lo.

O antigo treinador de luta greco-romana «dedicou-se inteiramente ao desporto», sublinhou a administração da cidade de Kurgan num comunicado. Vadim Gorbenko, que foi distinguido pelo estado russo, havia, anteriormente, sobrevivido a dois ataques cardíacos.

O percurso da chama olímpica, na Rússia, sofreu vários incidentes desde o seu início a 7 de outubro, em Moscovo, tendo-se extinguido por diversas vezes. Um membro da equipa russa de bobsled que participou nos Jogos Olímpicos de Turim, em 2006, Piotr Makarchuk, viu o seu uniforme inflamar-se brevemente, no final de novembro, enquanto carregava a tocha olímpica em Abakan, na Sibéria. Também em novembro, a tocha explodiu nas mãos de uma jovem mulher, que sofreu ferimentos leves.