Edinho chegou ao Málaga com o rótulo de contratação mais cara de sempre do clube espanhol, que pagou um milhão de euros ao AEK pelo seu passe . Alguns meses depois, o internacional português faz um balanço e acredita que começa a mostrar o seu valor. Numa conversa com o jornal «As», elogia também Ronaldo, mas também vai dizendo que Duda, seu companheiro no Málaga, não fica nada atrás do melhor do Mundo nos livres...
«Começo a demonstrar por que o clube teve tanto interesse em que viesse. O meu sentimento é de ambição», diz, admitindo motivação adicional pelos golos, incluindo o que marcou pela selecção, frente a Malta.
A seguir, os elogios a Cristiano Ronaldo. «É um grande amigo! Está sempre a brincar e preocupado com os amigos. Uma pessoa fantástica. Quem não o conhece pode pensar outra coisa, mas a atitude que adopta muitas vezes é para se defender. É um tipo fantástico», conta, revelando depois os seus principais companheiros na selecção: «Cristiano, Duda, Simão, Pepe e Bruno Alves. São aqueles com quem passo mais tempo.»
A seguir, o jornalista pergunta quem bate melhor os livres. «O Cristiano é impecável. Mas o Duda não fica atrás. Nos treinos da selecção são um espectáculo», garante.
Edinho cita ainda Jesualdo Ferreira, que o treinou no Sp. Braga, quando lhe perguntam se já tinha visto um treinador mais duro do que o actual, Juan Muniz. «O Serra Ferrer! São treinadores exigentes. Também Jesualdo Ferreira, do F.C. Porto. Mas isso é bom para um jogador.» Quanto aos clubes que mais o marcaram, numa carreira com passagens por Braga, Setúbal, Atenas e Málaga, o avançado escolhe o primeiro e o último.