Uma grande equipa é uma equipa que se sabe manter equilibrada. Nesse sentido, o papel do médio defensivo assume uma especial importância. Sporting e Benfica, rivais que se encontram no próximo sábado, não escapam a essa necessidade de encontrar um ponto de referência. Miguel Veloso e Javi Garcia têm estado em destaque neste início de época, e vão protagonizar um interessante duelo em Alvalade. Dois jogadores que ocupam a mesma zona do terreno, habitualmente, mas que têm características bem distintas.
«O Javi Garcia é mais fixo. O Miguel avança mais no terreno, participa mais na circulação de bola e tem mais técnica», explica Luís Andrade ao Maisfutebol. O antigo jogador de Benfica e Sporting sempre foi conhecido pela sua polivalência, e é precisamente isso que mais admira em Veloso. «Pode ajudar o treinador e a equipa em várias posições», diz.
Andrade diz que a polivalência faz com que Veloso seja mais parecido consigo do que Javi García, mas as semelhanças ficam por aí. «Ele tem mais técnica do que eu. Eu sou melhor na marcação. Ou pelo menos era», diz, a sorrir, o jogador de 36 anos. Veloso é classificado como um «jogador rebelde, no bom sentido», pois «procura sempre a bola». Uma característica que lhe pode trazer dissabores frente ao Benfica. «Se jogar o Aimar, o Miguel pode ter problemas, pois não é forte na marcação», destaca.
Um duelo para 50/50
Andrade fala mais de Veloso, pois é quem conhece melhor, mas não poupa elogios também a Javi Garcia: «Sou sincero, não o conhecia. Mas é claro que, quem aprecia futebol, gosta de o ver jogar. Sabe o que faz dentro de campo. É o pilar dos avançados.»
Com elogios distribuídos por ambos os jogadores, Andrade diz que este duelo individual vai ser equilibrado, «50/50», até porque ambos os jogadores sabem marcar golos. «O Javi é forte nas bolas paradas. O Miguel, ainda no último jogo marcou um golo de livre directo e outro de pé direito, do lado esquerdo», recorda.
É com 50 por cento de hipóteses para cada lado que Andrade perspectiva também o encontro, propriamente dito: «O Sporting joga em casa mas não consigo dizer que seja favorito». Embora tenha jogado no Sporting e no Benfica, Andrade só participou no «derby» com a camisola encarnada, e nunca perdeu. «O Benfica costuma ir ganhar a Alvalade», reforça, recordando as visitas ao reduto do «leão».
Foi já com «toque» de treinador que Andrade falou ao Maisfutebol de Miguel Veloso e Javi Garcia. Com 36 anos, o jogador do Odivelas pretende pendurar as chuteiras no final da época e dedicar-se depois à carreira de treinador. Para já vai praticando com os infantis do Caneças.
Nos próximos dias o Maisfutebol vai apresentar-lhe mais «duelos individuais», na antevisão do «derby» do próximo sábado. Fique atento.